Occult Rock 2: mais 10 ótimas bandas para conhecer além do Ghost

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

Na primeira parte desta matéria, que pode ser conferida no link abaixo, tratei um pouco da ascensão do occult rock na atualidade, graças, em especial, ao grande sucesso atingido pelo GHOST, que ultrapassou os limites do underground, e se consolidou como uma das grandes bandas do rock contemporâneo. Naquela oportunidade, indiquei dez novas bandas que também mantinham acesa a chama do estilo, com muita competência, e que fazem dessa a melhor safra do occult rock desde o seu surgimento.

Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecerOccult Rock
Dez novas ótimas bandas para você conhecer

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contudo, a quantidade de novas bandas que surgiram e vem surgindo seguindo este caminho musical é enorme, e por isso resolvi fazer uma segunda parte daquela matéria, para indicar a você, meu caro amigo leitor, mais 10 ótimas bandas que merecem ser conhecidas.

Mas novamente que fique claro: a lista a seguir não tem por finalidade elencar exaustivamente as bandas do estilo, ou mesmo eleger as melhores, mas apenas citar algumas boas bandas, que mesmo sem tanto alarde por parte da mídia, fazem um som de muita qualidade.

Confiram e, se conhecerem outras que merecem menção, indiquem nos comentários.

1 – Pallbearer

Com um som gélido e mórbido, os americanos do PALLBEARER são uma das bandas mais geniais desta nova safra. Com um som calcado em especial no doom metal, mas trazendo uma diversidade enorme de outras influências, o quarteto vem chamando a atenção desde o lançamento de seu debut, "Sorrow and Extinction", de 2012. O novo álbum dos caras, "Foundations of Burden", que acaba de ser lançado, foi eleito o melhor disco de agosto pelo conceituado site Heavy Metal About, e vem sendo citado por grandes publicações especializadas como um dos melhores discos de 2014, merecidamente, diga-se!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pallbearerdoom

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2 – The Oath

Duo formado pela vocalista Johanna Sadonis e pela guitarrista Linnéa Olsson e, 2012, o THE OATH lançou apenas um álbum, autointitulado, no início de 2014, e infelizmente já anunciou o fim de suas atividades. Mas o trabalho em questão é tão bom, que não havia como deixar a banda de fora dessa lista. Perturbador e cheio de referências dos primórdios da música pesada, o som das garotas tem todos os predicados para se tornar referência no Occult Rock moderno. Ouça no volume máximo!

Conheça mais sobre a banda em: [
https://www.facebook.com/THEOATHOFFICIAL

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3 – Castle

Banda americana em atividade desde 2009, o CASTLE chama a atenção em especial por conseguir criar uma sonoridade melancólica e suja, mas ao mesmo tempo que cativa o ouvinte com muita facilidade. O destaque fica para a vocalista Elizabeth Blackwell, com um timbre totalmente diferente, que interpreta cada uma das faixas da banda como se fosse a última vez que estivesse cantando em sua vida. A banda já possui três discos gravados, sendo "Blacklands", de 2012, o melhor até o momento.

Conheçam mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/CastleSF

4 – Ancient VVisdom

Com um som cheio de elementos acústicos, e alguns instrumentos inusitados, os americanos do ANCIENT VVISDOM criaram uma sonoridade bem peculiar, introspectiva e brutal, mesmo sem o peso característico do metal. O segundo álbum dos caras, "Deathlike", que saiu em 2013, é de uma audição que leva o ouvinte a experimentar as mais obscuras sensações, e atingir o lado mais profundo de sua alma.

Conheça mais sobre a banda em:
http://www.ancientvvisdom.com/

5 – Below

Banda sueca que lançou em 2014 seu primeiro álbum, "Across the Dark River", o BELOW tem uma sonoridade que remete a nomes como CANDLEMASS e KING DIAMOND, mas possui o lado ocultista mais ressaltado, e um clima épico que a diferencia da grande maioria das bandas que se aventuraram pelo estilo.

Conheça mais sobre a banda:
https://www.facebook.com/belowmetal

6 – Witchcraft

Mais um representante da cena sueca, o WITCHCRAFT talvez seja a banda desta lista que está na estrada há mais tempo (desde 2010), e com mais discos lançados (4). Mas a verdade é que os caras só conseguiram um maior destaque na mídia após o lançamento do aclamado "Legend", de 2012., um trabalho forte e cativante, repleto de influências setentistas, e alguns momentos mais psicodélicos que fazem toda a diferença. Grande banda!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/witchcraft/info

7 – Uncle Acid and the Deadbeats

Como o próprio nome da banda sugere, o som do quarteto britânico UNCLE ACID AND THE DEAD BEATS é ácido, cheio de psicodelia e referências do passado, com um instrumental cru e sujo, e linhas vocais agonizantes que tornam suas faixas ainda mais psicóticas e hipnotizantes. A temática lírica dos caras também aborda o ocultismo, e filmes de terror, em especial os da década de 70. O último álbum, "Mind Control", foi eleito por vários veículos especializados como um dos melhores do estilo em 2013.

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/uncleacid

8 – Kadavar

Power trio alemão formado pelos barbudos Lupus Lindemann, Simon Bouteloup e Tiger, o KADAVAR é uma das maiores revelações do hard rock retro dos últimos anos. Com influências de bandas como SLEEP, SAINT VITUS, PENTAGRAM e ELECTRIC WIZARD, os caras vêm conquistando uma legião de fãs em todos os cantos do planeta, com ótimos discos, e performances ao vivo avassaladoras, como ficou claro na tour do novo álbum, "Abra Kadavar", que este ano ganhou uma versão deluxe, contendo como bônus um disco ao vivo, com a apresentação da banda na Antuérpia. Imperdível!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/KadavarOfficial/timeline

9 – Blue Pills

Após chamar a atenção no underground com o EP "Devil Man", de 2011, o quarteto BLUE PILLS, formado por músicos americanos, suecos e franceses, acaba de lançar seu primeiro disco completo, autointitulado, via Nuclear Blast, e despontando como uma das grandes promessas da música pesada. Com um som cheio de influências de blues e hard rock setentista, e com temática obscura, a banda brinda o ouvinte com ótimos riffs, cozinha direta e consistente, e as ótimas linhas vocais da sueca Elin Larsson, um das grandes revelações dos últimos anos.

Conheça mais sobre a banda em:
http://www.bluespills.com/index.php/en/

10 – Necronomicon

Assim como na primeira parte desta matéria, não poderia faltar uma banda brasileira na lista. E o power trio NECRONOMICON vem direto de Maceió, com uma sonoridade totalmente obscura, psicodélica, e cheia de influências setentistas, de bandas como COVEN, BLUE CHEER e PENTAGRAM. O álbum "The Queen of Dead" é um verdadeiro deleite para os fãs do estilo!

Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pages/Necronomicon/152830624746008?...




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraPlanet Rock
As músicas com os melhores solos de guitarra

Sílvio Santos: The Number Of The Beast em ritmo de festaSílvio Santos
"The Number Of The Beast" em ritmo de festa


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt