Wintersun
Por Bruno de Souza
Fonte: Wintersun Brazilian Fansite
Postado em 28 de janeiro de 2007
Desde 1995 o músico perfeccionista Jari Mäenpää vinha compondo suas próprias músicas em paralelo à banda em que tocava, o Ensiferum. No final de 2003 em uma conversa com Andy (produtor da gravadora alemã Nuclear Blast) Jari mencionou sobre suas composições e que pretendia gravar no futuro um projeto solo. Assim, pouco dias depois Jari gravou uma demo com as músicas "Winter Madness", "Beyond the Dark Sun" e "Death and the Healing". Enviou a demo para o pessoal da gravadora que adorou o som e já programou para que em maio de 2004 começassem as gravações do álbum. Infelizmente para essa mesma data estava programada uma turnê do Ensiferum, sendo assim Jari teve que escolher entre o Ensiferum e o seu projeto, acabou optando em seguir com seu projeto pois não podia perder essa oportunidade de mostrar ao mundo sua própria música, o Wintersun.

Para as gravações do álbum Jari convidou o baterista Kai Hahto (Rotten Sound, Agressor, ArthemesiA, Enochian Crescent) sendo a bateria o único instrumento não tocado por Jari no primeiro álbum de estúdio.
O álbum foi oficialmente lançado em setembro de 2004 mostrando um som energético rotulado pela gravadora como Epic Melodic Death Metal e tendo uma boa repercussão pelo mundo todo. Pensando nos shows ao vivo Jari convidou o experiente baixista Jukka Koskinen (Norther) e o seu velho amigo Oliver Fokin (Ensiferum/ArthemesiA) para a 2ª guitarra, mas Oliver tinha outros planos e acabou só participando das gravações do clip "Beyond the Dark Sun", sendo substituído pelo novato Teemu Mäntysaari (Imperanon).

No ano de 2005 o Wintersun começou a fazer sua primeiras apresentações ao vivo e logo embarcou em uma turnê européia com as bandas Hypocrisy, Exodus e Naglfar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Ringo Starr, baterista dos Beatles, conta como foi o seu último encontro com John Lennon
O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


