Hawkwind: biografia da banda britânica
Por Rodrigo Mesquita de Jesus
Postado em 10 de janeiro de 2013
Hawkwind é de origem britânica e uma das primeiras bandas (para muitas a primeira) de Space Rock: uma vertente de rock mais psicodélica que utiliza bastante sintetizador e experimentações, com temas futuristas e de ficção. Foi formada na Inglaterra em 1969 pelo guitarrista, letrista e vocal Dave Brock. O nome Hawkwind veio algum tempo depois da sua formação, inspirado nos contos de Michael Moorcock, que colaborou constantemente com a banda em temas, letras e participações ao vivo.
"Logo eles iriam se estabelecer como parte do UK Underground (um movimento ligado a cultura hippie norte-americana, centrado num estilo de vida alternativo e uso de drogas) tocando em concertos e festivais gratuitos. Existem rumores que nessa época, LSD era distribuído gratuitamente durante seus shows para o público. Há muitas histórias relacionadas ao uso de drogas, especificamente o LSD, que levou a saída do baixista Harrison, que não compartilhava desse gosto" (Carlisson. Fonte: Outer Space).
"A década de 70, em especial 70-75, viria a ser umas das fases mais criativas do grupo, com adição de dançarinas e mímicos nos shows, em especial Stacia (uma inglesa que pintava o corpo com desenhos psicodélicos enquanto dançava nua ao som do Hawkwind). Além das dançarinas e mímicos, os shows da banda também contavam com outras particularidades, como efeitos visuais de luz e poesias intercaladas entre as músicas" (Carlisson. Fonte: Outer Space).
O grupo é famoso por ter sido a banda de Lemmy Kilmister antes dele formar o Motorhead (Motorhead que, inclusive, é um nome de uma música do Hawkwind do tempo de Lemmy). Ele foi expulso da banda por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, e também por viver drogado na época, o que o impedia de cumprir os acordos que a banda tinha. Apesar disso, uma das músicas de maiores sucessos do Hawkwind é cantada por ele: "Silver Machine". Em 2000, em Londres, houve uma reunião de Lemmy com seus antigos parceiros de banda.
De uma forma geral, as letras da banda possuem a temática da ficção científica. A discografia do Hawkwind é bastante longa. De acordo com o site oficial da banda, entre álbuns de estúdio e ao vivos, o número chega a 39 lançamentos (isso deixando de fora as inúmeras coletâneas, singles, EPs, etc. existentes)!!! Da década de 70, os álbuns conceituais "Space Ritual" e "Warrior on the Edge of Time" são os mais indicados e mostram a banda no auge do sucesso. Ainda vale destaca 2 álbuns dos anos 80: "Levitation" e "Chronicle of the Black Sword".
Assim como a discografia, o quantitativo de ex-membros da banda também é imenso: cerca de 25 músicos já passaram pela banda, dentre eles o já citado Lemmy do Motorhead e Ginger Baker (ex-baterista do Cream, lendária banda de Eric Clapton dos anos 60). Porém, o fundador Dave Brock nunca deixou a banda, sendo o único membro remanescente da primeira formação.
Como notícia positiva, a banda continua em atividade e apresentando-se ainda em grandes eventos, como Sweden Rock Festival de 2011. A banda, inclusive, lançou ano passado um álbum de estúdio: "Onward". Contudo, como notícia triste: em Maio do ano passado o baixista da formação original, John Harrison, morreu por conta da Doença de Huntington, mal degenerativo que atinge o sistema nervoso, e no início do mês passado, o guitarrista Huw Lloyd faleceu aos 61 anos vítima de um câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps