Randy Rhoads: Um dos guitarristas mais marcantes das últimas décadas
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 20 de outubro de 2016
Um dos guitarristas mais marcantes das últimas décadas, que cravou a fundo seu nome na história do instrumento e nos causa grande saudosismo, é o eterno prodígio Randy Rhoads.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas de guitarra, a ferramenta online mais rápida e eficaz, para a sua evolução musical.
O Berço Musical
Nascido no dia seis de dezembro de 1956, em Santa Monica, California. Randall William Rhoads era o mais novo de três irmãos, que tinham a música correndo em suas veias.
Sua mãe Delores era proprietária de uma reconhecida escola de música na região, e todos na família, tinham o interesse musical em comum.
Kelle, o irmão mais velho, cantava e tocava bateria. Kathy, sua irmã, tocava violão, e seu pai, que deixou a família quando Randy tinha apenas 17 meses de vida, era professor de música em escolas públicas.
Juventude e Início da Carreira
Randy começou seu aprendizado musical muito cedo, aos sete anos de idade, tomando aulas de violão clássico na escola de sua mãe. Delores também se encarregou de ensinar o jovem a tocar piano e conhecimentos sobre teoria musical.
Mais tarde Rhoads começou a se interessar pela guitarra elétrica, e passou a tomar aulas com um instrutor chamado Scott Shelly. Depois de um tempo lecionando a Rhoads, Shelby disse a mãe do garoto que ele não poderia mais ensinar seu filho, pois o conhecimento de Randy tinha ultrapassado o seu próprio.
Na década de 1970 Randy juntamente com seu colega de escola Kelly Garni, formaram uma banda de covers chamada Violet Fox. E se acostumaram a tocar em festas juvenis nos arredores de Los Angeles.
A Ascensão com o Quiet Riot
Ao completar 16 anos e se formar no ensino médio, Rhoads começou a lecionar guitarra na escola de sua mãe, e pouco tempo depois ele e Garni fundaram uma banda de música autoral chamada Quiet Riot, com Kevin Dubrow nos vocais, Drew Forsyth na bateria, Garni no baixo e Randy na guitarra.
A banda se tornou muito popular nos Estados Unidos, principalmente na California, chegando a assinar um contrato com a Sony Records e lançando dois discos: Quiet Riot (1977) e Quiet Riot II (1978).
O Momento da Glória
Em 1979 Ozzy Osbourne estava à procura de um guitarrista para a sua banda solo, ele procurava alguém com um estilo único e gostaria de dar uma chance a um novo talento.
Ozzy começou um processo seletivo e chegou a ouvir diversos músicos e em um determinado momento já parecia sem esperanças de achar o guitarrista certo, quando resolveu dar chance a um último músico. Rhoads por sua vez, estava relutante em fazer o teste, mas mesmo assim dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado, ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento. Ao começar a afinar sua guitarra, Ozzy percebeu que havia encontrado um talento único.
Randy entrou para a banda, e gravou os dois primeiros discos de Ozzy, Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981. O jovem superou todas as expectativas tanto de seu patrão, do público, como da crítica especializada, e se tornou um ícone da guitarra por todo o globo.
O Acidente Fatal
Em 19 de março de 1982, Rhoads perderia sua vida em um trágico acidente aéreo, com apenas 25 anos de idade.
A banda de Ozzy estava no estado da Flórida, para tocar no "Rock Super Bowl XIV" juntamente com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO. E por volta das dez da manhã daquele 19 de março, o piloto Andrew Aycock convidou Randy e Rachel Youngblood (maquiadora) para uma volta na aeronave, e em uma desastrada manobra a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus da equipe e colidiu com um pinheiro. O acidente foi fatal, e deixou a mídia e os fãs totalmente chocados.
Virtuosismo e Influência
Apesar da sua pouca idade e dos poucos trabalhos gravados, Randy Rhoads é considerado um dos maiores guitarristas de Rock de todos os tempos. Ele é responsável por influenciar centenas de guitarristas mundo afora até os dias de hoje.
Muitos músicos reconhecem a influência de Rhoads em seu aprendizado, entre eles estão nome como: Yngwie Malmsteen, Dimebag Darrell, Doug Aldrich, Steve Vai, Jake E. Lee, Zakk Wylde, Kirk Hammett, e muitos outros.
Visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a nossa página no facebook para interagir conosco.
Comente: Quais os mais importantes guitarristas da história?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine diz que ex-membros do Megadeth falam mal dele na imprensa
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Nuno Bettencourt (Extreme) presta tributo a Randy Rhoads no dia em que guitarrista faria 69 anos
"Eddie Van Halen era muito melhor que Randy Rhoads", diz ex-W.A.S.P.
Quando Tom Morello elegeu os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


