Resenha - Sinistra e Shaman (Estúdio Espaço Som, São Paulo, 15/04/2022)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 01 de junho de 2022
Que a Kiss FM é a maior e mais conceituada rádio do Brasil, no que diz respeito ao Rock N' Roll e suas vertentes, todos já sabem, mas é importante ressaltar também a preocupação que sua equipe possui em disseminar e fortalecer a riquíssima cena autoral de nosso país. Baseado em tal pensamento, foi criado o programa Kiss Club, no qual toda sexta-feira duas bandas se apresentam ao vivo, diretamente do Estúdio Espaço Som - localizado em Pinheiros, na capital de SP - com transmissão tanto pela rádio quanto por meio do YouTube.
A edição ocorrida no último dia 15 de Abril foi inteiramente dedicada ao Heavy Metal, e trouxe a interessante união entre grupos de realidades distintas (mas nem tanto): um, já bastante consagrado e de renome internacional; o outro, dos mais promissores da atualidade. Refiro-me às entidades SHAMAN e SINISTRA.
A primeira banda a subir ao palco do Espaço Som, pouco após as 22h, foi o SHAMAN. Infelizmente, devido à problemas que não tive condições de apurar, a entrada da imprensa e do (pequeno) público foi impossibilitada durante boa parte da apresentação, tendo sido liberada apenas na fase derradeira do set, onde o grupo executou "Innocence" e "More", ambas presentes em seu segundo álbum, "Reason" (2005), e a nova "The I Inside", parte integrante do recém-lançado "Rescue", responsável por colocar um ponto final ao show. A formação, que hoje conta com Alírio Netto (vocal), Hugo Mariutti (guitarra), Luís Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria) e Fábio Ribeiro (teclado), se mostrou completamente entrosada e coesa, provando mais uma vez que a escolha de Alírio para o posto de frontman - que outrora pertenceu ao saudoso Andre Matos - foi mais do que acertada, pois se trata de um cantor e intérprete muito acima da média. Neste momento, a banda encontra-se em turnê pelo Brasil ao lado do Noturnall.
Setlist:
01 - Turn Away
02 - Distant Thunder
03 - For Tomorrow
04 - Reason
05 - Innocence
06 - More
07 - The I Inside
Ao contrário de seu antecessor, nome veterano que dispensa maiores apresentações, o SINISTRA, mesmo composto por um time altamente gabaritado, ainda encontra-se em início de trajetória. Revelado ao mundo em 2019 e formado por Nando Fernandes (vocal, ex-Hangar e Cavalo Vapor), Edu Ardanuy (guitarra, ex-Dr. Sin), Luís Mariutti (baixo, Shaman e ex-Angra) e Rafael Rosa (baterista que gravou o álbum "Time To Be Free", de Andre Matos), o grupo, que pratica um Heavy Metal tradicional aos moldes do Black Sabbath, inteiramente cantado em português, disponibilizou dois singles online no mesmo ano, e faria a sua estreia nos palcos abrindo os shows do lendário Sammy Hagar (ex-vocalista do Van Halen) no Brasil, mas então a pandemia veio e colocou tais planos abaixo.
O quarteto iniciou a sua atuação por volta das 23h20, com a inédita "Mente Vazia", seguida por "Viver" - o segundo single do grupo, lançado ainda em 2019 - e "Santa Inquisição", som novo que aborda um dos episódios mais grotescos da história da humanidade, que como todos sabem, foi protagonizado pela famigerada igreja católica. É simplesmente desnecessário discorrer acerca das performances individuais dos músicos, pois temos aqui a junção de alguns dos maiores expoentes do nosso país em suas respectivas funções, portanto, a entrega é mais do que satisfatória, e a química entre eles se faz notável. A segunda metade do repertório contou com as porradas "O Amanhã", "Quem é Você?" (primeira canção disponibilizada pela banda, e particularmente, minha predileta) e "Nada é Mais Igual (Lockdown)", encerrando assim esta poderosa apresentação, que elevou ainda mais as já altas expectativas para o vindouro álbum de estreia, previsto ainda para 2022.
Setlist:
01 - Mente Vazia
02 - Viver
03 - Santa Inquisição
04 - O Amanhã
05 - Quem é Você?
06 - Nada é Mais Igual (Lockdown)
Agradecimentos especiais à Fani Moraes, Paul Martins e toda a equipe do programa, pelo convite e por viabilizar esta cobertura.
O Kiss Club vai ao ar toda sexta-feira, das 22h à meia-noite, na programação da rádio e também no canal oficial da Kiss FM no YouTube.
KISS FM
São Paulo: 92.5 MHZ
Litoral Paulista: 100.3 MHZ
Campinas: 107.9 MHZ
Rio de Janeiro: 91.9 MHZ
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Governador Romeu Zema oficializa o "Dia do Heavy Metal de Minas Gerais"
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


