Bandas do Tributo Viper & Angra
Por Heavy Melody
Postado em 03 de maio de 2001
Há alguns dias a Whiplash!, sempre divulgando a cena metal nacional, anunciou o Show Tributo ao Viper & Angra (Metal Heroes Tribute). O material a seguir, apresenta melhor as bandas participantes com depoimentos dos seus integrantes sobre a participação neste Tributo a bandas que, com certeza, fizeram história e exerceram influência inegável no metal nacional.
As bandas já estão listadas na ordem que irão se apresentar, ou seja, o evento inicia-se com o Destra e fecha com o Fates Prophecy. Vale lembrar que integrantes do SHAMAN e do VIPER estarão fazendo participações especiais (jam) com algumas bandas participantes desse tributo.
O show será no próximo Sábado, dia 5/5 no LedSlay. A entrada será liberada ao público a partir das 19:00hs. A primeira banda, o DESTRA começa a tocar pontualmente às 20:00hs. Ingresso antecipado está sendo comercializado por R$15,00 nos pontos de venda. (na porta será mais caro!)
FATES PROPHECY
Embora dispense maiores apresentações, vale lembrar que o FATES PROPHECY foi a única banda Sul Americana convidada a participar do tributo ao Iron Maiden, Slave to the Power, ao lado de ícones como Sebastian Bach, Ian Parry & Kamelot, Crowbar, John West & Chris Caffery, Ray Alder, Holy Mother e Iron Savior. Prestes a lançar seu segundo CD, Eyes of Truth, disputado por várias gravadoras, a banda atualmente conclui sua ilustre participação no projeto Hamlet. Outra grande curiosidade é que o carismático vocalista André Boragina chegou a trabalhar com o Viper no passado, fato que rendeu ao FATES PROPHECY o merecido convite de figurar o cast do CD-tributo ao Viper que deverá ser lançado ainda este ano.
"Quando eu tinha mais ou menos 15 anos, existiam várias bandas no underground nacional que eu gostava muito! Dentre elas o Virus, Centúrias, Avenger, Salário Mínimo, Korzus, Azul Limão, Taurus e o Viper! Sinceramente eu achava o Viper a melhor banda do cenário nacional... Músicas maravilhosas, o show era cheio de energia e um grande vocalista!!! André Matos já impressionava a qualquer um que escutasse sua voz. O tempo passa e o André Matos entra no Angra... Bem, a história já é conhecida por todos, mas um coisa é certa, André se tornou um dos melhores e mais respeitados vocalistas do mundo! Espero que em seu novo trabalho continue sendo o ótimo compositor e perfeito vocalista." André Boragina - Vocais
KRUSADER:
Remontada por remanescentes da extinta banda Jesters of Fate, o grande KRUSADER volta com tudo para iniciar as gravações de seu debut The First Crusade, interrompidas pela oportunidade de registrar sua participação no projeto Hamlet, onde mostra que seu Metal Melódico à la "Keepers" foi reformulado e continua moderno. Atualmente o KRUSADER se prepara para honrar sua participação no CD-tributo ao Viper e sua volta aos palcos neste show-tributo, onde contará com a participação de um coral liderado pela banda Magister e outras grandes surpresas.
"O Viper foi a banda pioneira no Brasil a possuir um estilo de som que hoje é muito apreciado no mundo inteiro. Além de serem os primeiros neste estilo, suas músicas possuem muita criatividade e qualidade, influenciando e encorajando muitas bandas a persistirem no Heavy Metal Melódico. Já o Angra é uma banda espetacular!! Tudo é muito profissional, preciso e harmonioso. A qualidade dos músicos é reconhecida mundialmente, e a banda, juntamente com o Sepultura, é a maior referência do Heavy Metal brasileiro no exterior. Aliando técnica e criatividade, o Angra é na atualidade, na opinìão do Krusader, uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo e André Matos é sem dúvida, uma grande referência e influência, não só para o Krusader, como para todas as bandas do estilo." Paulo Soares - Guitarras
DELPHT
Obtendo ótima vendagem de seu primeiro trabalho em CD, Screams of Ice, que leva participações especiais de músicos estrangeiros como o tecladista Ferdy Doemberg(Roug Silk, Roland Grapow e Axel Rudi Pell), e o vocalista Rick Mythiasin(Steel Prophecy), o DELPHT conseguiu um incrível alavancada em sua carreira. Recentemente a banda foi convocada para a abertura do segundo show do Hammerfall em São Paulo, onde conquistou todo o público presente. Logo após gravar sua participação no projeto Hamlet, o DELPHT se prepara para voltar ao estúdio e registrar sua requisitada participação no CD-tributo ao Viper.
"É sempre prazeroso interpretar músicas de ídolos, principalmente quando se trata de bandas que são responsáveis pelo que fizeram ou ainda fazem pelo Heavy Metal. Falando de Brasil, o Viper e o Angra sempre farão parte de nossa história. Ambas tiveram em comum um cara que aprecio demais, André Matos, cujo seu prestígio internacional me orgulha bastante, afinal nascemos nessa mesma 'Terra Sagrada'." Ronaldo Simolla – vocais
VICTORIA:
Excelente Prog Metal de Poços de Caldas (MG) que já abriu show para o Angra e trás entre seus músicos virtuoses renomados guitarristas, como Vandré Nascimento, professor do conceituado Conservatório Souza Lima, e Fabiano Rodrigues, responsável por transcrever as partituras para a revista Cover Guitarra. A banda mineira ainda conta com o fantástico tecladista Fábio Laguna, que gravou os teclados do novo CD do Hangar, e o vocalista Jean Nastrini, que chegou a ser convidado a fazer um teste para o Angra. Esta participação no show-tributo será a estréia do VICTORIA em São Paulo, onde a banda deverá iniciar as gravações de seu CD debut.
"Lembro-me quando descobri o "Theatre of Fate" do Viper, há uns 10 anos atrás, a partir deste dia, não restaram dúvidas sobre o som que eu gostaria de fazer. Com o surgimento do Angra, o Brasil definitivamente, mostrou ao mundo que nem só de Samba e Futebol, sobrevive o nosso povo. Não há dúvidas que, tanto o Viper, como o Angra, são os maiores responsáveis pelo forte nome que o nosso país adquiriu no cenário melódico mundial. Para mim, em especial, André Matos, possui uma das vozes mais privilegiadas e lapidadas do Mundo e, participar deste tributo será uma grande honra para todos nós do Victoria." Jean Nastrini - Vocais
HENCEFORTH
Fundada pelo vocalista Daniel Matos e pelo guitarrista Hugo Mariutti, respectivamente irmãos de André Matos e Luís Mariutti, a banda investe num Heavy Progressivo clássico estilo Marillion e já abriu shows para o Angra sendo muito bem recebida pela platéia, que espera ansiosa pelo seu primeiro CD do HENCEFORTH. Embora já tenha trocado três vezes de vocalista, ainda mantém em sua formação Hugo Mariutti, que atualmente também faz parte do Shaman.
SAGGA:
Em fase final de mixagem de seu primeiro CD, Breaking Frontiers, que trará produção de primeiro mundo e promete ser um marco no Metal Melódico nacional, o SAGGA já é sem dúvida um dos principais ícones do estilo em nosso país. Em 1.999 a banda participou do Brasil Metal Fest, abrindo para feras como o Fates Prophecy e Dark Avenger, onde saiu aclamada como a grande revelação do evento. Provando já ter certa intimidade com tributos, o SAGGA participou da primeira edição do Real Cover Night, interpretando o Stratovarius com perfeição e levando a platéia ao delírio. A partir daí seus fãs se multiplicaram e a banda recebeu o convite de participar do projeto Hamlet, figurando entre as principais bandas de Metal nacional do momento. Embora tenha personalidade própria, a música do SAGGA sempre foi muito influenciada pela carreira de André Matos, especialmente nas linhas vocais de Maurício Queiroz e na composição do guitarrista Anderson Carlos, fato que faz com que a banda seja atração obrigatória neste show-tributo.
"André Matos, sem dúvida nenhuma, é o ícone supremo do Heavy Metal brasileiro. O Viper e o Angra, bandas pelas quais ele passou e liderou, influenciaram de forma imprescindível a maneira que o SAGGA encara a arte de fazer música." Anderson Carlos – guitarras
DAMAGE
Vindos de Santa Maria (RS) especialmente para marcar sua participação neste show-tributo, os gaúchos do DAMAGE tocam um excelente e pesado Metal Melódico na linha Viper (Theatre of Fate) e Angra ( Holy Land), influências estas explícitas em seu CD de estréia Hopes and Fears, o que já justifica o convite de figurar este evento.
"Quando escutei Carry On (ANGRA) pela primeira vez em um programa de metal na rádio fiquei impressionado com a qualidade das composições e a perfeição com que eram executadas e logo quis conhecer mais sobre a banda. Através do Angra conheci também o VIPER e seu Theatre of Fate com sua também perfeição quase sinfônica que mostraram para o Brasil e para o mundo que as bandas daqui podem ser tão boas quanto as bandas gringas." Luciano Schirmer - Guitarras
DESTRA
Além de um dos grandes representantes do Prog Metal nacional, o DESTRA é um dos principais nomes do White-Metal de nosso país. Responsáveis pela abertura deste evento, o DESTRA teve a primeira prensagem de seu CD Sea of Doubts esgotada em pouco tempo e acaba de registrar mais duas músicas como bônus para a 2a prensagem deste seu CD debut, onde apresenta seu novo vocalista José Ricardo, que inclusive foi aluno de ninguém menos que o próprio André Matos.
"Para nós é uma grande honra poder participar desse tributo ao Angra, não apenas pelo fato deles serem uma grande banda, mas também pela oportunidade de poder tocar algumas músicas do Holy Land, que eu considero uma obra prima do Rock pesado, os arranjos com os ritmos brasileiros são muito bem encaixados e as melodias maravilhosas." Ricardo Panonchi - baixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps