Matérias Mais Lidas

Raimundos: Roqueiro reaça é o c***lho, sou roqueiro raiz, Ramones raiz, afirma DigãoRaimundos
"Roqueiro reaça é o c***lho, sou roqueiro raiz, Ramones raiz", afirma Digão

Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirãoHeavy metal
Cinco grandes formações que nunca mais se reunirão

Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da bandaIron Maiden
As 5 músicas mais fracas da carreira da banda

Grunge: Os 10 melhores álbuns do estilo em todos os tempos, pela Far Out MagazineGrunge
Os 10 melhores álbuns do estilo em todos os tempos, pela Far Out Magazine

Iron Maiden: quantas unidades a cerveja Trooper já vendeu em 8 anos de mercadoIron Maiden
Quantas unidades a cerveja Trooper já vendeu em 8 anos de mercado

Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no BrasilJimmy Page
Quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil

Black Sabbath: queriam uma banda de bar para abrir os shows e veio o Van HalenBlack Sabbath
Queriam uma banda de bar para abrir os shows e veio o Van Halen

Kiara Rocks: eles pagaram para tocar no Rock in Rio em 2013? Kadu Pelegrini respondeKiara Rocks
Eles pagaram para tocar no Rock in Rio em 2013? Kadu Pelegrini responde

Kiss: Gene Simmons relembra o primeiro encontro com o desdentado Angus YoungKiss
Gene Simmons relembra o primeiro encontro com o desdentado Angus Young

Kerrang!: Todos os mascotes do metal, ranqueados do pior ao melhorKerrang!
Todos os mascotes do metal, ranqueados do pior ao melhor

Lista: 20 bandas de rock e heavy metal que foram formadas na AlemanhaLista
20 bandas de rock e heavy metal que foram formadas na Alemanha

Sarcófago: Queríamos ter o visual mais profano e ameaçador possívelSarcófago
"Queríamos ter o visual mais profano e ameaçador possível"

Edu Falaschi: Vera Cruz disponível em todas as plataformas digitaisEdu Falaschi
"Vera Cruz" disponível em todas as plataformas digitais

Zakk Wylde: como o Guns N' Roses influenciou na criação do Black Label SocietyZakk Wylde
Como o Guns N' Roses influenciou na criação do Black Label Society

Guns N' Roses: em vídeo legendado, Slash explica por que deixou a bandaGuns N' Roses
Em vídeo legendado, Slash explica por que deixou a banda


Stamp
Pentral

Occult Rock 2: mais 10 ótimas bandas para conhecer além do Ghost

Por Junior Frascá
Em 10/09/14

Na primeira parte desta matéria, que pode ser conferida no link abaixo, tratei um pouco da ascensão do occult rock na atualidade, graças, em especial, ao grande sucesso atingido pelo GHOST, que ultrapassou os limites do underground, e se consolidou como uma das grandes bandas do rock contemporâneo. Naquela oportunidade, indiquei dez novas bandas que também mantinham acesa a chama do estilo, com muita competência, e que fazem dessa a melhor safra do occult rock desde o seu surgimento.

Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecerOccult Rock
Dez novas ótimas bandas para você conhecer

Contudo, a quantidade de novas bandas que surgiram e vem surgindo seguindo este caminho musical é enorme, e por isso resolvi fazer uma segunda parte daquela matéria, para indicar a você, meu caro amigo leitor, mais 10 ótimas bandas que merecem ser conhecidas.

Mas novamente que fique claro: a lista a seguir não tem por finalidade elencar exaustivamente as bandas do estilo, ou mesmo eleger as melhores, mas apenas citar algumas boas bandas, que mesmo sem tanto alarde por parte da mídia, fazem um som de muita qualidade.

Confiram e, se conhecerem outras que merecem menção, indiquem nos comentários.

1 – Pallbearer

Com um som gélido e mórbido, os americanos do PALLBEARER são uma das bandas mais geniais desta nova safra. Com um som calcado em especial no doom metal, mas trazendo uma diversidade enorme de outras influências, o quarteto vem chamando a atenção desde o lançamento de seu debut, "Sorrow and Extinction", de 2012. O novo álbum dos caras, "Foundations of Burden", que acaba de ser lançado, foi eleito o melhor disco de agosto pelo conceituado site Heavy Metal About, e vem sendo citado por grandes publicações especializadas como um dos melhores discos de 2014, merecidamente, diga-se!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pallbearerdoom

2 – The Oath

Duo formado pela vocalista Johanna Sadonis e pela guitarrista Linnéa Olsson e, 2012, o THE OATH lançou apenas um álbum, autointitulado, no início de 2014, e infelizmente já anunciou o fim de suas atividades. Mas o trabalho em questão é tão bom, que não havia como deixar a banda de fora dessa lista. Perturbador e cheio de referências dos primórdios da música pesada, o som das garotas tem todos os predicados para se tornar referência no Occult Rock moderno. Ouça no volume máximo!

Conheça mais sobre a banda em: [
https://www.facebook.com/THEOATHOFFICIAL

3 – Castle

Banda americana em atividade desde 2009, o CASTLE chama a atenção em especial por conseguir criar uma sonoridade melancólica e suja, mas ao mesmo tempo que cativa o ouvinte com muita facilidade. O destaque fica para a vocalista Elizabeth Blackwell, com um timbre totalmente diferente, que interpreta cada uma das faixas da banda como se fosse a última vez que estivesse cantando em sua vida. A banda já possui três discos gravados, sendo "Blacklands", de 2012, o melhor até o momento.

