Tuatha de Danann
Postado em 06 de abril de 2006
Por Nati Oliveira
Esse quinteto mineiro da cidade de Varginha vem dando muito o que falar por seu estilo único. Mesclando música Celta com Metal de muita qualidade e peso o Tuatha de Danann vem arrancando elogios tanto da crítica quanto do público, e arrebanhando fãs por todo o mundo.
Em 1995 sob o nome de Pendragon, deu-se o início das atividades da banda, sempre com o intuito de fazer um som sem rótulos, mesclando o Metal com a música celta e medieval.
Em 1996 sai a demo tape "The Last Pendragon" que já apresentava uma banda diferente das do cenário e que rendeu ótimas criticas da mídia especializada. Em 1998 veio a segunda demo tape, "Faeryge", totalmente mergulhada na magia e beleza da música celta, regada a flautas, violinos e muito peso. Esta demo impressionou. Toda a mídia especializada tanto do Brasil quanto exterior a elogiou muito, o que proporcionou ao Tuatha assinar com o selo Heavy Metal Rock.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
Em 1999 foi lançado um sigle com quatro novas canções e as músicas da demo "Faeryage" de bônus. Esse material foi lançado no CD com o nome "Tuatha de Danann". Sempre com a mesma linha musical, a mágica música celta e medieval mesclada ao metal, com vocais melódicos, flautas e muito delírio. Este divulgou muito a banda, tocou em várias cidades do Brasil e também no exterior em países como Portugal, Inglaterra, França entre outros.
Em Outubro de 2001 foi lançado o Cd "Tingaralatinagadum". Este álbum é um total convite à mais mágica e encantada viagem ao mundo místico, onde duendes bailam com fadas e tudo está em perfeita harmonia com a natureza; dez faixas inéditas, em uma boa gravação onde é visível o crescimento total da banda. "Tingaralatingadum" está recheado de flautas, bandolins, violinos e letras que nos levam a um passeio maravilhoso por este mundo desconhecido.
Ainda em 2001 o Tuatha participou do grandioso "Projeto Hamlet" da Die Hard Records (onde foram reunidas quatorze grandes bandas do Metal Nacional e ainda os vocalistas Mário Pastore e André Matos) com a música "The Last Words" onde houve as participações especiais de Ronaldo Simola, Mário Pastore e Alê Callari, o que fez a música crescer ainda mais, porém mantendo totalmente a caracteristica Tuatha de Danann.
Para 2004 está previsto o lançamento de um novo álbum, que deverá se chamar "Trova di Danú".
Line Up:
Bruno Maia (Vocal, flautas, guitarra e violões)
Rodrigo Berne (Guitarra e vocais)
Giovani Mendonça (Baixo e vocais)
Rodrigo Abreu (Bateria)
Leonardo Godtfriedt (Teclados e violino).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos
Skank: a frase homofóbica que Samuel Rosa se arrependeu de ter dito para livro de Leoni
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
O hino que Ronnie James Dio considerava a música perfeita de Rock clássico

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?



