Resgate: como foi a gravação do DVD 25 Anos em São Paulo

Resenha - Resgate (Teatro Anhembi Morumbi, São Paulo, 19/09/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jefferson Guedes Giammelaro
Enviar Correções  

O show de gravação do DVD da banda RESGATE na sexta-feira dia 19 de Setembro foi realmente algo fantástico e surpreendente, seja pelo repertório escolhido e/ou pelo local escolhido e/ou ainda pelas "parcerias não esperadas", quem não conseguiu comprar o ingresso para sábado e teve que se contentar com a sexta (como eu) teve ÓTIMAS surpresas.

Megadeth: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Black Metal: banda brasileira fez clipe mais bizarro do universo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A princípio devemos lembrar que o show seria apenas no dia 20 de setembro, mas com a grande procura por ingressos (todos foram vendidos), abriram o dia 19 também, e este dia também teve todas as entradas esgotadas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O local do show: um teatro, algo não tão normal para um show de rock n´ roll, tanto que a plateia ficou em diversos momentos com muita vontade de agitar um pouco mais, mas preferiram ficar sentados cantando e admirando o visual. Além da acústica fantástica, o visual do show foi incrível. A já conhecida carisma da banda estava presente e que sendo bem sincero, são poucas as bandas que possuem essa proximidade, respeito e sinceridade com o público, além de um ótimo humor que se torna contagiante, sendo quase um show de "Stand-up comedy Rock N´ Roll".

Hamilton (Mito Gomes) - Guitarra e violão
Hamilton (Mito Gomes) - Guitarra e violão

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não sabemos como se chamará o DVD, mas a propaganda que seria um show comemorativo aos 25 anos da banda foi condizente com o set-list. O público de idade variada, era composta desde jovens com 15 anos até pessoas mais velhas que deveriam beirar o 50tão.

Jorge Bruno - Bateria
Jorge Bruno - Bateria

O começo do show com o set acústico já surpreendeu, o abrir das cortinas revelou todos os músicos sentados em "sofázinhos" com violões e a decoração com muitos detalhes, um ambiente como quase de uma sala de uma casa, com telefones, abajures, em resumo um ambiente bem íntimo.

Abriram o show com a música "Todo Som" puxando bastante e o possível para a versão original, mas inegavelmente os arranjos novos apareceram deixando ela mais puxada para o blues, cantada em uníssono com todos presentes, já contagiou todos logo de cara. Teoricamente não se imagina a utilização da mesma como uma música de abertura, mas foi uma das escolhas mais acertadas, pois a linda música atingiu a todos com a melodia e a sinceridade da letra. Esta música está presente em seus últimos CDs ao vivo, bem como em DVDs e shows, mas sempre em versão elétrica, ela foi lançada originalmente no CD "Novos Rumos" de 1993.

Marcelo Bassa - Baixista
Marcelo Bassa - Baixista

Logo depois, tocaram a música "Ainda Há Tempo" do primeiro LP da banda, "Vida, Jesus & Rock N´Roll" lançado em 1991, mostrando a abordagem do que seria o show, show que realmente viajaria pelos 25 anos da banda. Muitos jovens que estavam lá nem eram nascidos quando a música foi gravada pela primeira vez, numa versão que caminhava do puro rock para o hard que iria vir nos LP/CDs posteriores. A versão acústica da música ficou diferente da original, mas ainda assim, muito boa... Um presente para fãs que como eu, apreciam, acompanham e tem todos os CDs da banda.

José (Zé) Bruno - Guitarra - Violões e Vocais
José (Zé) Bruno - Guitarra - Violões e Vocais

De repente a primeira surpresa, chamaram ao palco o cantor Ademar de Campos, um cantor muito respeitado no cenário cristão, com décadas de carreira. Zé Bruno como sempre com ótimo humor, brinca com Ademar, dizendo que estava muito feliz naquele momento, pois escutava Ademar desde que era criancinha, levando todos aos risos. Mais uma música direta ao coração e surpreendendo pela profundidade, "Amigo De Deus" comoveu a todos. E está foi uma surpresa que só os presentes no show de sexta tiveram, pois Ademar não estaria no show do dia seguinte, até por isso a música foi tocada duas vezes para a gravação do DVD.

Ademar de Campos
Ademar de Campos

Após essa música e algumas brincadeiras as cortinas se fecharam e ao se abrir, deu início a parte "elétrica" do show.

Começaram com uma nova canção, a música chamada "Ele" foi a primeira das três novas músicas que a banda irá lançar no DVD (pelo menos isto foi dito como o plano da banda, pois como eles mesmos afirmaram, essas novas músicas tiveram pouco tempo de ensaio e já estavam gravando no DVD, tomara que os erros sejam mínimos para que elas apareçam nesta gravação)."Ele" é uma ótima canção, como explicado por Zé Bruno, mais uma parceria que foi encabeçada pelo guitarrista Hamilton (Mito Gomes).

Continuando o set, mais um momento de surpresa, "Leve Fardo", muitos cantando junto, não sei dizer, mas acredito que a banda não tocava este som a muitos anos... A música ficou fantástica, ela foi lançada originalmente no segundo Lp/CD da banda "Novos Rumos".

Neste momento entrava no palco o tecladista André Freitas que permaneceria até a penúltima música, ele tocou responsável por todo tipo de som de piano, sintetizadores e etc, um músico com muita qualidade, que em muitos momentos entrou nas brincadeiras da banda, onde era o "culpado" por alguns pequenos erros em alguns momentos.

Após a música "Leve Fardo" tocaram "Depois de Tudo", música presente em seu penúltimo CD "Ainda Não É o Último" (2010) e foi cantada por todos os presentes.

André Freitas - Tecladista
André Freitas - Tecladista

Mais uma música nova, "Se Soubesse" canção que foi repetida aos risos por esquecimento da letra, hilário. Momentos fantásticos que torço para que esteja num "bônus" da apresentação, algo como erros de gravação.

"5:50AM" foi a seguinte, e pode-se dizer que é a música de mais sucesso da banda, lançada originalmente no CD mais pesado da banda, o terceiro lançado e o mais aclamado "On The Rock" de 1995, foi cantada por todos com um grande e belo solo de piano no meio.

Mais uma surpresa (repetitivo, mas não há como descrever diferente) "Ao Rei" música do ótimo CD "Praise" (lançamento do ano 2000), trouxe uma ótima vibração e a participação de uma orquestra junto, algo que engrandeceu demais a música, deixando a música muito completa, e fantástica.

Zé Bruno interagindo muito com o público neste momento comenta um pedido que sempre ocorre de a banda mudar um pouco o set de músicas que tocam, e eles falaram que fariam isso e prontamente tocam "Terapia", também do CD "Ainda Não É O Último", com a participação da orquestra que só se despediria no fim do show; As músicas ficaram muito bem arranjadas e produzidas.

No mesmo embalo, trocaram-se guitarras por violões e a banda mandou a música "Sempre Tem Uma Assim", música presente no CD "Este Lado Para Cima" lançado em 2012. Mantiveram os arranjos, mas o solo ficou por conta da orquestra e a música ficou realmente muito linda.

Já empunhando as guitarras novamente, viria um dos melhores momentos do show, Zé diz que a música vinha do CD "On The Rock" e que a letra ainda era muito atual, a expectativa aumentou muito, e eles mandaram a incrível "Doutores Da Lei" uma das músicas mais pesadas já lançadas pela banda. O peso foi mantido, o solo fantástico executado por Mito Gomes, somado aos teclados e a presenta em um momento somente da voz com a orquestra transformou essa música em algo muito, mas muito incrível.

"Vou Me Lembrar" veio com a mesma profundida de letra, de atualidade e com a linda melodia muito bem acompanhada, música que também foi lançada originalmente CD "Ainda Não É O Último".

Uma pequena pausa, e se juntam a banda Paulo Anhaia (produtor que trabalhou com o Resgate nos CDs "On The Rock", "Resgate" e "Este Lado Para Cima" e Carlos Anhaia muito amigo da banda e que Zé Bruno apresentou dizendo que já tinha emprestado muitos instrumentos para a banda fazer as gravações.