Conheçam mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/CastleSF

4 – Ancient VVisdom

Com um som cheio de elementos acústicos, e alguns instrumentos inusitados, os americanos do ANCIENT VVISDOM criaram uma sonoridade bem peculiar, introspectiva e brutal, mesmo sem o peso característico do metal. O segundo álbum dos caras, "Deathlike", que saiu em 2013, é de uma audição que leva o ouvinte a experimentar as mais obscuras sensações, e atingir o lado mais profundo de sua alma.

Conheça mais sobre a banda em:
http://www.ancientvvisdom.com/

5 – Below

Banda sueca que lançou em 2014 seu primeiro álbum, "Across the Dark River", o BELOW tem uma sonoridade que remete a nomes como CANDLEMASS e KING DIAMOND, mas possui o lado ocultista mais ressaltado, e um clima épico que a diferencia da grande maioria das bandas que se aventuraram pelo estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça mais sobre a banda:
https://www.facebook.com/belowmetal

6 – Witchcraft

Mais um representante da cena sueca, o WITCHCRAFT talvez seja a banda desta lista que está na estrada há mais tempo (desde 2010), e com mais discos lançados (4). Mas a verdade é que os caras só conseguiram um maior destaque na mídia após o lançamento do aclamado "Legend", de 2012., um trabalho forte e cativante, repleto de influências setentistas, e alguns momentos mais psicodélicos que fazem toda a diferença. Grande banda!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/witchcraft/info

7 – Uncle Acid and the Deadbeats

Como o próprio nome da banda sugere, o som do quarteto britânico UNCLE ACID AND THE DEAD BEATS é ácido, cheio de psicodelia e referências do passado, com um instrumental cru e sujo, e linhas vocais agonizantes que tornam suas faixas ainda mais psicóticas e hipnotizantes. A temática lírica dos caras também aborda o ocultismo, e filmes de terror, em especial os da década de 70. O último álbum, "Mind Control", foi eleito por vários veículos especializados como um dos melhores do estilo em 2013.

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/uncleacid

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8 – Kadavar

Power trio alemão formado pelos barbudos Lupus Lindemann, Simon Bouteloup e Tiger, o KADAVAR é uma das maiores revelações do hard rock retro dos últimos anos. Com influências de bandas como SLEEP, SAINT VITUS, PENTAGRAM e ELECTRIC WIZARD, os caras vêm conquistando uma legião de fãs em todos os cantos do planeta, com ótimos discos, e performances ao vivo avassaladoras, como ficou claro na tour do novo álbum, "Abra Kadavar", que este ano ganhou uma versão deluxe, contendo como bônus um disco ao vivo, com a apresentação da banda na Antuérpia. Imperdível!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/KadavarOfficial/timeline

9 – Blue Pills

Após chamar a atenção no underground com o EP "Devil Man", de 2011, o quarteto BLUE PILLS, formado por músicos americanos, suecos e franceses, acaba de lançar seu primeiro disco completo, autointitulado, via Nuclear Blast, e despontando como uma das grandes promessas da música pesada. Com um som cheio de influências de blues e hard rock setentista, e com temática obscura, a banda brinda o ouvinte com ótimos riffs, cozinha direta e consistente, e as ótimas linhas vocais da sueca Elin Larsson, um das grandes revelações dos últimos anos.


Conheça mais sobre a banda em:
http://www.bluespills.com/index.php/en/

10 – Necronomicon

Assim como na primeira parte desta matéria, não poderia faltar uma banda brasileira na lista. E o power trio NECRONOMICON vem direto de Maceió, com uma sonoridade totalmente obscura, psicodélica, e cheia de influências setentistas, de bandas como COVEN, BLUE CHEER e PENTAGRAM. O álbum "The Queen of Dead" é um verdadeiro deleite para os fãs do estilo!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pages/Necronomicon/152830624746008?sk=info

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Arte Musical
Firewing
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Suécia: 25 grandes bandas de metal que surgiram no país escandinavoSuécia
25 grandes bandas de metal que surgiram no país escandinavo

Metallica: e se a banda tivesse feito Cirice, do Ghost?Metallica
E se a banda tivesse feito "Cirice", do Ghost?

Loudwire: 50 grandes bandas que lançaram o primeiro disco a partir do ano 2000Loudwire
50 grandes bandas que lançaram o primeiro disco a partir do ano 2000

Ghost: Square Hammer foi criada para ser a 2 Minutes To Midnight da bandaGhost
"Square Hammer" foi criada para ser a "2 Minutes To Midnight" da banda

Ghost: lançado vídeo clipe para Life Eternal com imagens do último show da bandaGhost
Lançado vídeo clipe para "Life Eternal" com imagens do último show da banda


Ghost: a banda é um projeto solo meu, assume Tobias ForgeGhost
A banda é um projeto solo meu, assume Tobias Forge

Ghost: uma jogada de marketing sensacionalGhost
Uma jogada de marketing sensacional

Ghost: hambúrguer temático enfurece católicos de ChicagoGhost
Hambúrguer temático enfurece católicos de Chicago


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.