Y&T
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Y& T é uma banda de hard rock americana dos anos 70, mas que foi despontar realmente na década de 80 em meio ao movimento hard Californiano. É um caso típico de uma banda altamente conceituada que não estourou no Brasil, assim como Def Leppard, April Wine e outras que não emplacaram em terras tupiniquins. O Idealizador do Y & T é Dave Menikketti, um talentoso guitarrista, vocalista e compositor. Tem como seu fiel escudeiro o baixista Phil Kenmore.
O Y& T já tem quase 30 anos de carreira. Nesse tempo, a banda teve altos e baixos, e duas mudanças na formação. A primeira conta com Leonard Haze (d) e Joey Alves (g) ,além dos já citados. O primeiro álbum do Y & T, saiu em 76, com o mesmo nome, e trazia a faixa "Beaultiful Dreamer" como carro-chefe. O segundo álbum se chamou "Struck Down" e foi lançado em 78. Nesta época a banda não tinha ainda resumido seu nome, e era possível ver nas capas dos albuns o nome Yesterday and Today. A mídia não gostou das capas dos primeiros albuns, as fotos dos integrantes estavam num estilo disco music.
Os próximos albuns, "Earthshaker" e "Black Tiger" deram status à banda. A resposta do público era positiva e apesar de tentarem boicotar, a mídia estava tendo que engolir a banda à força. Em 1983 os que estavam engolindo a banda pela força ainda teriam uma indigestão, pois a banda colocava o álbum "Meanstreak" na praça. O álbum entrou nas paradas de uma maneira arrasadora, com destaque para a faixa título e "Midnight in Tokyo" que se tornaram hits em pouco tempo.
Mais dois álbuns de estúdio, "In Rock We Trust" e "Down for the Count" se seguiram, e a popularidade da banda só crescia. As bandas de Hard se dividiam entre as que queriam fazer shows junto do Y&T e as que não queriam, já que, se por um lado a banda carregava sempre um bom público em seus shows, pelo outro as performances eram tão arrasadoras que ofuscavam as outras bandas. Nesta época já circulava nas rádios e na TV o hit "Summertime Girls", do álbum "Down for count".
Com a fama de banda "ao vivo" O Y & T resolve gravar um de seus shows e lançar. "Open Fire" sai em 1985. O álbum é curto, mas deixa à mostra a força da banda.
Em 87, sai "Contagious", que traz a primeira mudança no line-up; sai Leonard Haze e entra Jimmy Degrasso (atual Megadeth). O álbum foi considerado razoável.
Com a entrada da década de 90, a banda muda outra vez. Steff Burns substitui Joey Alves. Lançam o álbum "Ten", que não obtém grande repercussão e traz à tona o fato de que o Y & T havia perdido a força. O único destaque do álbum é a faixa "Hard Times".
A gravadora lança uma série de caça-níqueis no mercado, mas a popularidade da banda estava mesmo em baixa. Dave resolve dar um tempo, mas antes grava mais um ao vivo, o que seria um álbum de despedida. "Y & T Live" é gravado no San Jose Cabbaret e mostra uma apresentação coesa, mas melancólica, no estilo "fim de jogo". Os Destaques ficam para "Don’t Stop Runnin" (uma das melhores músicas da banda) do álbum "In Rock We trust" e a clássica "Black Tiger".
Após algumas tentativas frustradas no mercado musical, resolvem colocar a banda na ativa de novo e lançam em setembro de 95 o disco "Musically Incorrect" com a assinatura do Produtor Scott Boorey. O disco conseguiu boa repercussão no Japão e em parte da Europa, apenas.
No intuito de atingir a América, eles entraram em estúdio novamente e lançaram "Endangered Species", mas o público que a banda havia conquistado na América parecia haver desaparecido. Numa tentativa apelativa e desesperada, Dave traz os integrantes originais de volta à banda e em 2000 lançam mais um ao vivo, desta vez gravado através da BBC, no Friday Rock Show. O disco foi classificado como um interessante registro ao vivo de uma banda injustiçada, já que eles não deixavam nada a dever a outros nome do hard rock americano que estavam em melhor situação.
Em 2001, a banda lança a compilação "The Ultimate Collection".
A banda atualmente vem tentando reconquistar um lugar ao sol, fazendo shows em países como Holanda, Suécia, Espanha e em pequenas cidades Americanas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


Os 6 melhores vocalistas de metal farofa que a Loudwire considera injustamente subestimados
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