Tocaram três músicas juntos, "Amor" (presente originalmente no Cd "Praise", uma música cover dos BEATLES "All You Need Is Love" (fantástica versão e que combinou demais com o RESGATE) e mais uma canção nova "Luz" que também rendeu risos com os erros da banda.

Carlos Anhaia - amigos
Carlos Anhaia - amigos
Paulo Anhaia - amigos (Edir Macedo hahah)
Paulo Anhaia - amigos (Edir Macedo hahah)

Para o fechamento do show somente os quatro integrantes originais, acima de tudo quatro grandes pessoas, Zé Bruno, Hamilton (Mito), Marcelo (Bassa) e Jorge Bruno empunhando apenas 2 violões e um baixo acústico (Jorge cheio de humor e brincando muito na noite demonstrando toda a felicidade e alegria da banda, resolveu e comunicou que apenas iria cantar), juntos executaram um hino tradicional da igreja cristã: "Mais Perto Quero Estar", emocionou, fez todos cantarem junto e trouxe um desfecho inusitado para o show, mas como eles mesmos disseram, a canção foi escolhida pois não existe outra que expressa o sentimento da banda em todo este tempo, o sentimento que eles demonstraram em todo esses 25 anos, que para em uma opinião pessoal, resume a banda em: A banda de rock mais cristã e sincera, e a menos go$pel/Evangélica do Brasil.

Ainda tiveram tempo para tirarem algumas fotos com o público e fazendo o esforço possível para atender o maior número de presentes (isto porque havia pouco tempo para fechar o teatro), eu tive o privilégio de conseguir um breve contato e atenção para que assinassem todos os meus CDs da banda (e até mesmo o encarte do VHS do show "Acústico") que fazem parte da minha coleção de CD´s, coleção esta que está completa com todos os lançamentos destes 25 anos da banda e que eu espero que este DVD não seja o último, mas que ainda venham mais alguns trabalhos e anos com mais deste ótimo e sincero Rock N´ Roll.

Set-List completo:

1 - Todo Som (Acústica)
2 - Ainda Há Tempo (Acústica)
3 - Amigo de Deus (Acústica com part. Ademar de Campos)
4 - Ele (Nova Canção)
5 - Leve Fardo
6 - Depois de Tudo (participação André Freitas no Teclado)
7 - Se Soubesse (Nova Canção)
8 - 5:50AM
9 - Ao Rei (Começo da participação da Orquestra)
10 - Terapia
11 - Sempre Tem Uma Assism ("Acústica")
12 - Doutores Da Lei
13 - Vou Me Lembrar
14 - Amor (Com participação de Paulo e Carlos Anhaia)
15 - All You Need Is Love ("The Beatles" com participação de Paulo e Carlos Anhaia)
16 - Luz (Nova Canção com participação de Paulo e Carlos Anhaia)
17 - Mais Perto Quero Estar (Acústico)

Resgate é:

Zé Bruno - vocalista, guitarrista
Hamilton Gomes - guitarrista, vocal de apoio
Marcelo "Bassa" - baixista.
Jorge Bruno - baterista

Obs: Todos os vídeos retirados do YOUTUBE (sem relação com o autor da resenha) e fotos do perfil oficial do Resgate no Facebook.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rock Cristão: as principais bandas nacionaisRock Cristão
As principais bandas nacionais

Rock Cristão: alguns dos principais discos nacionais do gêneroRock Cristão
Alguns dos principais discos nacionais do gênero


Megadeth: Perguntas e respostas e curiosidades diversasMegadeth
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Black Metal: banda brasileira fez clipe mais bizarro do universoBlack Metal
Banda brasileira fez clipe mais bizarro do universo


Sobre Jefferson Guedes Giammelaro

Um cara que gosta muito de música e que sabe que ela pode ser muito mais que apenas sons (ou barulho), mas sim algo que pode mudar vidas. Casado, cristão, guitarrista, colecionador de CDs e um cara que gosta muito de divulgar, reviver e ajudar na caminhada de novas e antigas bandas que não são apenas passageiras, mas que acrescentem algo na jornada... Buscando voltar à essência! Twitter: @je_ggg.

Mais matérias de Jefferson Guedes Giammelaro no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt