Animals As Leaders: Tosin Abasi é o Futuro da Guitarra?
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 26 de outubro de 2016
A guitarra assim como a maioria dos instrumentos de grande popularidade, vive em contínua metamorfose, não só em seu aspecto físico, com o emprego de novas tecnologias, e novos designs, como em sua sonoridade.
Músicos de vanguarda sempre puxam os limites do instrumento, criando novas técnicas, e explorando diferentes maneiras de extrair o som.
Um exemplo de músico inovador que vem reinventando a maneira de tocar guitarra é Tosin Abasi. O guitarrista é conhecido pela sua incrível capacidade técnica, sendo capaz de realizar slaps super-rápidos nas cordas mais graves, isso mesmo slap na guitarra! E um som extremamente pesado e moderno com suas guitarras de oito cordas.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.
Raízes Nigerianas
Oluwatosin Ayoyinka Olumide Abasi, mais conhecido por Tosin Abasi, nasceu no dia 7 de janeiro de 1983, na cidade de Washington, a capital americana.
Filho de imigrantes nigerianos, seu primeiro nome "Oluwatosin" significa "Deus merece ser servido".
Segundo o próprio Tosin, seus pais adotaram posturas diferentes em relação ao filho querer se tornar um músico, seu pai tinha uma conduta liberal e encorajadora, já sua mãe se mantinha mais conservadora, querendo que o filho procurasse caminhos mais "tradicionais".
Início da Carreira
No início dos anos 2000 Abasi entrou para uma banda chamada Reflux, e durante uma apresentação do grupo, a gravadora Prosthetic Records, percebeu a grande habilidade do guitarrista, e lhe propôs um contrato para um álbum solo, a princípio a proposta foi recusada pelo músico, pois ele não se sentia preparado o suficiente para tal projeto.
Depois do ocorrido Tosin cursou o Instituto Musical de Atlanta (AIMM), e ao se graduar sentindo- se mais confiante e decidido em seu caminho musical, ele contatou a Prosthetic Records, perguntando se eles ainda tinham interesse em seu trabalho.
Obtendo uma resposta positiva pela gravadora, Tosin decidiu começar o seu "projeto" a banda, Animals As Leaders.
Animals As Leaders e o Sucesso
Em 2009 Tosin lançou o primeiro álbum do Animals As Leaders. Ainda em 2009 Abasi excursionou com a banda Born Of Osiris substituindo o guitarrista Matt Pantelis.
O ano de 2011 foi um ano produtivo para o guitarrista, além do lançamento do segundo álbum do Animals As Leaders (Weightless), Tosin criou o projeto T.R.A.M. uma banda que mistura de uma maneira moderna e peculiar Jazz, Rock e música progressiva.
Segundo Abasi, o T.R.A.M. foi criado para que as músicas que não se encaixassem no perfil do Animals As Leaders, pudessem ser gravadas e executadas ao vivo.
Com o sucesso do álbum Weightless, Tosin começou a despontar entre os principais guitarristas da atualidade, aparecendo na capa de diversas revistas especializadas, e chamando a atenção de grandes nomes do instrumento como Steve Vai, por exemplo.
Hoje Tosin Abasi, já conquistou um enorme grupo de seguidores e conseguiu ter uma grande relevância na cena da música instrumental ao redor do globo. Sua reputação vem lhe rendendo grandes frutos, como o de ser um dos guitarristas da turnê Generation Axe ao lado de Steve Vai, Nuno Bittencourt, Zakk Wylde e Yngwie Malmsteen, e o transformou no garoto propaganda de grandes marcas como Ibanez e EMG.
Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings
O clássico da Legião que Renato disse ser "primeira com sensibilidade mais gay"
Rob Halford: explicando por que chutou o celular do fã durante o show


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção



