Dark Glam: "pense no Mötley Crüe misturado com Vampiros".
Por Willba Dissidente
Fonte: Leather Rebel Blog
Postado em 21 de maio de 2013
Desde os anos 50, quando CHUCK BERRY escandalizou o mundo com a invenção do rock'n'roll, esse estilo de música pesada foi sendo dividido em diversos segmentos. Num primeiro momento abrangentes, os sub-gêneros da rock se tornaram, em especial após os anos 80, cada vez mais específicos. Na tentativa de representar e elencar um pequeno universo singular de bandas, o blog Leather Rebel (http://leatherrebelblog.com/), em post de fevereiro de 2013, nos apresenta o improvável gênero do Dark Glam.
O Dark Glam é descrito como "bandas que misturam o look de cabelos repicados, couro, botas de cowboy e androginia com estilos sombrios e mórbidos". Tal qual acontece com o White Metal (que engloba do Hard Rock ao Death metal), o Dark Glam, além do visual carregado e soturno, tem nas letras um diferencial: temas agressivos e obscuros, fazendo referência ao ocultimo. A soniridade Dark glam vai desde o Hard Rock Sleaze ao Thrash Metal. O blog Leather Rebel listou as 10 bandas que mais representam o Dark Glam, a qual acrescentamos um vídeo de referência. Alguns desses grupos, você já conhece como de outros estilos, porém o Leather Rebel acredita que eles foram influêntes para a consolidação do gênero como um todo.
Pronto para visitar o meandros sombrios do metal dos anos 80? Lembramos que a lista foi alterada para ficar em ordem alfabética.
01 - FATAL ATTRACTION
Durando de 1988 a 1992, a banda abusava de sacrifícios e bebeção de sangue em seu heavy tradicional. Auto-proclamados como os vampiros de Hollywood, o blog Leather Rebel acha que a melhor maneira de descrevê-los é pensar no MÖTLEY CRÜE, do disco "Too Fast For Love", misturados com vampiros.
O único registro de estúdio do FATAL ATTRACION só foi lançado oficialmente em 2012, duas décadas após os vampiros do glam debandarem da cena.
02 - HALLOWEEN
Originalmente chamada de BITCH e natural de Detroit (USA), essa foi uma banda Dark Glam que quase alcançou o mainstream. Além do visual e temas macabros, seus cenários de palco incluem portões e lápides de cemitério.
Desde 1985 lançando discos de maneira irregular, o HALLOWEEN segue na ativa.
03 - KERY DOOL
Formada em 1981, e tendo ficado restrita à cena underground, o KERY DOLL se proclamava "o show de horores do Rock'n'Roll". De acordo com o Leather Rebel, o principal problema da banda era qualidade do vocalista.
Os californianos lançaram um EP, "To Death Do Us Part", em 1984 e em 2008 saiu nas lojas uma copilação com as gravações da banda.
04 - KRANK
Uma das bandas mais pesadas do Dark Glam, o estadunidenses do KRANK chegam a fletar com o Thrash Metal nas composições de seu disco de 1986. O visual de um TWISTED SISTER das trevas, obviamente, não emplacou com os fãs de EXODUS, METALLICA e ANTHRAX, levando ao fim prematuro do KRANK.
Após acabar oficialmente em 1987 (após 05 anos de atividade), o KRANK voltou em 1995 e lançou dois discos nos anos 2000, se mantendo em atividade.
05 . MÖTLEY CRÜE
Famosa banda do circuíto de Hard Rock mundial, o quarteto de Los Angeles, teve seus dois primeiros discos, "Too Fast For Love" e "Shout at The Devil", carregados de pentagramas e outras referências inegavéis ao ocultismo, os garantindo espaço nesta lista.
Depois do terceiro lançamento, "Theatre Of Pain", o MÖTLEY CRÜE abandonou quase que completamente a temática lírica e visual do Dark Glam.
06 - RANKELSON
Um legítimo representante da New Wave Of Britsh Heavy Metal, os ingleses do RANKELSON tinham visual parecido com o MÖTLEY CRÜE e a mesma predileção por temas satânicos e pós-apocalipticos.
O grupo lançou dois discos antes de encerrar as atividades, ainda nos anos oitenta. Apenas o baixista Kim Hooker ganhou notoriedade por participar posteriormente do TIGERTAILZ.
07 - X-JAPAN
Os registros de formação desta icônica banda japonesa datam de 1982, sendo atribuido a eles a criação do "Visual Kei"; que pode ser entendido, num sentido amplo, ao equivalente nipônico ao Hair Metal ocidental. Após uma infinidade de demos, o primeiro disco oficial do grupo saiu em 1988, sendo que o X-JAPAN continou com o visual e a temática Dark Glam até 1991, consolidando-os com uma das bandas que mais persistiu no gênero.
[an error occurred while processing this directive]Com um estilo musical quase impossivel de descrever, de tão abrangente, o X-JAPAN é bem sucedido mundialmente, colecionando fãs no mundo todo e gravando de maneira ininterrupta. Infelizmente, o sucesso do grupo é acompanhado de algumas tragédias, como a morte prematura do guitarrista Hide.
08 - W.A.S.P.
Blackie Lawless, o criador do grupo estadunidense de heavy metal W.A.S.P., é conhecido por usar elementos e imagens sombrias de suas bandas desde que saiu do NEW YORK DOLLS, nos anos 70. SISTER, uma das bandas de Lawless, que contava com o então novato Nikki Sixx no baixo, é creditada como a primeira banda de rock a usar a imagem do pentagrama.
O forte do W.A.S.P. como uma banda de Dark Glam se deu no primeiro disco do conjunto (1984), sendo que em seu terceiro registo, "Inside the Eletric Circus" (1986), essas referências já haviam quase minguado. Eventualmente, Lawless e sua trupe voltam ao gênero, como no disco KFD (1997) ou em algum artefato de palco.
[an error occurred while processing this directive]09 - WITCH
Conhecida originalmente como AMPAGE, os californianos do WITCH foram outra banda Dark Glam que ficou eternamente na obscuridade do metal tradicional. Não que faltasse competência, ou que o WITCH não fizesse um show cheio de sangue e caveiras. Não obstante ter divido palco com nomes que vingariam, como EXODUS, SLAYER, LIZZY BORDEN e MEGADETH, o público não deu apoio ao WITCH, que durou pouco tempo.
O WITCH conseguiu lançar um EP em 1984 e um single em 1988. Posteriormente, os dois discos foram relançados em copilações de cd com outras gravações e músicas ao vivo.
10 - WRATHCHILD
Não pense no IRON MAIDEN! Formada em 1980 na Inglaterra, o WRATHCHILD é, de acordo com o Leather Rebel, considerada como uma da primeiras bandas no mundo a aderir ao visual Hair Metal, porém, já em 1982, eles adicionaram os elementos da obscuridade que o definiram eternamente como uma banda de Dark Glam. Sonoramente, o grupo é o percursor do Sleazy Glam, que muitas bandas de Hard Rock reivindicam hoje em dia. O WRATHCHILD lançou quatro discos nos anos oitenta, além de singles, demos e vídeos em VHS, sempre com uma performance bombástica e teatral.
Após o fim em princípio dos anos 90, o grupo voltou em 2011, lançando a continuação do disco "Stakk Attakk". O vocalista Rocky Shades segue carreira com a banda WILDSIDE RIOT.
Willba Dissidente dedica esta matéria aos amigos Felipe Bernardo e Rodolfo Paes, indentificados na Led Slay, como os primeiros Dark Glam's do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps