Shelter
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: Century Media Records.
Adaptação: Paulo Finatto Jr.
É possível aliar a agressividade do hardcore com as mensagens positivas da filosofia hare krishna? A resposta é Shelter! Formada por dois pilares do estilo nos Estados Unidos, Ray Cappo e Porcell, a banda conseguiu o feito de levar os ideais de não-violência, vida sem drogas e espiritualidade ao público jovem em vários países do mundo. A dupla deu seus primeiros passos na música com o lendário Youth Of Today ainda na década de 80, em Nova York, em uma fase em que o hardcore e o punk estavam em alta na cidade. São daquela época as raízes do que viria a ser o som do Shelter. O Youth Of Today tornou-se parte essencial do underground, ao lado de Gorilla Biscuits, Sick Of It All e Agnostic Front.
Paralelamente, Cappo criou o Shelter apenas como um projeto onde explorava sons mais melódicos e os temas espirituais. Quando o grupo original encerrou suas atividades, em 1988, Cappo comprou uma passagem só de ida para a Índia e foi dedicar-se aos estudos da cultura oriental, sânscrito, medicina natural e yoga. Ao voltar para os Estados Unidos, reencontrou o velho amigo Porcell e ambos sentiram que era hora de fazer algo novo. Reviver o Youth Of Today não seria o passo adequado e caminho natural foi seguir com o Shelter. A gravadora Equal Vision lançou "Perfection Of Desire" em 1990 e, com este álbum, o krishna-core estava criado.Com o EP "Quest For Certainty", a banda fez sua estréia na gravadora Revelation em 1992 e ainda lançaria "Attaining The Supreme" um ano depois.
Várias mudanças na formação aconteceram durante a carreira, mas a dupla Cappo e Porcell manteve-se unida. A consagração surgiu em 1995 com o disco "Mantra", já pela Roadrunner Records, e com uma extensa tour pelos Estados Unidos, Europa, Japão e América do Sul. O hit "Here We Go Again" tornou-se um sucesso nas rádios e na MTV, ficando em primeiro lugar por três semanas seguidas no Brasil. A viagem se estendeu por quase dois anos e, com isso, um novo disco saiu somente em 1997. "Beyond Planet Earth" acabou não tendo o mesmo impacto do seu antecessor, já que o público não se acostumou com as inovações sonoras e com o flerte com faixas mais acessíveis. Durante a tour norte-americana, um acidente quase pôs fim à história do Shelter. A van que levava a banda derrapou na estrada e capotou, deixando alguns integrantes seriamente feridos. Recuperados do acidente, Cappo e Porcell resolveram repensar a carreira.
Em busca de mais liberdade, trocaram novamente de gravadora, assinando com a Century Media. O resultado foi "When 20 Summers Pass", um disco que marca a volta do Shelter ao hardcore rápido e melódico que sempre o caracterizou. Um dos mais pesados de toda a discografia do grupo, o álbum tem sido muito bem recebido e sua tour de divulgação, um verdadeiro sucesso. Incluindo a terceira passagem pela América do Sul, desta vez com shows no Brasil e Argentina.
Após as férias surgiram rumores de que esta teria sido a última tour do Shelter. Fato negado com o anúncio das gravações de "The Purpose, The Passion", cujo lançamento está previsto para o próximo mês de maio. Seu diferencial será a entrada de uma mulher na guitarra base. Sri Kesava, ex-namorada de Ray Cappo - líder é único membro da formação original do Shelter - uniu-se ao grupo, que conta ainda com Franklin Rhi (baixista dos CDs "Mantra" e "Beyond Planet Earth") e Sean Sellers (bateria). Outra novidade é o novo parceiro de Ray, o guitarrista Supergrass, que substitui Porcell, um dos fundadores do Shelter, que afastou-se da banda para se dedicar à família e ao filho recém nascido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


