Morre aos 40 anos o guitarrista Shawn Lane

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar Correções  


Faleceu na noite de 26 de Setembro de 2003, aos 40 anos, o legendário Shawn Lane. Nascido em Memphis, Tennessee, o guitarrista começou sua carreira aos 15 anos de idade no famoso Black Oak Arkansas. No mesmo ano em

que conquistou seu lugar na banda, fez o seu primeiro ao lado de Pat Travers. Posteriormente estaria acompanhando o conjunto na festa de comemoração da posse de Bill Clinton como governador do estado de Arkansas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Partindo para projetos próprios, Shawn deu início às atividades do The Willy's. O trabalho chamou imediatamente a atenção de artistas como Kirk Hammett, George Lynch, Ted Nugent e Billy Gibsons. Os convites para
gravações eram inesgotáveis e foi então que Lane chegou até os Beatles. Mais informações sobre o álbum gravado com Ringo Starr podem ser encontradas no seguinte endereço: www.tarsun.net/cd_tmua.htm.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mark Varney, dono então da Shrapnel, convidou Shawn Lane para um dos discos mais procurados por guitarristas de todo o mundo até hoje, o M.V.P. (The Mark Varney Project) "Centrifugal Funk", o qual contou também com Brett Garsed e Frank Gambale.

A carreira solo do americano não foi vasta em termos de discografia. Após recusar uma proposta de Alice Cooper para entrar em
sua banda, Lane lançou "Powers Of Ten", num dos raríssimos lançamentos de guitarristas pela gravadora Warner Bros. Completando os álbuns solo temos "The Tri-Tone Fascination" e "With Powers Of Ten: Live!". Contudo, ao lado do baixista sueco Jonas Hellborg, ele lançou sete álbuns, incluindo "Good People In Times Of Evil" de 2001, o qual contou com a lenda indiana V. Selvaganesh nos vocais e percussão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dentre as marcas históricas da carreira de Shawn Lane, podemos citar também o CD de jazz / fusion de Jens Johansson (ex. Yngwie. J. Malmsteen / atualmente no Stratovarius), "Fission", divindo as partes de guitarra com Mike Stern e tendo Anders Johansson na bateria.

Um dos projetos de Shawn para o futuro, e um dos mais esperados, era a gravação de um álbum ao lado de seu fã número 1, Buckethead (atual guitarrista do Guns 'N' Roses).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O mundo certamente sentirá a falta de Shawn Lane. Que ele descanse em paz e siga como inspiração a muitos músicos.

Shawn Lane (1963 - 2003)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Anette Olzon: Eu fui demitida exatamente como Tarja também foiAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1988


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336