Collage

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano Almeida
Enviar correções  |  Ver Acessos

Se você gosta de bandas como IQ, Pendragon e Neuschwanstein, receberá com muito apreço o Collage. Vinda da Polônia, a banda gravou seu primeiro disco (Basnie) no ano de 1989 e, nesta época, contava com um excelente vocalista chamado Tomek Rozycki que cantava as músicas em polonês. Um dos destaques deste disco é a beleza dos arranjos e a perfeita execução das músicas, belas melodias vocais e uma produção que surpreende pelo fato de se tratar de uma banda pequena e inciante. Outro fato que nos chama a atenção nesse álbum é a extrema habilidade do baterista do grupo, que consegue trabalhar mínimos detalhes com seu instrumento. Mas como nem tudo pode dar certo, o vocalista Tomek Rozycki resolve deixar o Collage e isto traz algumas mudanças no som do grupo, sendo uma delas a decisão de cantar as músicas em inglês.

Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?Ozzy Osbourne: dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1993 eles lançam um disco composto somente de novas versões de músicas de John Lennon (Nine Songs of John Lennon) e os vocais ficaram por conta do novo integrante Robert Amirian, que também tocava guitarra.

No ano seguinte sai Moonshine, disco de estúdio que traz novas composições cantadas em inglês. Moonshine é um ótimo disco e mostra uma banda mais madura e que continua sabendo fazer um bom disco de rock progressivo, talvez seja este o melhor trabalho do Collage. A primeira música do disco (Heroes Cry) abre o cd em grande estilo e o que se segue consegue cativar até aqueles sujeitos mais conservadores que dizem não gostar de "Neo-Progressivo". Changes sai em 95 e traz faixas inéditas de Basnie e Moonshine, mostrando a evolução e amadurecimento do grupo.

O próximo disco seria Safe, lançado em 1996 e que traria um Collage que investe em composições com um direcionamento um pouco mais Pop, o que não agradaria fãs mais ortodoxos. Mas o disco tem momentos que valem sua aquisição como "Eight Kisses" que satisfaz os amantes do bom progressivo.

Se você gosta do Collage, vale a pena procurar o projeto Sattelite do baterista Wojtek Szadkowski e alguns outros integrantes da banda. Este disco saiu aqui no Brasil pela Hellion Records.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collage"


Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?Mustaine
Por que ele perdeu seu emprego no Metallica?

Ozzy Osbourne: dando chega mais em Mônica Apor na coletivaOzzy Osbourne
Dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva


Sobre Christiano Almeida

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336