MC5 lança turnê e tenta resolver disputas por documentário
Fonte: UOL Música
Postado em 14 de abril de 2004
Por Chris Morris
LOS ANGELES (Billboard) - Os membros sobreviventes da lendária banda de rock de Detroit MC5 planejam uma turnê e um DVD, mas o lançamento de um documentário sobre o grupo vem sendo prejudicado por uma disputa entre o guitarrista Wayne Kramer e os criadores do filme.
Kramer, o baixista Mike Davis e o baterista Dennis Thompson vão partir em turnê em junho, sob a rubrica DKT/MC5. Os shows da turnê vão incluir participações de diferentes convidados, entre eles Deniz Tek, do grupo australiano Radio Birdman, Mark Arm, do Mudhoney, Marshall Crenshaw e Evan Dando.
De acordo com o Web site oficial do DKT-MC5 (www.dkt-mc5.com/), a turnê vai começar em 9 de junho em Toronto e inclui apresentações em agosto no Summer Sonic Festival em Tóquio e Osaka.
O DVD "Sonic Revolution: A Celebration of the MC5" chegará às lojas em julho. Vai incluir imagens de um concerto feito em Londres em março de 2003 com os convidados Dave Vanian, do The Damned, Lemmy Kilmister, do Motorhead, e Ian Astbury, do The Cult. O DVD também terá imagens de arquivo, vídeos caseiros e comentários de Kramer, Davis e Thompson.
"Sonic Revolution" será lançado pelo selo independente de Wayne Kramer, a MuscleTone Records, e a Image Entertainment.
Outro filme, "MC5: A True Testimonial", tinha seu lançamento em DVD marcado para 4 de maio pelo grupo RCA Victor. Entretanto, depois de cópias preliminares terem sido enviadas à imprensa no início de março, o lançamento foi cancelado. A distribuidora do filme, a Avatar Films, de Nova York, cancelou exibições em cinemas marcadas para abril.
O filme é produto de uma disputa que se arrasta há anos entre Kramer e o produtor do documentário, Laurel Legler, e o diretor, Dave Thomas.
De acordo com documentos e correspondências obtidos pela Billboard.com, Thomas e Legler procuraram Kramer em 1996 para discutir a possibilidade de fazer um longa sobre a história tempestuosa do MC5.
Kramer diz que lhe prometeram que ele apareceria nos créditos do filme como produtor musical. Ele foi entrevistado em Detroit e Chicago e diz que foi imprescindível para conseguir a participação dos outros músicos. Mas, afirma o guitarrista, ele não chegou a receber um contrato como produtor musical.
"MC5: A True Testimonial" foi exibido em 2002 em festivais de cinema nos EUA e no exterior. Quando Kramer soube que o filme seria lançado em DVD e nos cinemas, ele procurou a editora musical do grupo, Warner-Chappell Music, para pedir que ela não autorizasse o uso das canções da banda no filme.
Os criadores do filme levaram o caso até um tribunal de Los Angeles. As negociações entre Kramer e os cineastas parecem ter chegado a um impasse, e o futuro do documentário "MC5: A True Testimonial" está em dúvida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps