Ozzy Osbourne: A visão detalhada de "Goodbye To Romance"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 01 de outubro de 2016
Lançado em abril de 1980, "Blizzard of Ozz" foi assim descrito em resenha da Roadie Crew (maio/2007) por Ricardo Campos: "Assombroso. Talvez seja essa a melhor palavra para descrever esse álbum". Historicamente, é válido lembrar que "Blizzard" foi, possivelmente, um dos maiores popularizadores do então "novo metal" que vinha sendo gestado pela NWOBHM (apesar de não se enquadrar no estilo) desde meados da década anterior: rápido, cortante, agressivo. Em meio a tantos lançamentos no período que já foi chamado de "ano definitivo do metal", o registro tinha riffs inspirados ("Crazy Train", "I Don´t Know"), solos antológicos ("Mr. Crowley"), objetos controversos ("Suicide Solution") e até o classicismo instrumental de "Dee"- tudo isso devidamente alinhavado pela base rítmica potente de Bob Daisley e Lee Kerslake e, claro, a substancialidade ímpar de Randy Rhoads.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Porém, por detrás de tudo isso, havia também um suave veneno alimentado pela saída de Ozzy do SABBATH que, para "piorar", lançou o mega clássico "Heaven and Hell" no mesmo ano. Segundo Ggreg Prato: "Muitos davam o BLACK SABBATH como morto no início da década de 80, e com razão: os últimos álbuns da banda não chegavam nem perto de seus primeiros clássicos e vocalista original, OZZY OSBOURNE tinha acabado de se separar da banda. Mas a banda encontrou um substituto digno: o ex–ELF e RAINBOW, RONNIE JAMES DIO. A partir daí , a banda reencontrou seu melhor som e lançou "Heaven and Hell": o que soa, parece renascido e re-energizado por toda parte." Se tentasse emular o som de sua antiga banda, Ozzy poderia se auto caricaturar; se não encontrasse os companheiros certos para o trabalho, poderia ter enterrado precocemente sua carreira. Segundo DAISLEY: "Foi bastante fácil de trabalhar com ele à época: ele estava um pouco para baixo no início, porque tinha acabado de ser demitido do BLACK SABBATH. Estava deprimido e inseguro de si mesmo. Isso ajudou em um espírito colaborativo mútuo."
A resposta emocional de Ozzy, entretanto, não veio na forma de uma tijolada metal; ao contrário, emerge sob a forma de uma das músicas mais sentimentais de sua (futura) carreira. "Esta música é sobre a separação de Ozzy do BLACK SABBATH. Depois de sete álbuns com o grupo, ele deixou o grupo depois de uma discussão feia com o Tony Iommi. Foi um momento emocional para Ozzy, e ele não tinha certeza de que seria bem sucedido em seu próprio país", afirmou Sharon Osbourne, anos depois. "Goodbye to Romance" (cujo título foi retirado de uma frase da música "Bye Bye Love" do EVERLY BROTHERS!), soa como um salmo de despedida, um expurgo necessário naqueles dias:
"Ontem já foi/Amanhã, será que encontrarei o sol/ou choverá?/Todos estão se divertindo/menos eu e sou o único, solitário/Vivo na vergonha/ Eu disse adeus ao romance, yeah/Adeus aos amigos, eu lhe digo/Adeus para todo o passado/Acho que nos encontraremos/Nos encontraremos no fim".
Em tom autoconfessional, Ozzy não se exime das sandices que o levaram à saída da banda (tampouco o impediriam de continuá-las praticando ao longo dos anos); mas também não esconde que no universo do rock n´roll setentista, era mais um dentro do contexto:
"Eu fui o rei, eu fui o bobo da corte/Asas quebradas não podem me deter/Estou novamente livre/O bobo da corte com uma coroa quebrada/Não será eu desta vez para amar em vão".
Ao final, um OZZY resignado atesta o fim em um tom que não deixa de conter uma pequena dose de ironia introjetado nas entrelinhas:
"E eu sinto que a hora é essa/Embora eu saiba que você poderia me dizer/O que você vai fazer/O que você vai fazer/Pois eu tenho que aceitar essa mudança. Adeus para os amigos e ao romance de verdade/E para todos vocês"
Entremeada por um solo matador de Rhoads, a música foi escolhida como single pela Jet Records, estourou e, segundo Richard Giliam, "ainda permanece como uma das maiores canções do gênero e está entre as melhores e mais emocionantes, performances de Ozzy Osbourne".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros


Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Nuno Bettencourt (Extreme) presta tributo a Randy Rhoads no dia em que guitarrista faria 69 anos
Morte de Ozzy Osbourne foi uma das mais procuradas pelos brasileiros no Google
Aeroporto de Birmingham recusa ideia de adotar o nome de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


