Ideologia Rock: o que aconteceu com a MTV?
Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 15 de agosto de 2012
Lançada no Brasil em 1990, a emissora já consagrada nos Estados Unidos e em alguns outros países buscava ampliação e disseminação da marca, chegando dessa forma a terras tupiniquins.
Na época do seu surgimento, a música vivia uma entressafra, pois as bandas de sucesso do rock nacional dos anos 80 já não estavam nos seus melhores momentos, assim como os artistas da MPB, tampouco a música internacional que via o contínuo desgaste da new wave e do metal farofa.
Contudo, surgiu o movimento grunge ainda na primeira metade da década de 90 e bandas como Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Alice in Chains e Soundgarden, coincidindo com ótimos lançamentos de Guns N’ Roses, Metallica, entre outras alavancaram a emissora a ditadora de tendência e a determinaram como membro ativo da cultura jovem. Em meados da década ainda viriam a surgir grandes nomes do rock nacional, como Raimundos, O Rappa, Charlie Brown Jr., Skank, Chico Science & Nação Zumbi sempre com o aporte da tv, veiculando seus clipes, com as bandas participando ao vivo dos programas, repórteres realizando coberturas em loco, enfim, uma sintonia total com o movimento de um modo geral.
Minha geração cresceu assistindo e foi muito influenciada pela emissora, programas como o Disk Mtv, Neurônio, Lado B, Riff, Dataclipe, Jornal da Mtv, além do Verão Mtv, entre outros, tinham enorme apelo e traziam sempre atrações bacanas. De forma que muito do conhecimento que tenho das histórias, mitos e lendas do mundo da música, vieram de programas como Mtv Mais, Lendas do Rock, entre outros tantos especiais que eram produzidos de tempos em tempos, sempre com muita informação e de forma simples.
Então em meados da década de 2000, a emissora resolveu rever seus rumos e decidiu que o formato não estava mais agradando, mudando completamente o foco da programação da música para os programas de comportamento, game shows, séries e outras porcarias diversas. A partir dali, a Mtv se perdeu, não conseguiu mais ter a força que tinha sendo vista desde então como uma emissora ultrapassada, uma espécie de moda que passou. Triste.
Nos últimos anos, ao que parece, a direção e produção da emissora notou o passo errado e retomou o foco para a música, voltando com programas de clipes, mas com bastante espaço também a comédia, tendo como carro chefe o talentoso Marcelo Adnet. No entanto, as bandas já não oferecem tanto encantamento, os artistas tratados são essas febres adolescentes e a maior parte da programação soa alienada e juvenil, uma espécie de TV Fama infantil.
Tudo que é feito nos últimos tempos, principalmente na tv, é baseado na audiência, sendo que não importa se tal programa tem qualidade ou não, o importante é ter audiência e creio que a Mtv tenha seguido esse caminho do emburrecimento coletivo, deixando, dessa forma, de ter aquela sagacidade dos seus tempos áureos, quando conseguia ser popular e ser roqueira, sem perder a atitude.
Faz falta no nosso país, algum veículo que tente chacoalhar essa bundamolice, que não nade com a corrente, que não siga o caminho mais fácil. Seria ótimo se eles tentassem resgatar as raízes e bombardeassem a molecada de informação, de música boa, com artistas tanto clássicos, quanto contemporâneos, divulgando e apoiando a cena independente do país, gerando discernimento na geração que vem vindo. Porém não é o que parece acontecer, seguimos dependendo do surgimento de bandas novas a fim de fazerem a diferença, porém sem o devido apoio e reconhecimento, muita dessas bandas, por mais atentos e curiosos que sejamos, não chegarão aos nossos olhos e ouvidos, enquanto Justin Beabers e afins tomam todo espaço para si.
Torço pra que um dia a Mtv volte a ser relevante culturalmente ou que surja outro veículo com tamanha força que volte a influenciar de forma positiva as gerações, com estilo próprio e de forma original, não seguindo a maré.
David Oaski
Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2012/08/o-que-aconteceu-com-mtv.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A banda de rock alternativo que conseguiu juntar lado agressivo e delicado segundo André Barcinski
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Pepeu Gomes comenta convite para tocar no Megadeth
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
Eddie Van Halen sobre Jimi Hendrix: "Nunca curti muito, nunca comprei um disco"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



