Akashic
Postado em 06 de abril de 2006
Por Fábio Trovão
Vindos de Caxias do Sul/RS, a banda Akashic se originou do trio De Ros, composto por Marcos De Ros (guitarra), Fábio Alves (baixo) e Sandro Stecanela (bateria), que depois de lançar dois bons álbuns, decidiram incorporar novos elementos ao som da banda, e para isso chamaram o vocalista Rafael Gubert e o tecladista Éder Bergoza. O baterista Maurício Meinert logo entraria no lugar de Sandro Estecanella.
O primeiro cd demo, "Timeless Realm", foi gravado em 1998. As músicas mostram um excelente Metal Progressivo, com influências orientais, clássicas e até ritmos brasileiros, tudo na dose e no momento certo. A produção está muito acima do esperado de um cd demo. O trabalho de guitarras é fantástico, com solos brilhantes, sem cair no exagero dos virtuoses de hoje em dia e muito bem entrosado com os teclados que por sua vez exploram timbres diferentes do que costumamos ouvir na grande maioria das bandas atuais deste estilo. O trabalho da cozinha é coeso e preciso, e os vocais de Rafael Gubert são muito bem trabalhados, sem incursões exageradas e com melodias que fogem da mesmice que reina neste estilo ultimamente. A principal virtude desse trabalho é que a banda consegue ser extremamente criativa sem cair nos exageros e na falta de identidade que infestam as bandas do estilo. Destaque para as épicas "Who Am I?" (com uma participação especialíssima de uma soprano) e "Vasana Ksaya".
Em 1999 a banda grava mais um cd demo auto intitulado com apenas 3 músicas, simplesmente perfeitas. Elas trazem um pouco mais de Metal, mas sem deixar de lado o Progressivo e todas as características do primeiro cd. É impossível não se empolgar com "Gates Of Firmament" e não se emocionar com "Memories".
em 2001 o Akashic lancou o CD Timeless Realm, pela Hellion Records, contando com ótimos reviews da crítica especializada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps