Wintersun
Por Bruno de Souza
Fonte: Wintersun Brazilian Fansite
Postado em 28 de janeiro de 2007
Desde 1995 o músico perfeccionista Jari Mäenpää vinha compondo suas próprias músicas em paralelo à banda em que tocava, o Ensiferum. No final de 2003 em uma conversa com Andy (produtor da gravadora alemã Nuclear Blast) Jari mencionou sobre suas composições e que pretendia gravar no futuro um projeto solo. Assim, pouco dias depois Jari gravou uma demo com as músicas "Winter Madness", "Beyond the Dark Sun" e "Death and the Healing". Enviou a demo para o pessoal da gravadora que adorou o som e já programou para que em maio de 2004 começassem as gravações do álbum. Infelizmente para essa mesma data estava programada uma turnê do Ensiferum, sendo assim Jari teve que escolher entre o Ensiferum e o seu projeto, acabou optando em seguir com seu projeto pois não podia perder essa oportunidade de mostrar ao mundo sua própria música, o Wintersun.
Para as gravações do álbum Jari convidou o baterista Kai Hahto (Rotten Sound, Agressor, ArthemesiA, Enochian Crescent) sendo a bateria o único instrumento não tocado por Jari no primeiro álbum de estúdio.
O álbum foi oficialmente lançado em setembro de 2004 mostrando um som energético rotulado pela gravadora como Epic Melodic Death Metal e tendo uma boa repercussão pelo mundo todo. Pensando nos shows ao vivo Jari convidou o experiente baixista Jukka Koskinen (Norther) e o seu velho amigo Oliver Fokin (Ensiferum/ArthemesiA) para a 2ª guitarra, mas Oliver tinha outros planos e acabou só participando das gravações do clip "Beyond the Dark Sun", sendo substituído pelo novato Teemu Mäntysaari (Imperanon).
No ano de 2005 o Wintersun começou a fazer sua primeiras apresentações ao vivo e logo embarcou em uma turnê européia com as bandas Hypocrisy, Exodus e Naglfar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps