MC5 lança turnê e tenta resolver disputas por documentário
Fonte: UOL Música
Postado em 14 de abril de 2004
Por Chris Morris
LOS ANGELES (Billboard) - Os membros sobreviventes da lendária banda de rock de Detroit MC5 planejam uma turnê e um DVD, mas o lançamento de um documentário sobre o grupo vem sendo prejudicado por uma disputa entre o guitarrista Wayne Kramer e os criadores do filme.
Kramer, o baixista Mike Davis e o baterista Dennis Thompson vão partir em turnê em junho, sob a rubrica DKT/MC5. Os shows da turnê vão incluir participações de diferentes convidados, entre eles Deniz Tek, do grupo australiano Radio Birdman, Mark Arm, do Mudhoney, Marshall Crenshaw e Evan Dando.
De acordo com o Web site oficial do DKT-MC5 (www.dkt-mc5.com/), a turnê vai começar em 9 de junho em Toronto e inclui apresentações em agosto no Summer Sonic Festival em Tóquio e Osaka.
O DVD "Sonic Revolution: A Celebration of the MC5" chegará às lojas em julho. Vai incluir imagens de um concerto feito em Londres em março de 2003 com os convidados Dave Vanian, do The Damned, Lemmy Kilmister, do Motorhead, e Ian Astbury, do The Cult. O DVD também terá imagens de arquivo, vídeos caseiros e comentários de Kramer, Davis e Thompson.
"Sonic Revolution" será lançado pelo selo independente de Wayne Kramer, a MuscleTone Records, e a Image Entertainment.
Outro filme, "MC5: A True Testimonial", tinha seu lançamento em DVD marcado para 4 de maio pelo grupo RCA Victor. Entretanto, depois de cópias preliminares terem sido enviadas à imprensa no início de março, o lançamento foi cancelado. A distribuidora do filme, a Avatar Films, de Nova York, cancelou exibições em cinemas marcadas para abril.
O filme é produto de uma disputa que se arrasta há anos entre Kramer e o produtor do documentário, Laurel Legler, e o diretor, Dave Thomas.
De acordo com documentos e correspondências obtidos pela Billboard.com, Thomas e Legler procuraram Kramer em 1996 para discutir a possibilidade de fazer um longa sobre a história tempestuosa do MC5.
Kramer diz que lhe prometeram que ele apareceria nos créditos do filme como produtor musical. Ele foi entrevistado em Detroit e Chicago e diz que foi imprescindível para conseguir a participação dos outros músicos. Mas, afirma o guitarrista, ele não chegou a receber um contrato como produtor musical.
"MC5: A True Testimonial" foi exibido em 2002 em festivais de cinema nos EUA e no exterior. Quando Kramer soube que o filme seria lançado em DVD e nos cinemas, ele procurou a editora musical do grupo, Warner-Chappell Music, para pedir que ela não autorizasse o uso das canções da banda no filme.
Os criadores do filme levaram o caso até um tribunal de Los Angeles. As negociações entre Kramer e os cineastas parecem ter chegado a um impasse, e o futuro do documentário "MC5: A True Testimonial" está em dúvida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O clássico do metal extremo que o jornalista Andre Barcinski ama
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"


Lendário guitarrista do MC5, Wayne Kramer, sobre a história do clássico "Kick Out the Jams"
A banda que é mais importante que o punk dos anos 1970, segundo Ian Anderson
Heavy Metal: 11 músicas pesadas lançadas antes de surgir o gênero



