New Metal: o equivalente ao Grunge para a nova geração?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Milho Wonka, Fonte: Milho Wonka
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em meados dos anos 90 surgiu uma banda que arrebatou milhares de fãs e influenciou toda uma nova geração. Sim, logo vem à mente o Nirvana, banda que assim como surgiu repentinamente, teve sua carreira interrompida com a morte de Kurt.

Pink Floyd: o maior concerto de rock já produzidoLGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O texto a seguir não trata sobre o grunge, mas sim sobre o New Metal (aí você pergunta, "então porque citar"?) Comentei no ínicio sobre esta parte da história da música para que você que não curte o New Metal entenda como a maioria dos fãs se sente. Pelo menos é isso que nota-se nas opiniões que peguei no Ego Club no evento FUCK MACHINE.

A convite da Gothznewz (equipe que organizou o evento) estive no local e resolvi conferir quais os principais pontos para que os fãs do gênero apreciem tantos bandas como Linkin Park, Korn, Avenged Sevenfold, Slipknot, entre outras. Percebe-se também que o público do New é uma verdadeira família no quesito união, presença forte em shows de bandas covers ou de som próprio, conhecem a fundo o que estão curtindo (pelo menos a maioria ainda é assim).

O motivo mais comentado foi a sensação de liberdade que a pessoa tem ao colocar seus fones de ouvido com o volume no máximo e poder sentir algo próximo do que a música tenta trasmitir. Outra coisa citada foi a questão da variação entre a agitação e calmaria que são agregadas em algumas músicas. Se você reparar bem e tiver mais de vinte anos, provavelmente já ouviu alguma banda pelos mesmos motivos, ou pelo menos, parecidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Muita gente ainda tacha o New Metal como um modismo, que foi coisa que veio, passou e algumas bandas sobreviveram, mas se olhar mais de perto é possível notar que o estilo está mais vivo do que nunca. Hoje em dia 8 em cada 10 jovens escutam New Metal, em meados de 2005 esse número era dividido em 50% pra sim e não.

Atualmente as bandas que estão no ápice de sua carreira são (algumas citadas provavelmente você poderá dizer que não é new metal, mas está em meio ao gênero) S.O.A.D, Avenged Sevenfold, Korn, Slipkot. Esta última oriunda de outro estilo, o Korn em opinião particular (particular, leu isso?), já teve sua fama mais elevada. O System Of A Down mostrou no Rock In Rio que veio com pique novo para durar mais alguns anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Avenged Sevenfold foi formado em 99, começando como banda de Metalcore. O nome Avenged Sevenfold (vingado sete vezes, em português) é uma referência ao livro do Gênesis na Bíblia, quando Caim é sentenciado a viver em exílio por matar seu irmão. Deus o marcou e ninguém poderia matá-lo pelo seu pecado. Quem matasse Caim seria "castigado sete vezes" e assim, Caim seria vingado sete vezes (WIKIPEDIA).

Korn (às vezes escrito como KoЯn, para imitar o símbolo da banda) é uma banda de nu metal de Bakersfield, Califórnia, que atualmente assinou contrato com a gravadora Roadrunner records. Frequentemente levam o crédito de ser a banda pioneira do género nu metal e ter inspirado a onda de nu metal, metal alternativo e influenciado bandas de rapcore no meio dos anos 1990 e começo do século XXI, ajudando, em particular, Limp Bizkit (banda que foi descoberta pelos Korn) e junto a eles disseminaram o nu metal no mundo todo (WIKIPEDIA).

Slipknot é uma banda de metal norte-americana formada em Des Moines, Iowa. É constituída por nove membros, sendo eles atualmente Sid Wilson, Joey Jordison, Donnie Steele, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor. A formação da banda manteve-se inalterado desde 1999 até 2010. Cada membro usa uma máscara distinta (WIKIPEDIA).

System of a Down (às vezes abreviado para SOAD) é uma banda de metal armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. É composta por Daron Malakian (guitarra, vocais), Serj Tankian (vocais, teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções (WIKIPEDIA).

Nunca teremos certeza de qual banda deu origem ao new metal, qual delas foi a primeira a ser rotulada assim. Algumas delas foram Deftones, Korn, P.O.D. e 311. Algumas eram chamadas de aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de metal alternativo.

Ao passar do tempo criou-se uma certa dificuldade entre a mídia a se definir tantas bandas novas que surgiam a cada dia na américa do norte e europa, sendo assim todas que tinham a sonoridade parecida ou com a mesma influência, passaram a ser chamdas bandas de New Metal.

O primeiro grande evento que acabou por lançar ao mundo muitas bandas hoje famosas, foi o Ozzfest, que terminando os anos 90 já era uma reunião de muita relevãncia no cenário musical mundial.

Algumas pessoas citam que essa sonoridade veio da fusão entre estilos atípicos como o funk metal californiano (os americanos chamam assim) (Faith no More, Janes Addiction, etc), sons que tem tendências sonoras de Heavy, metal alternativo e incluíram aí algumas nuances de RAP.

Nota-se ainda em meio às bandas de New Metal, coisas típicas dos trabalhos de Helmet, Rage Against the Machine, Living Colour, etc. A primeira citada, criadora da mistura de afinação baixa e riffs pausados, bateria seca (fazendo menção ao metal dos anos 70) incluindo Hip Hop, músicas sempre sempre com acordes pausados e sensação de "ataque".

Ainda é acrescentado alguns sons eltrônicos que talvez sejam por parte da união do RAP e HIP HOP e ainda falando sobre a influência para a criação do new metal, não podemos deixar de fora o Grunge e o Metal Industrial, como Nine Inch Nails, Ministry e White Zombie.

O próprio Korn já assumiu que em sua música existe influência também de Bolt Thrower e Napalm Death, de onde surgiu a idéia de uma afinação diferenciada e muito mais grave que o comum, passando assim uma idéia de disparidade entre voz e guitarra que se enquadram perfeitamente na mesma canção.

O que temos que adimitir aqui é que goste ou não, o New Metal está influenciando uma nova geração e que isso vai se refletir no futuro do Rock. Sempre existe em bandas novas a união entre algo clássico (que já fez e ainda faz sucesso a muitos e muitos anos) e o novo, trazendo assim uma nova fórmula do sucesso musical.

No vídeo, você pode notar um pouco como foi o evento (FUCK MACHINE) no EGO CLUB e conferir ainda alguns trechos de apresentações ao vivo das bandas citadas.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Pink Floyd: o maior concerto de rock já produzidoPink Floyd
O maior concerto de rock já produzido

LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuaisLGBT
Confira alguns músicos que não são heterossexuais


Sobre Milho Wonka

Milho Wonka, Youtuber desde 2010, em seu canal aborda um humor ácido sobre assuntos do rock e do dia a dia.

Mais matérias de Milho Wonka no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280