ABBA e Heavy Metal: A tênue linha que nos separa dos outros gêneros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Weber Porfírio, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Criou-se no senso comum do headbanger brasileiro a ideia de que o rock e o metal são estilos de música não mainstream, que não se misturam ou podem sofrer influências de outros gêneros (pop, country, reggae e etc), que tratam-se de estilos puros, originais e sem frescuras (não sei onde), uma verdadeira perseguição ao que convencionamos chamar de “metal ou rock de verdade”.

691 acessosUli Kusch: apresentando novo projeto do qual faz parte5000 acessosPaul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?

Pois bem: todo sabemos que o negócio não é bem assim. O rock ou heavy metal (considerando algumas exceções) é tão “mainstream” quanto qualquer outro estilo de música, basta olhar as vendagens, números oficiais de público e renda dos chamados “monstros do rock” - isso sem contar todo aparato comercial que os cercam. Sobre a influência de outros estilos, e mesmo apesar de muitos torcerem o nariz, isso já é algo consolidado, até porque acredito que só aqui no Brasil que o público rock /metal acha que esses músicos são “heavy metal total”, que cresceram ouvindo exclusivamente metal ou que estão envelhecendo escutando heavy metal 24 horas por dia.

A intenção desta postagem é exatamente proporcionar uma reflexão sobre a linha tênue que teoricamente nos separa de outros gêneros, em específico a música pop. No intuito de poder contribuir para o debate, podemos mencionar a importância e influência do ABBA entre alguns músicos/bandas de heavy metal.

Formado por Benny Andersson, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog em 1972, o grupo sueco ABBA foi um dos nomes mais expressivos e representativos da indústria da música no século XX. Seus arranjos elaborados, vocais harmonizados e melodias cativantes proporcionaram à banda uma midiatização até então nunca antes alcançada por um artista europeu, servindo para pavimentar o caminho de tantos outros grupos suecos nas décadas de 1980 e 1990 (ROXETTE, ACE OF BASE, entre outros).

É fato que o ABBA teve grande influência no mundo do rock/metal pelo mundo, sobretudo nos países europeus. Várias bandas já fizeram versões de suas músicas, entre quais podemos destacar nomes como HELLOWEEN, YNGWIE MALMSTEEN, METALIUM, AVANTASIA, e etc.

Os alemães do HELLOWEEN prestaram seu tributo aos suecos regravando "Lay All Your Love on Me" , presente em seu álbum de covers Metal Jukebox, lançado em 1999.

Já o mega virtuoso guitarrista sueco Yngwie Malmsteen gravou “Gimme! Gimme! Gimme!” (com os vocais de Mark Boals), faixa que pode ser conferida na coletânea Anthology 1994-1999.

A banda de power metal Metallium participou do álbum A Tribute to ABBA (que ainda conta com Sinergy, At Vance, Morgana Lefay, entre outros) com a faixa "Thank You for the Music”, em 2001.

Também em 2001, os suecos do Therion causaram grande surpresa ao entregar sua versão para “Summer Night City" (faixa bônus do álbum Secrets of the Runes). Afinal de contas, como soaria uma música influenciada pela disco music tocada por uma banda do chamado metal sinfônico?

Por fim, Tobias Sammet e seu Avantasia regravaram “Lay All Your Love on Me" e lançaram a versão no EP Lost in Space (Part I), de 2007.

E você? O que achou? Horrível? Inadmissível? Blasfêmia? Ou simplesmente sujeitos que entendem a música enquanto arte/entretenimento e não se limitam em explorar suas musicalidades e influências diversas?

Bom, tirem suas conclusões!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 27 de setembro de 2016

HelloweenHelloween
Para Roland Grapow, foi difícil substituir Kai Hansen

691 acessosUli Kusch: apresentando novo projeto do qual faz parte469 acessosChris Jericho: nome artístico foi inspirado no Helloween1382 acessosMasterplan: Grapow se queixa do Helloween não tocar suas músicas1178 acessosHelloween: tocar com eles "foi um sonho de infância", diz Grapow1360 acessosHelloween: o dia em que Deris foi confundido com Henning Basse0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Helloween"

HelloweenHelloween
"Future World" em mashup com os três vocalistas

Collectors RoomCollectors Room
O acervo do fundador do fã-clube do Gamma Ray

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1987

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Helloween"0 acessosTodas as matérias sobre "Yngwie Malmsteen"0 acessosTodas as matérias sobre "Metalium"0 acessosTodas as matérias sobre "Avantasia"0 acessosTodas as matérias sobre "Therion"

Paul Di AnnoPaul Di Anno
Qual a opinião dele sobre Bruce Dickinson?

Ninguém é perfeitoNinguém é perfeito
Os filhos "bastardos" de pais famosos

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá sua receita para curar ressaca

5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita5000 acessosQueen: as 10 melhores músicas da banda segundo a UCR5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosÁlbuns Conceituais: Loudwire elege o Top 10 do Metal5000 acessosCuzões em shows: como músicos devem lidar com essa raça maldita5000 acessosDave Mustaine: "Big 4" não significa Metallica e outras 3 bandas

Sobre Weber Porfírio

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online