Occult Rock 2: mais 10 ótimas bandas para conhecer além do Ghost
Por Junior Frascá
Postado em 10 de setembro de 2014
Na primeira parte desta matéria, que pode ser conferida no link abaixo, tratei um pouco da ascensão do occult rock na atualidade, graças, em especial, ao grande sucesso atingido pelo GHOST, que ultrapassou os limites do underground, e se consolidou como uma das grandes bandas do rock contemporâneo. Naquela oportunidade, indiquei dez novas bandas que também mantinham acesa a chama do estilo, com muita competência, e que fazem dessa a melhor safra do occult rock desde o seu surgimento.
Contudo, a quantidade de novas bandas que surgiram e vem surgindo seguindo este caminho musical é enorme, e por isso resolvi fazer uma segunda parte daquela matéria, para indicar a você, meu caro amigo leitor, mais 10 ótimas bandas que merecem ser conhecidas.
Mas novamente que fique claro: a lista a seguir não tem por finalidade elencar exaustivamente as bandas do estilo, ou mesmo eleger as melhores, mas apenas citar algumas boas bandas, que mesmo sem tanto alarde por parte da mídia, fazem um som de muita qualidade.
Confiram e, se conhecerem outras que merecem menção, indiquem nos comentários.
1 – Pallbearer
Com um som gélido e mórbido, os americanos do PALLBEARER são uma das bandas mais geniais desta nova safra. Com um som calcado em especial no doom metal, mas trazendo uma diversidade enorme de outras influências, o quarteto vem chamando a atenção desde o lançamento de seu debut, "Sorrow and Extinction", de 2012. O novo álbum dos caras, "Foundations of Burden", que acaba de ser lançado, foi eleito o melhor disco de agosto pelo conceituado site Heavy Metal About, e vem sendo citado por grandes publicações especializadas como um dos melhores discos de 2014, merecidamente, diga-se!
Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pallbearerdoom
2 – The Oath
Duo formado pela vocalista Johanna Sadonis e pela guitarrista Linnéa Olsson e, 2012, o THE OATH lançou apenas um álbum, autointitulado, no início de 2014, e infelizmente já anunciou o fim de suas atividades. Mas o trabalho em questão é tão bom, que não havia como deixar a banda de fora dessa lista. Perturbador e cheio de referências dos primórdios da música pesada, o som das garotas tem todos os predicados para se tornar referência no Occult Rock moderno. Ouça no volume máximo!
Conheça mais sobre a banda em: [
https://www.facebook.com/THEOATHOFFICIAL
3 – Castle
Banda americana em atividade desde 2009, o CASTLE chama a atenção em especial por conseguir criar uma sonoridade melancólica e suja, mas ao mesmo tempo que cativa o ouvinte com muita facilidade. O destaque fica para a vocalista Elizabeth Blackwell, com um timbre totalmente diferente, que interpreta cada uma das faixas da banda como se fosse a última vez que estivesse cantando em sua vida. A banda já possui três discos gravados, sendo "Blacklands", de 2012, o melhor até o momento.
Conheçam mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/CastleSF
4 – Ancient VVisdom
Com um som cheio de elementos acústicos, e alguns instrumentos inusitados, os americanos do ANCIENT VVISDOM criaram uma sonoridade bem peculiar, introspectiva e brutal, mesmo sem o peso característico do metal. O segundo álbum dos caras, "Deathlike", que saiu em 2013, é de uma audição que leva o ouvinte a experimentar as mais obscuras sensações, e atingir o lado mais profundo de sua alma.
Conheça mais sobre a banda em:
http://www.ancientvvisdom.com/
5 – Below
Banda sueca que lançou em 2014 seu primeiro álbum, "Across the Dark River", o BELOW tem uma sonoridade que remete a nomes como CANDLEMASS e KING DIAMOND, mas possui o lado ocultista mais ressaltado, e um clima épico que a diferencia da grande maioria das bandas que se aventuraram pelo estilo.
Conheça mais sobre a banda:
https://www.facebook.com/belowmetal
6 – Witchcraft
Mais um representante da cena sueca, o WITCHCRAFT talvez seja a banda desta lista que está na estrada há mais tempo (desde 2010), e com mais discos lançados (4). Mas a verdade é que os caras só conseguiram um maior destaque na mídia após o lançamento do aclamado "Legend", de 2012., um trabalho forte e cativante, repleto de influências setentistas, e alguns momentos mais psicodélicos que fazem toda a diferença. Grande banda!
Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/witchcraft/info
7 – Uncle Acid and the Deadbeats
Como o próprio nome da banda sugere, o som do quarteto britânico UNCLE ACID AND THE DEAD BEATS é ácido, cheio de psicodelia e referências do passado, com um instrumental cru e sujo, e linhas vocais agonizantes que tornam suas faixas ainda mais psicóticas e hipnotizantes. A temática lírica dos caras também aborda o ocultismo, e filmes de terror, em especial os da década de 70. O último álbum, "Mind Control", foi eleito por vários veículos especializados como um dos melhores do estilo em 2013.
Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/uncleacid
8 – Kadavar
Power trio alemão formado pelos barbudos Lupus Lindemann, Simon Bouteloup e Tiger, o KADAVAR é uma das maiores revelações do hard rock retro dos últimos anos. Com influências de bandas como SLEEP, SAINT VITUS, PENTAGRAM e ELECTRIC WIZARD, os caras vêm conquistando uma legião de fãs em todos os cantos do planeta, com ótimos discos, e performances ao vivo avassaladoras, como ficou claro na tour do novo álbum, "Abra Kadavar", que este ano ganhou uma versão deluxe, contendo como bônus um disco ao vivo, com a apresentação da banda na Antuérpia. Imperdível!
Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/KadavarOfficial/timeline
9 – Blue Pills
Após chamar a atenção no underground com o EP "Devil Man", de 2011, o quarteto BLUE PILLS, formado por músicos americanos, suecos e franceses, acaba de lançar seu primeiro disco completo, autointitulado, via Nuclear Blast, e despontando como uma das grandes promessas da música pesada. Com um som cheio de influências de blues e hard rock setentista, e com temática obscura, a banda brinda o ouvinte com ótimos riffs, cozinha direta e consistente, e as ótimas linhas vocais da sueca Elin Larsson, um das grandes revelações dos últimos anos.
Conheça mais sobre a banda em:
http://www.bluespills.com/index.php/en/
10 – Necronomicon
Assim como na primeira parte desta matéria, não poderia faltar uma banda brasileira na lista. E o power trio NECRONOMICON vem direto de Maceió, com uma sonoridade totalmente obscura, psicodélica, e cheia de influências setentistas, de bandas como COVEN, BLUE CHEER e PENTAGRAM. O álbum "The Queen of Dead" é um verdadeiro deleite para os fãs do estilo!
Conheça mais sobre a banda em:
https://www.facebook.com/pages/Necronomicon/152830624746008?sk=info
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show

Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecer
Os 50 melhores álbuns de 2025 de acordo com a revista Kerrang!
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Revista Revolver destaca Deftones, Sleep Token e outros nomes em sua edição especial de 2025
A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


