Bob Moog, inventor do Moog, morre nos EUA aos 71 anos de idade
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2005
Bob Moog, inventor dos sintetizadores que carregam seu nome e uma das figuras mais significativas da evolução da música eletrônica, morreu em sua casa, neste domingo, em Asheville, Estados Unidos, aos 71 anos.
Ele recebeu diagnóstico de câncer no cérebro em abril e tinha se submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.
Depois de uma década fabricando com seu pai instrumentos musicais conhecidos como teremins, Moog criou seu protótipo, o Moog Modular Synthesizer, em 1963 e o revelou no ano seguinte, na convenção da Audio Engineering Society, informou a Billboard.
Entre os primeiros álbuns populares com músicas que eram tocadas pelo instrumento está Switched-On Bach, de Wendy Carlos, lançado em 1968. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu ao artista três Grammys. Moog ganhou um Grammy Trustees Award por seu trabalho, em 1970.
"(Moog) contribuiu para a criação de um novo espaço sonoro - um legado que nós continuaremos em sua honra", disse Mike Adams, presidente da Moog Music. "Ele era um pioneiro musical por amor à profissão e músicos de toda a parte tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes criativos com as invenções de Bob."
Um ícone nos círculos da música eletrônica, Moog foi o ponto central do documentário Moog, lançado no ano passado pela Plexifilm. Ele faria uma palestra na Amsterdam Dance Event, marcada entre 27 e 29 de outubro, mas foi forçado a cancelar sua apresentação depois do diagnóstico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Zakk Wylde fala sobre a música que escreveu em homenagem a Ozzy Osbourne
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Kerry King diz que Venom é a "melhor banda de merda de todos os tempos"
A dica de Stevie Wonder que fez Eric Clapton cantar bem melhor, segundo o próprio


Sly Dunbar, icônico músico e produtor jamaicano, morre aos 73 anos
Billy Bass, baixista do Parliament-Funkadelic, morre aos 74 anos
Em 16/08/1938: Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de blues



