Abraxas
Postado em 06 de abril de 2006
Por Mário Augusto O. Del Nunzio
O nome Abraxas é uma referência ao misticismo greco arcaico, referindo-se a um Deus que aparecia em pedras preciosas mágicas na forma humana com pés de cobras. Por causa do valor numerológico das letras no nome Abraxas, que é 365, esse Deus é considerado o patrono do ano.
A banda foi formada em 1985 pelo baixista Jan Müller e o baterista Heiko Burst na região do sul da Alemanha. Eles eram jovens, e demoraram para achar o resto dos músicos, mas em 1988 começaram a fazer shows e lançaram a demo-tape "Vampire". A banda começou a ter alguma popularidade, e melhoraram com a entrada do guitarrista de 15 anos Oliver Mindner e o vocalista Joachim Hittinger.
Com essa formação a banda gravou a sua segunda demo, com o estranho e intrigante nome "Shattered By A Terrible Prediction". A demo teve uma ótima aceitação no underground e aumentou o número de fãs da banda. Com isso, abriram shows para bandas como U.D.O., Zed Yago, Sinner, Kruiz e apareceram em grandes revistas como Metal Hammer, Break Out e Rock Hard.
Não demorou para gravadoras se interessarem pela banda. Nesse tempo, a Multimedia Publishing ficou interessada em lançar a demo como um EP. A companhia fabricou 1000 cópias, mas não distribuiu, ficando a distribuição por conta da própria banda.
Um pouco depois, no mesmo ano, entraram dois novos músicos na banda: Stephan Rohner, como segundo guitarrista, e Andreas Hittinger para tocar teclado. Um ano depois, Joachim Hittinger saiu e foi substituído por Chris Klauke, ex-Mania. A primeira coisa produzida por essa formação foi mais uma demo, chamada "Gates To Eden", produzida em dezembro de 1990 e muito bem recebida novamente por fãs e crítica. A banda recebeu muitas propostas de gravadoras, mas não aceitou nenhuma, pois não as achou interessantes. Em 91 foi gravada mais uma demo, conhecida como "Signs".
Estava claro que a banda devia passar do estágio de demos e gravar seu primeiro álbum. O trabalho foi gravado no respeitado Marquee Studios, com tudo sendo pago pela banda e foi chamado originalmente "The Liaison". O disco foi, em 1993, lançado no Japão. Entretanto, mesmo com a boa receptividade ao disco, circunstâncias fora do controle da banda aconteceram e o disco não foi lançado na Europa, como estava previsto para ser logo depois do lançamento no Japão: a gravadora que iria lançá-lo foi vendida, e quem a comprou não tinha interesse em lançar discos de Heavy Metal.
O disco ia ser lançado na Europa 3 anos depois, com a ordem das músicas alteradas, 3 músicas bônus (de demos de 1990 e 1991), capa e encarte diferentes e um novo título: "Tomorrow’s World", mas novamente isso não aconteceu. O selo que iria relançar o disco teve problemas financeiros e acabou tendo que ser vendido.
O disco acabou sendo lançado na Europa em fevereiro de 1998, pelo então recém-criado selo Limb Music Products / SPV. O disco japonês "The Liaison" já não estava sendo fabricado desde outubro de 1996.
Em 2000 o Abraxas anunciou oficialmente o fim de suas atividades, com seus integrantes seguindo para novos projetos ou carreiras solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps