Legião Urbana: Novo disco ao vivo registra a banda no auge
Fonte: Usina do Som
Postado em 17 de abril de 2004
VOCÊS ESTÃO PRONTOS?
Por Eduardo Toledo *
Um dos melhores shows que a extinta Legião Urbana fez em sua carreira acaba de ser lançado em cd. As Quatro Estações Ao Vivo é um verdadeiro presente para os fãs antigos que curtiram a banda no palco e uma oportunidade única para os novos fãs conhecerem a performance de Renato Russo no auge.
O guitarrista Dado Villa-Lobos se encarregou da produção e selecionou as melhores faixas dos dois dias de shows realizados no Estádio do Palmeiras, quando mais de 100 mil legionários lotaram o local e elevaram a Legião Urbana à condição de maior banda do rock brasileiro da época. O disco sai em duas versões: uma simples, com 16 faixas e uma dupla, com 21. A gravadora, a pedido da família de Renato, já cogita o lançamento de uma terceira versão, também dupla, mas com todas as falas do vocalista entre as músicas (que foram editadas) e com um encarte mais rico, com mais fotos e um texto ambientando os shows e o fim da década de 80.
Legião Urbana - Mais Novidades
O disco duplo começa com a música "Fábrica" e já emenda com "Daniel Na Cova Dos Leões", duas músicas do disco Dois. "O Reggae" é a última música dos álbuns anteriores. Depois começa a sessão As Quatro Estações: "Há Tempos", "Meninos E Meninas", "Pais E Filhos" (versão diferente da editada no disco Música Para Acampamentos), "Maurício" (onde Renato canta um trecho de "She Loves You", dos Beatles), "Feedback Song For A Dyind Friend". O segundo disco é totalmente dedicado aos clássicos. Logo na primeira música, uma versão épica de "Ainda É Cedo", em que covers de Rolling Stones e Elvis pintam nos longos 9 minutos e 45 segundos da faixa (no primeiro dia, que não está no cd, Renato canta "Like A Prayer", da Madonna). Em seguida, a Legião toca "Geração Coca-Cola", "Eu Sei", "Angra dos Reis", "Tempo Perdido" e "Quase Sem Querer" (ambas estreando num disco ao vivo) e termina com "Faroeste Caboclo", quando o público cantou mais alto do que os amplificadores do estádio.
Os shows aconteceram nos dias 11 e 12 de agosto de 1990 e os fatos que cercaram as apresentações influenciaram muito. Era a primeira turnê sem a presença do baixista Renato Rocha e, por isso, Renato, Dado e Bonfá decidiram convidar três músicos de apoio. Foram chamados Fred Nascimento (violões), Bruno Araújo (contrabaixo) e Mú Carvalho (teclados).
As Quatro Estações foi lançado em novembro de 1989 e quase todas as 11 faixas chegaram a tocar nas rádios do país nos meses seguintes. A Legião Urbana era a banda do momento e Renato Russo o líder de toda uma geração. A devoção dos fãs nas duas apresentações de São Paulo foi algo que surpreendeu até mesmo os músicos. O show acontecia no primeiro ano do Governo Collor, meses depois do confisco da poupança e de toda a grana depositada nas contas correntes dos brasileiros, inclusive do próprio Renato.
A edição final do CD lançado pela EMI omitiu algumas falas do cantor. Durante a música "O Reggae", Renato faz uma de suas improvisações e, cantando no mesmo ritmo da canção, começa a dizer, bem raivoso: "A minha prima diz que o presidente é um tesão. A minha prima diz que o presidente é bonitão. Eu não sei, não. Inflação zero só se for na casa deles. A Zélia deve ser virgem. Tá com a aliança no dedo. Ela devia é enfiar aquele dedo naquele lugar. Bem, eu não vou nem falar o resto que a gente sabe, hein? Já me disseram que o presidente sabe faz o que? Eu não falei nada". Infelizmente, os fãs ficaram sem esse momento histórico da banda.
Os fãs também não vão escutar no disco as músicas "Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto" e "Eu Era Um Lobisomem Juvenil". Segundo Marcelo Fróes, representante artístico da família de Renato Russo, estas músicas estavam sendo executadas no momento em que as fitas de 24 canais precisaram ser trocadas no gravador. "Os tapes tinham em média 40 minutos de duração cada e essas faixas ficaram mutiladas".
Por esse mesmo motivo, a canção "Se Fiquei Esperando O Meu Amor Passar" precisou ser extraída do show realizado 15 dias depois, no Estádio Mineirinho. "Como no show de Belo Horizonte a ordem havia sido outra, eu sugeri que eles pegassem o registro do show de Belo Horizonte. Isso resolveu um problema e o disco passou a ser um registro da turnê, não apenas do show de São Paulo", justifica Fróes. O set list dos dois shows foi bem diferente, por isso a gravadora preferiu não seguir no cd a mesma ordem que elas foram tocadas nos shows.
