Estoque

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Frederico, Fonte: wikipédia
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Estoque é banda de metal formada pelos anarquistas que vendem adesivos na Boca Maldita, centro histórico e político de Curitiba. A proposta musical é fazer um thrash metal utilizando escalas dodecafônicas, compassos quebrados e o atonalismo, remetendo a nomes como Arrigo Barnabé e Frank Zappa. Atualmente a banda está parada, mas seus integrantes estão divulgado o 1º álbum de estúdio.

A História da Tatuagem: Forma de expressão artística há mais de 3.500 anosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

Tudo começou com um projeto em Blumenau chamado Subsistência, que consistia numa banda de hardcore crust e num zine anarquista tocado por Fabrício e André, que posteriormente o Inor veio a participar. Em 1998 André e Fabrício vão pra Curitiba morar no Squat Payol, dando um tempo para a banda e utilizando o nome Subsistência para a recém criada cooperativa de serigrafia de materiais libertários.

Após o desalojo ocorrido em 1999, Inor vem morar em Curitiba numa república criada com os membros remanescente do Payol. Depois de alguns anos e morando em outra comuna, montam um estúdio e começam a retomar as músicas que agora tinham uma roupagem mais metal. Os ensaios ocorrem diariamente sem dar o retorno desejável aos integrantes, que decidem dar um tempo para se dedicar ao estudo e aprimoramento musical. Por 3 anos frequentam o Conservatório de MPB de Curitba estudando teoria musical, prática de instrumento e composição, como resultado dessa fase André e Fabrício se apresentam no Festival de Música de Curitiba junto com os alunos do Conservatório.

Já estabelecidos no Squat Mansão, os membros resolvem novamente montar um estúdio para votlar a ensaiar e compor. Nessa época iniciasse a procura por um baixista, resultando em algumas audiências sem nenhum resultado concreto. Para remediar essa situação, Fabrício vai pra Blumenau recrutar seu irmão para ocupar a vaga. Em 2003 com um repertório de 7 músicas, inicia-se os shows no underground curitibano com o nome de Boca Maldita, que no mesmo ano muda para Atentado e finalmente para Estoque, devido o seu significa ambíguo pois remetia a um armazém de mercadorias, como também as facas de fabricação artesanal utilizadas pelos detentos em rebeliões.

Com o passar do tempo e de vários ensaios, a banda começa a refinar o seu material começando adentrar por um caminho mais conceitual e experimental. No início de 2004 é composta a música Soberania, uma virada na trajetória do recém criado Estoque e em meados de 2004 a banda grava sua demo-ensaio atendendo a pedidos de conhecidos. Os shows ocorrem dentro da precariedade corriqueira da dividida "cena roqueira curitibana", tendo apresentações memoráveis na região metropolitana da capital paranaense através do projeto Grito Suburbano, organizado pelas bandas Ataque Letal e Cépticos. Como também nas apresentações no centro histórico, onde na primeira apresentação no extinto Taberna Jethro Song ao lado de uma banda grunge e do Resistência Punk conseguiu gerar um pouco de polêmica, pois nesse dia os punks literalmente invadiram o bar dos metaleiros. No final desse ano o repertório está completo, sendo dessa safra as músicas mais técnicas e complexas como Descendentes, Colonizadores e Estoque, além da mudança no arranjo de Soberania.

Em janeiro de 2005 a banda tem uma inusitada surpresa, o Estoque é o único conjunto musical do Paraná escolhido para tocar no V Fórum Social Mundial, desta vez a estrutura era grande, tocaram no Palco Compai Segundo em frente ao Mercado Municipal de Porto Alegre. Essa apresentação que era pra ser uma virada na trajetória da banda resultou numa experiência cômica, pois parte do público odiou e parte do público adorou. Vale lembrar que nesse palco se apresentaram bandas de música folclórica e popular, além da banda Os Legais que fez uma apresentação surpresa na passagem de som. Outro ponto cômico da viajem foi o reencontro com antigos ocupas do Squat Payol e a tietagem depois do show por parte de um grupo de argentinos presenciada pelos velhos companheiros anarquistas.

Em março a banda grava seu primeiro disco de estúdio conseguindo um resultado excelente, fechando o ano com apresentações no TUC com a banda Desertor e na UPE ao lado do Força Macabra da Finlândia. Em 2006 a banda lança seu disco de estúdio, fazendo algumas apresentações para a divulgação do mesmo.

Álbuns de Estúdio
2006 - Thrashcore Anarquista
CDr demo-ensaio
2004 - 1ºfitademo

Membros
Inor - Vocais
Fabrício - Guitarra
Rafael - Baixo
André - Bateria

Ligações Externa:
http://www.estoque.cjb.net
http://www.myspace.com/bandaestoque
http://www.tramavirtual.com.br/estoque




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Estoque"


A História da Tatuagem: Forma de expressão artística há mais de 3.500 anosA História da Tatuagem
Forma de expressão artística há mais de 3.500 anos

Separados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker SpanielSeparados no nascimento
Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

Europe: toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl RoseEurope
Toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl Rose

Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os temposSpin
Os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos

Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles PriesterNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Iron Maiden: vídeos do programa Top of The PopsIron Maiden
Vídeos do programa Top of The Pops

Nomes científicos: espécie em tributo ao Dio e outras homenagensNomes científicos
Espécie em tributo ao Dio e outras homenagens


Sobre Frederico

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.