Hawkwind: biografia da banda britânica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Mesquita de Jesus, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosBruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal5000 acessosGuitarras e Baixos: Perguntas e Respostas

Hawkwind é de origem britânica e uma das primeiras bandas (para muitas a primeira) de Space Rock: uma vertente de rock mais psicodélica que utiliza bastante sintetizador e experimentações, com temas futuristas e de ficção. Foi formada na Inglaterra em 1969 pelo guitarrista, letrista e vocal Dave Brock. O nome Hawkwind veio algum tempo depois da sua formação, inspirado nos contos de Michael Moorcock, que colaborou constantemente com a banda em temas, letras e participações ao vivo.

“Logo eles iriam se estabelecer como parte do UK Underground (um movimento ligado a cultura hippie norte-americana, centrado num estilo de vida alternativo e uso de drogas) tocando em concertos e festivais gratuitos. Existem rumores que nessa época, LSD era distribuído gratuitamente durante seus shows para o público. Há muitas histórias relacionadas ao uso de drogas, especificamente o LSD, que levou a saída do baixista Harrison, que não compartilhava desse gosto” (Carlisson. Fonte: Outer Space).

“A década de 70, em especial 70-75, viria a ser umas das fases mais criativas do grupo, com adição de dançarinas e mímicos nos shows, em especial Stacia (uma inglesa que pintava o corpo com desenhos psicodélicos enquanto dançava nua ao som do Hawkwind). Além das dançarinas e mímicos, os shows da banda também contavam com outras particularidades, como efeitos visuais de luz e poesias intercaladas entre as músicas” (Carlisson. Fonte: Outer Space).

O grupo é famoso por ter sido a banda de Lemmy Kilmister antes dele formar o Motorhead (Motorhead que, inclusive, é um nome de uma música do Hawkwind do tempo de Lemmy). Ele foi expulso da banda por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, e também por viver drogado na época, o que o impedia de cumprir os acordos que a banda tinha. Apesar disso, uma das músicas de maiores sucessos do Hawkwind é cantada por ele: “Silver Machine”. Em 2000, em Londres, houve uma reunião de Lemmy com seus antigos parceiros de banda.

De uma forma geral, as letras da banda possuem a temática da ficção científica. A discografia do Hawkwind é bastante longa. De acordo com o site oficial da banda, entre álbuns de estúdio e ao vivos, o número chega a 39 lançamentos (isso deixando de fora as inúmeras coletâneas, singles, EPs, etc. existentes)!!! Da década de 70, os álbuns conceituais “Space Ritual” e “Warrior on the Edge of Time” são os mais indicados e mostram a banda no auge do sucesso. Ainda vale destaca 2 álbuns dos anos 80: “Levitation” e “Chronicle of the Black Sword”.

Assim como a discografia, o quantitativo de ex-membros da banda também é imenso: cerca de 25 músicos já passaram pela banda, dentre eles o já citado Lemmy do Motorhead e Ginger Baker (ex-baterista do Cream, lendária banda de Eric Clapton dos anos 60). Porém, o fundador Dave Brock nunca deixou a banda, sendo o único membro remanescente da primeira formação.

Como notícia positiva, a banda continua em atividade e apresentando-se ainda em grandes eventos, como Sweden Rock Festival de 2011. A banda, inclusive, lançou ano passado um álbum de estúdio: “Onward”. Contudo, como notícia triste: em Maio do ano passado o baixista da formação original, John Harrison, morreu por conta da Doença de Huntington, mal degenerativo que atinge o sistema nervoso, e no início do mês passado, o guitarrista Huw Lloyd faleceu aos 61 anos vítima de um câncer.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Hawkwind"

MotorheadMotorhead
20 coisas que você provavelmente não sabia

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Hawkwind"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Punks não sabem tocar e tem inveja do Metal

Guitarras e BaixosGuitarras e Baixos
Perguntas e respostas sobre os instrumentos

Maquiagem, spikes e sorrisosMaquiagem, spikes e sorrisos
Conheça o Happy Black Metal

5000 acessosAxl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance5000 acessosRock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 19915000 acessosSepultura: saiba mais sobre as visões religiosas de Derrick5000 acessosMetallica: Em fotos, a evolução de James Hetfield5000 acessosMachine Head: frontman fala sobre depressão em blog5000 acessosMetallica: Ultimate Classic Rock elege as 10 piores músicas

Sobre Rodrigo Mesquita de Jesus

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online