Klatu: um pouco sobre rock nacional mais elaborado
Por Pedro Zambarda de Araújo
Fonte: Bola da Foca
Postado em 26 de outubro de 2009
A cantora Carol Arantes e o baixista Leco Peres formaram, em 2008, a banda e projeto KLATU. De lá pra cá, os músicos já gravaram um CD, repleto de convidados, chamado "Em Busca do Rock Infinito". Acima, você pode conferir um show que foi feito em agosto do ano passado, no Centro Cultural Vergueiro, com alguns dos intérpretes originais do CD. Note como os teclados são ainda fortes na banda. Nas teclas e na guitarra base está Oliveirinha, enquanto a guitarra solo é guiada por Marcião Soul e a bateria está sob as baquetas de Roby Pontes. Mariana Arantes auxilia Carol na voz, com seus backings bem agudos. "Música Vai Acabar" é uma letra atual, sobre os males no meio ambiente, com um som bem progressivo e muito parecido com outras produções no cenário nacional, como o Mutantes, nos anos 70.
Agora, neste outro vídeo acima, temos outra banda: o KLATU de 2009. Kobra, o novo guitarrista solo arrasa em uma pegada mais improvisada, menos progressiva, abusando de bends e explorando as nuances de seu instrumento. Vicente Carrari, que participou de algumas faixas do primeiro CD da banda, domina bem a guitarra base nessa apresentação, feita na Livraria da Vila, em agosto deste ano. As baquetas estão frenéticas nas mãos de Rafael Reis, enquanto Bárbara Monteiro faz uma voz mais grave em relação a de Carol Arantes.
O interessante, que pode ser verificado através dessas duas apresentações gravadas em momentos diferentes, é notar a proposta da banda como rock progressivo: trazer, além de diversas influências, do soul até o blues, sonoridades totalmente diferentes com outros integrantes. Ao contrário da grande maioria da indústria fonográfica, que insiste em fórmulas saturadas, o KLATU é uma boa iniciativa no quesito originalidade, variando com o tempo e mostrando talentos nacionais.
Esperamos um novo CD com a nova formação, que consegue interpretar muito bem as primeiras músicas. Mais detalhes, visite o MySpace deles - www.myspace.com/bandaklatu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper
O álbum favorito de Renato Russo, segundo o amigo e produtor Luiz Fernando Borges
Os dois vocalistas que Chris Cornell achava que nunca alcançaria; "Eu nunca conseguiria"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



