Abraxas
Postado em 06 de abril de 2006
Por Mário Augusto O. Del Nunzio
O nome Abraxas é uma referência ao misticismo greco arcaico, referindo-se a um Deus que aparecia em pedras preciosas mágicas na forma humana com pés de cobras. Por causa do valor numerológico das letras no nome Abraxas, que é 365, esse Deus é considerado o patrono do ano.
A banda foi formada em 1985 pelo baixista Jan Müller e o baterista Heiko Burst na região do sul da Alemanha. Eles eram jovens, e demoraram para achar o resto dos músicos, mas em 1988 começaram a fazer shows e lançaram a demo-tape "Vampire". A banda começou a ter alguma popularidade, e melhoraram com a entrada do guitarrista de 15 anos Oliver Mindner e o vocalista Joachim Hittinger.
Com essa formação a banda gravou a sua segunda demo, com o estranho e intrigante nome "Shattered By A Terrible Prediction". A demo teve uma ótima aceitação no underground e aumentou o número de fãs da banda. Com isso, abriram shows para bandas como U.D.O., Zed Yago, Sinner, Kruiz e apareceram em grandes revistas como Metal Hammer, Break Out e Rock Hard.
Não demorou para gravadoras se interessarem pela banda. Nesse tempo, a Multimedia Publishing ficou interessada em lançar a demo como um EP. A companhia fabricou 1000 cópias, mas não distribuiu, ficando a distribuição por conta da própria banda.
Um pouco depois, no mesmo ano, entraram dois novos músicos na banda: Stephan Rohner, como segundo guitarrista, e Andreas Hittinger para tocar teclado. Um ano depois, Joachim Hittinger saiu e foi substituído por Chris Klauke, ex-Mania. A primeira coisa produzida por essa formação foi mais uma demo, chamada "Gates To Eden", produzida em dezembro de 1990 e muito bem recebida novamente por fãs e crítica. A banda recebeu muitas propostas de gravadoras, mas não aceitou nenhuma, pois não as achou interessantes. Em 91 foi gravada mais uma demo, conhecida como "Signs".
Estava claro que a banda devia passar do estágio de demos e gravar seu primeiro álbum. O trabalho foi gravado no respeitado Marquee Studios, com tudo sendo pago pela banda e foi chamado originalmente "The Liaison". O disco foi, em 1993, lançado no Japão. Entretanto, mesmo com a boa receptividade ao disco, circunstâncias fora do controle da banda aconteceram e o disco não foi lançado na Europa, como estava previsto para ser logo depois do lançamento no Japão: a gravadora que iria lançá-lo foi vendida, e quem a comprou não tinha interesse em lançar discos de Heavy Metal.
O disco ia ser lançado na Europa 3 anos depois, com a ordem das músicas alteradas, 3 músicas bônus (de demos de 1990 e 1991), capa e encarte diferentes e um novo título: "Tomorrow’s World", mas novamente isso não aconteceu. O selo que iria relançar o disco teve problemas financeiros e acabou tendo que ser vendido.
O disco acabou sendo lançado na Europa em fevereiro de 1998, pelo então recém-criado selo Limb Music Products / SPV. O disco japonês "The Liaison" já não estava sendo fabricado desde outubro de 1996.
Em 2000 o Abraxas anunciou oficialmente o fim de suas atividades, com seus integrantes seguindo para novos projetos ou carreiras solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra
O significado de "se hoje sou estrela, amanhã já se apagou" em "Metamorfose Ambulante"


Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



