Animals As Leaders: Tosin Abasi é o Futuro da Guitarra?
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 26 de outubro de 2016
A guitarra assim como a maioria dos instrumentos de grande popularidade, vive em contínua metamorfose, não só em seu aspecto físico, com o emprego de novas tecnologias, e novos designs, como em sua sonoridade.
Músicos de vanguarda sempre puxam os limites do instrumento, criando novas técnicas, e explorando diferentes maneiras de extrair o som.
Um exemplo de músico inovador que vem reinventando a maneira de tocar guitarra é Tosin Abasi. O guitarrista é conhecido pela sua incrível capacidade técnica, sendo capaz de realizar slaps super-rápidos nas cordas mais graves, isso mesmo slap na guitarra! E um som extremamente pesado e moderno com suas guitarras de oito cordas.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.
Raízes Nigerianas
Oluwatosin Ayoyinka Olumide Abasi, mais conhecido por Tosin Abasi, nasceu no dia 7 de janeiro de 1983, na cidade de Washington, a capital americana.
Filho de imigrantes nigerianos, seu primeiro nome "Oluwatosin" significa "Deus merece ser servido".
Segundo o próprio Tosin, seus pais adotaram posturas diferentes em relação ao filho querer se tornar um músico, seu pai tinha uma conduta liberal e encorajadora, já sua mãe se mantinha mais conservadora, querendo que o filho procurasse caminhos mais "tradicionais".
Início da Carreira
No início dos anos 2000 Abasi entrou para uma banda chamada Reflux, e durante uma apresentação do grupo, a gravadora Prosthetic Records, percebeu a grande habilidade do guitarrista, e lhe propôs um contrato para um álbum solo, a princípio a proposta foi recusada pelo músico, pois ele não se sentia preparado o suficiente para tal projeto.
Depois do ocorrido Tosin cursou o Instituto Musical de Atlanta (AIMM), e ao se graduar sentindo- se mais confiante e decidido em seu caminho musical, ele contatou a Prosthetic Records, perguntando se eles ainda tinham interesse em seu trabalho.
Obtendo uma resposta positiva pela gravadora, Tosin decidiu começar o seu "projeto" a banda, Animals As Leaders.
Animals As Leaders e o Sucesso
Em 2009 Tosin lançou o primeiro álbum do Animals As Leaders. Ainda em 2009 Abasi excursionou com a banda Born Of Osiris substituindo o guitarrista Matt Pantelis.
O ano de 2011 foi um ano produtivo para o guitarrista, além do lançamento do segundo álbum do Animals As Leaders (Weightless), Tosin criou o projeto T.R.A.M. uma banda que mistura de uma maneira moderna e peculiar Jazz, Rock e música progressiva.
Segundo Abasi, o T.R.A.M. foi criado para que as músicas que não se encaixassem no perfil do Animals As Leaders, pudessem ser gravadas e executadas ao vivo.
Com o sucesso do álbum Weightless, Tosin começou a despontar entre os principais guitarristas da atualidade, aparecendo na capa de diversas revistas especializadas, e chamando a atenção de grandes nomes do instrumento como Steve Vai, por exemplo.
Hoje Tosin Abasi, já conquistou um enorme grupo de seguidores e conseguiu ter uma grande relevância na cena da música instrumental ao redor do globo. Sua reputação vem lhe rendendo grandes frutos, como o de ser um dos guitarristas da turnê Generation Axe ao lado de Steve Vai, Nuno Bittencourt, Zakk Wylde e Yngwie Malmsteen, e o transformou no garoto propaganda de grandes marcas como Ibanez e EMG.
Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A impagável história do cara que apanhou tanto de metaleiros quanto de punks
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Foo Fighters anuncia novo álbum, "Your Favorite Toy"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
O programa com a maior audiência da MTV Brasil de todos os tempos, segundo ex-diretor
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Surra anuncia pausa nas atividades por tempo indeterminado
Bruce Dickinson relança "Tattooed Millionaire" e "Skunkworks" em Dolby Atmos
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"
Marty Friedman revela o maior desafio de voltar a tocar com o Megadeth


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



