Live do Iron Maiden no Download Festival: fui trollado!
Por Tacio Philip Sansonovski
Postado em 27 de junho de 2020
Quando você vai a um festival de bandas você (normalmente!) sabe quais bandas irão tocar e, muitas vezes, mesmo que não saiba o horário exato, sabe pelo menos "mais ou menos" a hora que as bandas do seu interesse entrarão no palco.
Agora, imagine você receber uma propaganda por email, ver uma propaganda nas redes sociais, ver outras propagandas em sites de música dizendo que "às x horas terá um show de y". Logo conclui-se que "às x horas terá um show de y", não? Mas não foi bem assim que aconteceu...
Em uma "trollagem" (termo moderno que não existia na época que eu ia nos Monsters of Rock – e estou falando do final da década de 90, não os mais "recentes" há 10 anos), uma piada que só não foi pior que o festival Metal Open Air (lembra disso?) foi a Live do IRON MAIDEN anunciada pelo "Download TV", canal no youtube relacionado aos festivais Download Festival.
Tudo bem eles quererem divulgar várias bandas. Tudo bem muitas pessoas gostarem de muitas bandas. Mas para que essa "trollagem" com o público tendo divulgado que, às 15 h (horário de Brasília), teria uma "Live do IRON MAIDEN", se na realidade foi uma alternância entre entrevistas, "blá blá blás" e algumas músicas pescadas de mais de uma dezena de bandas?
Quando eu já havia sido fisgado por eles (sabia que o termo Trollagem vem disso, não do Troll mitológico?) busquei no site deles e descobri a verdade. Era realmente um "live festival" e, lá no final, bem no final do lineup, teria IRON MAIDEN.
Mas como diriam as propagandas do grupo imagem: "mas não é só isso!". O festival começou com o Iron Maiden. Mostraram um vídeo clipe (não, desculpe quem acreditou nisso, mas não era um show) com a "The Clairvoyant" em playback (só eu achei que essa "música ao vivo" da década de 80 estava muito "parecida" com o CD?). Ai depois entrou uma banda, outra banda, outra banda (nada contra, gosto pessoal é gosto pessoal, mas eu tinha acessado para assistir Maiden), sempre intercalado com as entrevistas, ai no "meio do caminho" teve, esse sim em um show do Iron Maiden, a "The Reincarnation of Benjamin Breeg" e, muito depois, já depois de eu ter gravado o vídeo abaixo, editado, enviado para o youtube e publicado, às 18h44 começou a tão esperada "Live do Iron Maiden".
Mas calma aí! Não acabou!!! Não foi um show! Foram "meia dúzia" (não contei exatamente) de músicas sorteadas de anos diferentes do Download Festival e, quando menos esperava, acabou! Sim! Às 19h40, menos de uma hora depois, tinha acabado o "show"!!!
Eu curto muito IRON MAIDEN, ouço desde a metade final da década de 80, já fui a dezenas de show, já "tietei", tenho coleção de "tranqueiras" relacionadas a banda e sim, curti o micro-show, mas que foi uma "puta de uma falta de sacanagem", isso foi! Eu também curto METALLICA (um pouco menos que IRON MAIDEN, mesmo assim ainda bastante) e nesse quesito, mais uma vez, o METALLICA com suas Monday Lives está de 7... 8... 9... (sei lá quantos shows inteiros eles já apresentaram) a 0 (ZERO!) em relação ao Maiden.
Mas é isso aí, fã é fã e mesmo com propaganda enganosa, demorando para começar e sendo só uma "rapidinha", ainda assim o minúsculo setlist deste festival de espera que não havia sido divulgado como festival foi bom enquanto durou!
UP THE IRONS!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


