Tianastácia
Postado em 06 de abril de 2006
Para participar da primeira edição do FestValda (1995), etapa de Belo Horizonte, a banda TIANASTÁCIA foi fundada por 3 amigos. Concorrendo com outras 224 músicas, na categoria inédita, dentre vários estilos, o TIANASTÁCIA venceu o FestValda com o rock'n'roll "Cabrobró", de onde saiu consagrada pela apresentadora Astrid Fontenelle (MTV) como "a melhor banda que já passou pelos palcos do festival".
O primeiro Cd – Acebolado - saiu em 1996 pela cogumelo records, selo que lançou o Sepultura para o mundo. De suas 15 faixas, destaca-se " Pingaoplim" cujo clip foi lançado com destaque pela MTV além do single " Cabrobró" , primeiro sucesso da banda.
Em 1998, já com a dupla Podé e Maurinho nos vocais, no lugar de André, e sem o Baterista Cadu, a banda lançou o álbum " Tianastacia" , cujas músicas de trabalho foram " Jesus Cristinho" e " Abriu os olhos" .
Marcelo sussekind, um dos produtores de rock mais requisitados do Brasil, produziu e gravou o terceiro CD do grupo entre fevereiro e março de 1999. " Tá na boa.." foi lançado em dezembro do mesmo ano.
Em 13 faixas, sendo quatro releituras e oito inéditas, o grupo exibe sua veia roqueira, inspirada em Led zeppelin, Black Crowes, Pearl Jam, Mutantes, Secos e Molhados, Beatles e Stones. As letras baseiam-se no trinômio paz, amor e rock´n roll. Destaque para a música " Conto de Fraldas", do baianjo Tom Zé.
O quarto disco veio em 2000. " Criança Louca" é, provavelmente, o trabalho mais diversificado da banda. Ora mais folk, ora distorcido, ‘as vezes mais sério, outras galhofeiro, o estilo vai do blues ao reggae, do hard rock ao zen-surfismo.
A ficha técnica de "Criança Louca" traz profissionais do primeiro time. Carlo Bartolini ( ex-guitarrista do Ultraje a Rigor ) foi o responsável pela produção, mixagem e gravação do CD, que contou ainda com Miranda na pré-produção e Torcuato Mariano, como diretor artístico. Este, além do trabalho executivo, fez uma participação especial em "Tchau".
Recém-lançado, em junho deste ano, o quinto Cd de estúdio do Tianastacia chama-se " Na.Boca.do.sapo.tem.Dente". Ele mostra o sexteto atento ‘a evolução de seu som, de seu público e de si próprios. Com quase oito anos de carreira, os músicos deixam claro que o passar dos anos só deixou boas marcas em suas vidas, além de tê-los aproximado ainda mais.
O resultado é o próprio processo de gravação desse álbum, realizado no estúdio do Jota Quest em Belo Horizonte, de maneira independente, num clima de relaxamento total, que contribui para que o trabalho tivesse uma unidade, apesar do single " Fora de Controle" sugerir o contrário.
Algumas parcerias foram fundamentais para a conclusão do CD, como a dos Jota Quests, Rogério Flausino e Márcio Buzelin em " O Sol" ; de Pulinho Santos do Uakti, em " Sapo Antunes", "Aldeia", e " Desperdícios" e de Tom Zé, em "Sapo Antunes" . Desta vez, amor e crítica social são o tema das composições.
A produção é novamente de Carlo Bartolini, junto com Ronaldo Villas e o próprio Tianastacia. O trabalho foi viabilisado graças ao patrocínio da Telemig Celular, via Lei Estadual de Incentivo a cultura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
A canção do Jethro Tull que influenciou um dos maiores hits da história do Rock
O refrão do rock nacional com cinco palavras composto no metrô e inspirado em The Who


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



