Wintersun
Por Bruno de Souza
Fonte: Wintersun Brazilian Fansite
Postado em 28 de janeiro de 2007
Desde 1995 o músico perfeccionista Jari Mäenpää vinha compondo suas próprias músicas em paralelo à banda em que tocava, o Ensiferum. No final de 2003 em uma conversa com Andy (produtor da gravadora alemã Nuclear Blast) Jari mencionou sobre suas composições e que pretendia gravar no futuro um projeto solo. Assim, pouco dias depois Jari gravou uma demo com as músicas "Winter Madness", "Beyond the Dark Sun" e "Death and the Healing". Enviou a demo para o pessoal da gravadora que adorou o som e já programou para que em maio de 2004 começassem as gravações do álbum. Infelizmente para essa mesma data estava programada uma turnê do Ensiferum, sendo assim Jari teve que escolher entre o Ensiferum e o seu projeto, acabou optando em seguir com seu projeto pois não podia perder essa oportunidade de mostrar ao mundo sua própria música, o Wintersun.
Para as gravações do álbum Jari convidou o baterista Kai Hahto (Rotten Sound, Agressor, ArthemesiA, Enochian Crescent) sendo a bateria o único instrumento não tocado por Jari no primeiro álbum de estúdio.
O álbum foi oficialmente lançado em setembro de 2004 mostrando um som energético rotulado pela gravadora como Epic Melodic Death Metal e tendo uma boa repercussão pelo mundo todo. Pensando nos shows ao vivo Jari convidou o experiente baixista Jukka Koskinen (Norther) e o seu velho amigo Oliver Fokin (Ensiferum/ArthemesiA) para a 2ª guitarra, mas Oliver tinha outros planos e acabou só participando das gravações do clip "Beyond the Dark Sun", sendo substituído pelo novato Teemu Mäntysaari (Imperanon).
No ano de 2005 o Wintersun começou a fazer sua primeiras apresentações ao vivo e logo embarcou em uma turnê européia com as bandas Hypocrisy, Exodus e Naglfar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros
A severa opinião de Paulo Ricardo sobre atual RPM com outro vocalista no cargo
A imensa diferença de tempo que o Metallica e Iron Maiden levam para se preparar para a turnê



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