O guitarrista Dado Villa-Lobos disse que não acredita que essas mudanças tenham desfigurado as apresentações da banda. "Nós trabalhávamos com improviso e intuição. Cada apresentação tinha um sabor especial. Esse disco é o registro do As Quatro Estações ao vivo, não especificamente o show do Palestra Itália", afirma.
O que não se pode negar é o esforço da edição do cd para que ele soasse bem atual. No início do disco, antes de qualquer coisa, Renato grita: "Nenhuma guerra pode ser santa!". Em "1965 (Duas Tribos)", após um esporro que cortou a música na metade, esbraveja: "Eles gastam mais dinheiro com propaganda do que comprando comida para quem precisa".
Apesar de não ser tão documental quanto o disco ao vivo anterior, Como É Que Se Diz Eu Te Amo, lançado em março de 2001, o show do Palestra Itália é infinitamente melhor. Para o fã Roberto Carvalho, que foi nas duas apresentações, Renato estava inspirado. "Ele parecia muito feliz, ria a toda hora e não perdia a oportunidade de dar seus sermões. Sei lá, parecia um irmão mais velho em cima do palco cantando as músicas que embalaram a minha adolescência", relembra.
Uma curiosidade desse show é que Renato confessa que "Pais E Filhos" foi feita no banheiro. "Eu não me envergonho de cagar, eu não me envergonho de mijar", disse. Outra polêmica envolvendo a canção é que pouco antes dos shows da Legião em São Paulo, o vocalista da banda Inimigos do Rei, Paulinho Moska, havia declarado que a música deles, "Uma Barata Chamada Kafka", era tão ou mais importante do que "Pais E Filhos". Renato deu o troco introduzindo o sucesso da Legião assim: "Essa música é dedicada a todas as pessoas que acham que uma barata é mais importante do que as pessoas que a gente ama".
Se você foi aos shows da Legião Urbana no Palestra Itália provavelmente vai "se procurar" nas fotos do minguado encarte. Não perca tempo. Todas as imagens que ilustram o projeto gráfico, criado por Barrão e Fernanda Villa-Lobos, esposa de Dado, foram tiradas do show em Volta Redonda, no Rio, em novembro do mesmo ano. Segundo Fróes, A família solicitou que fossem utilizadas fotos do show no encarte. "A EMI encontrou pouquíssimo material e o pessoal que fez a capa não gostou do que apareceu, razão pela qual optaram por imagens extraídas de filmagens do show da banda em Volta Redonda".
O encarte informa que os shows aconteceram nos dias 10 e 11. Na verdade as apresentações na capital paulista foram nos dias 11 e 12, um erro que a gravadora deve consertar quando o encarte for reimpresso. Uma coisa que ficou mal explicada foi a faixa bônus do disco duplo. A música "Faroeste Caboclo" entra após 10 minutos de silêncio, uma verdadeira tortura para quem quer escutar a música. Só correndo a faixa para frente!
As Quatro Estações Ao Vivo praticamente acaba com a possibilidade de lançamento da caixa com material inédito, covers e outras versões de músicas neste ano. Ao que tudo indica, a EMI vai esperar até 2006, quando completará 10 anos da morte de Renato Russo, para colocar no mercado o tesouro aguardado pelos fãs. O processo de catalogar todo o material inédito já foi encerrado.
Para este ano ainda está previsto o lançamento de um livro com letras inéditas de Renato Russo e provavelmente o tão esperado songbook oficial da Legião. Mas tudo isso ainda não está confirmado e nem existem datas. O que é certeza é que no começo de maio sai o novo disco solo do baterista da Legião, Marcelo Bonfá. E no segundo semestre, o disco de estréia de Dado Villa-Lobos.
Em vídeo/dvd, existe uma idéia da gravadora de fazer uma coletânea dos clipes, mas a família Manfredini ainda não foi informada oficialmente e o projeto não tem previsão de lançamento. Ao contrário do que muitas pessoas afirmaram, o show do Metropolitan, em 1994, foi gravado, sim, em vídeo na íntegra e pode sair em dvd.
Marcelo Fróes confessou que o acervo pessoal de Renato Russo permite alguns novos lançamentos, pois existem muitas demos acústicas das músicas que ele fez sozinho e rascunhos no teclado eletrônico. "A versão original de ‘Vamos Fazer Um Filme’, em inglês, lembra muito Pet Shop Boys", garante.
*Editor do site O Sopro do Dragão (www.osoprododragao.com.br)
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps