O Nickelback merece ser odiado?
Por Helton Grunge
Postado em 30 de julho de 2023
O Nickelback é uma banda que alcançou o sucesso nos anos 2000 e desde então segue lotando shows pelo mundo e vendendo muitos discos até hoje. Mas, mesmo com todo esse reconhecimento, a banda também é uma das mais odiadas do seguimento até hoje.
Nickelback - Mais Novidades
Esse ódio tem algumas explicações: uma piada no Comedy Central dos EUA sobre o Nickelback passou incansavelmente na programação do canal. Além disso, o hit How You Remind Me foi uma das músicas mais tocadas em todas as rádios durante a década de 2000. Certamente, essa grande exposição e repetição ajudou a fazer com que a banda ganhasse novos "haters".
A verdade é que a banda surgiu no meio da década de 90 e trazia consigo uma sonoridade muito influenciada pelo Grunge. O primeiro álbum, chamado Curb (1996) traz muitas guitarras distorcidas e muito peso, tudo isso misturado a boas melodias. Com o decorrer da carreira, a banda começou a criar algumas baladas e parece ter descoberto nelas uma "fórmula de sucesso".
O maior sucesso da banda certamente foi o álbum All the Right Reasons (2004), trabalho que trouxe grandes sucessos como Photograph, Rockstar e Far Way. Mas além dessas baladas, o álbum também traz músicas com mais intensidade como Savin'me, Follow You Home e Animals; mas que talvez não tiveram o grande destaque na mídia que mereciam, não alcançando o grande público. Com isso, a banda acabou sendo estigmatizada por baladinhas, mesmo também fazendo músicas mais pesadas e intensas, trazendo ainda mais ódio dos amantes do Rock.
A verdade é que a banda encontrou um jeito de se manter no mainstream mais tempo fazendo boas baladas, mas também não deixou de fazer músicas mais intensas, assim como era no começo da carreira. Cabe a quem gosta de Rock e Rock Alternativo ir atrás de ouvir com mais calma e paciência seu trabalho. Isso não garante que alguém vá gostar, mas pode ajudar a quebrar um preconceito e mostrar um outro lado da banda. Afinal, o Nickelback é bem competente no que faz, seja ao vivo, seja em seus álbuns e eles sabem tanto fazer boas baladas, como também fazer músicas com mais intensidade e peso. O fato de eles talvez terem exagerado na criação das baladas que vendem bastante não tira sua competência de fazer boa música sem ser apelativa.
O canal do Youtube chamado Mas Isso Na Minha Opinião fez um vídeo explicando detalhes desse ódio à banda, falando de suas raízes e trazendo algumas teorias para isso. Quer saber mais? Não deixe de clicar abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O pior disco do Black Sabbath, segundo o Heavy Consequence; "Uma atrocidade"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
Max Cavalera diz que enterrou as fitas de debut do Soulfly para capturar "poder indígena"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso

25 hinos do rock que chegam aos 25 anos em 2026
Angra errou na escolha de Fabio Lione?
Cuzões em shows: como músicos devem lidar com essa raça maldita


