Wintersun
Por Bruno de Souza
Fonte: Wintersun Brazilian Fansite
Postado em 28 de janeiro de 2007
Desde 1995 o músico perfeccionista Jari Mäenpää vinha compondo suas próprias músicas em paralelo à banda em que tocava, o Ensiferum. No final de 2003 em uma conversa com Andy (produtor da gravadora alemã Nuclear Blast) Jari mencionou sobre suas composições e que pretendia gravar no futuro um projeto solo. Assim, pouco dias depois Jari gravou uma demo com as músicas "Winter Madness", "Beyond the Dark Sun" e "Death and the Healing". Enviou a demo para o pessoal da gravadora que adorou o som e já programou para que em maio de 2004 começassem as gravações do álbum. Infelizmente para essa mesma data estava programada uma turnê do Ensiferum, sendo assim Jari teve que escolher entre o Ensiferum e o seu projeto, acabou optando em seguir com seu projeto pois não podia perder essa oportunidade de mostrar ao mundo sua própria música, o Wintersun.
Para as gravações do álbum Jari convidou o baterista Kai Hahto (Rotten Sound, Agressor, ArthemesiA, Enochian Crescent) sendo a bateria o único instrumento não tocado por Jari no primeiro álbum de estúdio.
O álbum foi oficialmente lançado em setembro de 2004 mostrando um som energético rotulado pela gravadora como Epic Melodic Death Metal e tendo uma boa repercussão pelo mundo todo. Pensando nos shows ao vivo Jari convidou o experiente baixista Jukka Koskinen (Norther) e o seu velho amigo Oliver Fokin (Ensiferum/ArthemesiA) para a 2ª guitarra, mas Oliver tinha outros planos e acabou só participando das gravações do clip "Beyond the Dark Sun", sendo substituído pelo novato Teemu Mäntysaari (Imperanon).
No ano de 2005 o Wintersun começou a fazer sua primeiras apresentações ao vivo e logo embarcou em uma turnê européia com as bandas Hypocrisy, Exodus e Naglfar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
A banda de rock brasileira com nome inspirado diretamente no Led Zeppelin
Led Zeppelin é unanimidade? Cinco grandes lendas do rock que não gostam da banda
A opinião de Vinicius de Moraes sobre megahit do Secos & Molhados que usa seu poema


Alcest - Discografia comentada
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1



