New Metal: o equivalente ao Grunge para a nova geração?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Milho Wonka, Fonte: Milho Wonka
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Em meados dos anos 90 surgiu uma banda que arrebatou milhares de fãs e influenciou toda uma nova geração. Sim, logo vem à mente o Nirvana, banda que assim como surgiu repentinamente, teve sua carreira interrompida com a morte de Kurt.

5000 acessosOzzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação5000 acessosKiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

O texto a seguir não trata sobre o grunge, mas sim sobre o New Metal (aí você pergunta, "então porque citar"?) Comentei no ínicio sobre esta parte da história da música para que você que não curte o New Metal entenda como a maioria dos fãs se sente. Pelo menos é isso que nota-se nas opiniões que peguei no Ego Club no evento FUCK MACHINE.

A convite da Gothznewz (equipe que organizou o evento) estive no local e resolvi conferir quais os principais pontos para que os fãs do gênero apreciem tantos bandas como Linkin Park, Korn, Avenged Sevenfold, Slipknot, entre outras. Percebe-se também que o público do New é uma verdadeira família no quesito união, presença forte em shows de bandas covers ou de som próprio, conhecem a fundo o que estão curtindo (pelo menos a maioria ainda é assim).

O motivo mais comentado foi a sensação de liberdade que a pessoa tem ao colocar seus fones de ouvido com o volume no máximo e poder sentir algo próximo do que a música tenta trasmitir. Outra coisa citada foi a questão da variação entre a agitação e calmaria que são agregadas em algumas músicas. Se você reparar bem e tiver mais de vinte anos, provavelmente já ouviu alguma banda pelos mesmos motivos, ou pelo menos, parecidos.

Muita gente ainda tacha o New Metal como um modismo, que foi coisa que veio, passou e algumas bandas sobreviveram, mas se olhar mais de perto é possível notar que o estilo está mais vivo do que nunca. Hoje em dia 8 em cada 10 jovens escutam New Metal, em meados de 2005 esse número era dividido em 50% pra sim e não.

Atualmente as bandas que estão no ápice de sua carreira são (algumas citadas provavelmente você poderá dizer que não é new metal, mas está em meio ao gênero) S.O.A.D, Avenged Sevenfold, Korn, Slipkot. Esta última oriunda de outro estilo, o Korn em opinião particular (particular, leu isso?), já teve sua fama mais elevada. O System Of A Down mostrou no Rock In Rio que veio com pique novo para durar mais alguns anos.

O Avenged Sevenfold foi formado em 99, começando como banda de Metalcore. O nome Avenged Sevenfold (vingado sete vezes, em português) é uma referência ao livro do Gênesis na Bíblia, quando Caim é sentenciado a viver em exílio por matar seu irmão. Deus o marcou e ninguém poderia matá-lo pelo seu pecado. Quem matasse Caim seria "castigado sete vezes" e assim, Caim seria vingado sete vezes (WIKIPEDIA).

Korn (às vezes escrito como KoЯn, para imitar o símbolo da banda) é uma banda de nu metal de Bakersfield, Califórnia, que atualmente assinou contrato com a gravadora Roadrunner records. Frequentemente levam o crédito de ser a banda pioneira do género nu metal e ter inspirado a onda de nu metal, metal alternativo e influenciado bandas de rapcore no meio dos anos 1990 e começo do século XXI, ajudando, em particular, Limp Bizkit (banda que foi descoberta pelos Korn) e junto a eles disseminaram o nu metal no mundo todo (WIKIPEDIA).

Slipknot é uma banda de metal norte-americana formada em Des Moines, Iowa. É constituída por nove membros, sendo eles atualmente Sid Wilson, Joey Jordison, Donnie Steele, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor. A formação da banda manteve-se inalterado desde 1999 até 2010. Cada membro usa uma máscara distinta (WIKIPEDIA).

System of a Down (às vezes abreviado para SOAD) é uma banda de metal armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. É composta por Daron Malakian (guitarra, vocais), Serj Tankian (vocais, teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções (WIKIPEDIA).

Nunca teremos certeza de qual banda deu origem ao new metal, qual delas foi a primeira a ser rotulada assim. Algumas delas foram Deftones, Korn, P.O.D. e 311. Algumas eram chamadas de aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de metal alternativo.

Ao passar do tempo criou-se uma certa dificuldade entre a mídia a se definir tantas bandas novas que surgiam a cada dia na américa do norte e europa, sendo assim todas que tinham a sonoridade parecida ou com a mesma influência, passaram a ser chamdas bandas de New Metal.

O primeiro grande evento que acabou por lançar ao mundo muitas bandas hoje famosas, foi o Ozzfest, que terminando os anos 90 já era uma reunião de muita relevãncia no cenário musical mundial.

Algumas pessoas citam que essa sonoridade veio da fusão entre estilos atípicos como o funk metal californiano (os americanos chamam assim) (Faith no More, Janes Addiction, etc), sons que tem tendências sonoras de Heavy, metal alternativo e incluíram aí algumas nuances de RAP.

Nota-se ainda em meio às bandas de New Metal, coisas típicas dos trabalhos de Helmet, Rage Against the Machine, Living Colour, etc. A primeira citada, criadora da mistura de afinação baixa e riffs pausados, bateria seca (fazendo menção ao metal dos anos 70) incluindo Hip Hop, músicas sempre sempre com acordes pausados e sensação de "ataque".

Ainda é acrescentado alguns sons eltrônicos que talvez sejam por parte da união do RAP e HIP HOP e ainda falando sobre a influência para a criação do new metal, não podemos deixar de fora o Grunge e o Metal Industrial, como Nine Inch Nails, Ministry e White Zombie.

O próprio Korn já assumiu que em sua música existe influência também de Bolt Thrower e Napalm Death, de onde surgiu a idéia de uma afinação diferenciada e muito mais grave que o comum, passando assim uma idéia de disparidade entre voz e guitarra que se enquadram perfeitamente na mesma canção.

O que temos que adimitir aqui é que goste ou não, o New Metal está influenciando uma nova geração e que isso vai se refletir no futuro do Rock. Sempre existe em bandas novas a união entre algo clássico (que já fez e ainda faz sucesso a muitos e muitos anos) e o novo, trazendo assim uma nova fórmula do sucesso musical.

No vídeo, você pode notar um pouco como foi o evento (FUCK MACHINE) no EGO CLUB e conferir ainda alguns trechos de apresentações ao vivo das bandas citadas.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de janeiro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá conselhos sobre masturbação

MaquiagensMaquiagens
O fim da polêmica Kiss x Secos & Molhados

MetallicaMetallica
Jason explica o baixo apagado de And Justice For All

5000 acessosVelocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosSlash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?5000 acessosGuitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?5000 acessosMamonas Assassinas: viúva do Piloto comenta vídeo de Feliciano5000 acessosMystery Guitar Man: tocando 1000 guitarras ao mesmo tempo?

Sobre Milho Wonka

Milho Wonka, Youtuber desde 2010, em seu canal aborda um humor ácido sobre assuntos do rock e do dia a dia.

Mais matérias de Milho Wonka no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online