Resenha - Sinistra e Shaman (Estúdio Espaço Som, São Paulo, 15/04/2022)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 01 de junho de 2022
Que a Kiss FM é a maior e mais conceituada rádio do Brasil, no que diz respeito ao Rock N' Roll e suas vertentes, todos já sabem, mas é importante ressaltar também a preocupação que sua equipe possui em disseminar e fortalecer a riquíssima cena autoral de nosso país. Baseado em tal pensamento, foi criado o programa Kiss Club, no qual toda sexta-feira duas bandas se apresentam ao vivo, diretamente do Estúdio Espaço Som - localizado em Pinheiros, na capital de SP - com transmissão tanto pela rádio quanto por meio do YouTube.
A edição ocorrida no último dia 15 de Abril foi inteiramente dedicada ao Heavy Metal, e trouxe a interessante união entre grupos de realidades distintas (mas nem tanto): um, já bastante consagrado e de renome internacional; o outro, dos mais promissores da atualidade. Refiro-me às entidades SHAMAN e SINISTRA.
A primeira banda a subir ao palco do Espaço Som, pouco após as 22h, foi o SHAMAN. Infelizmente, devido à problemas que não tive condições de apurar, a entrada da imprensa e do (pequeno) público foi impossibilitada durante boa parte da apresentação, tendo sido liberada apenas na fase derradeira do set, onde o grupo executou "Innocence" e "More", ambas presentes em seu segundo álbum, "Reason" (2005), e a nova "The I Inside", parte integrante do recém-lançado "Rescue", responsável por colocar um ponto final ao show. A formação, que hoje conta com Alírio Netto (vocal), Hugo Mariutti (guitarra), Luís Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria) e Fábio Ribeiro (teclado), se mostrou completamente entrosada e coesa, provando mais uma vez que a escolha de Alírio para o posto de frontman - que outrora pertenceu ao saudoso Andre Matos - foi mais do que acertada, pois se trata de um cantor e intérprete muito acima da média. Neste momento, a banda encontra-se em turnê pelo Brasil ao lado do Noturnall.
Setlist:
01 - Turn Away
02 - Distant Thunder
03 - For Tomorrow
04 - Reason
05 - Innocence
06 - More
07 - The I Inside
Ao contrário de seu antecessor, nome veterano que dispensa maiores apresentações, o SINISTRA, mesmo composto por um time altamente gabaritado, ainda encontra-se em início de trajetória. Revelado ao mundo em 2019 e formado por Nando Fernandes (vocal, ex-Hangar e Cavalo Vapor), Edu Ardanuy (guitarra, ex-Dr. Sin), Luís Mariutti (baixo, Shaman e ex-Angra) e Rafael Rosa (baterista que gravou o álbum "Time To Be Free", de Andre Matos), o grupo, que pratica um Heavy Metal tradicional aos moldes do Black Sabbath, inteiramente cantado em português, disponibilizou dois singles online no mesmo ano, e faria a sua estreia nos palcos abrindo os shows do lendário Sammy Hagar (ex-vocalista do Van Halen) no Brasil, mas então a pandemia veio e colocou tais planos abaixo.
O quarteto iniciou a sua atuação por volta das 23h20, com a inédita "Mente Vazia", seguida por "Viver" - o segundo single do grupo, lançado ainda em 2019 - e "Santa Inquisição", som novo que aborda um dos episódios mais grotescos da história da humanidade, que como todos sabem, foi protagonizado pela famigerada igreja católica. É simplesmente desnecessário discorrer acerca das performances individuais dos músicos, pois temos aqui a junção de alguns dos maiores expoentes do nosso país em suas respectivas funções, portanto, a entrega é mais do que satisfatória, e a química entre eles se faz notável. A segunda metade do repertório contou com as porradas "O Amanhã", "Quem é Você?" (primeira canção disponibilizada pela banda, e particularmente, minha predileta) e "Nada é Mais Igual (Lockdown)", encerrando assim esta poderosa apresentação, que elevou ainda mais as já altas expectativas para o vindouro álbum de estreia, previsto ainda para 2022.
Setlist:
01 - Mente Vazia
02 - Viver
03 - Santa Inquisição
04 - O Amanhã
05 - Quem é Você?
06 - Nada é Mais Igual (Lockdown)
Agradecimentos especiais à Fani Moraes, Paul Martins e toda a equipe do programa, pelo convite e por viabilizar esta cobertura.
O Kiss Club vai ao ar toda sexta-feira, das 22h à meia-noite, na programação da rádio e também no canal oficial da Kiss FM no YouTube.
KISS FM
São Paulo: 92.5 MHZ
Litoral Paulista: 100.3 MHZ
Campinas: 107.9 MHZ
Rio de Janeiro: 91.9 MHZ
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


