Bob Moog, inventor do Moog, morre nos EUA aos 71 anos de idade
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2005
Bob Moog, inventor dos sintetizadores que carregam seu nome e uma das figuras mais significativas da evolução da música eletrônica, morreu em sua casa, neste domingo, em Asheville, Estados Unidos, aos 71 anos.
Ele recebeu diagnóstico de câncer no cérebro em abril e tinha se submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.
Depois de uma década fabricando com seu pai instrumentos musicais conhecidos como teremins, Moog criou seu protótipo, o Moog Modular Synthesizer, em 1963 e o revelou no ano seguinte, na convenção da Audio Engineering Society, informou a Billboard.
Entre os primeiros álbuns populares com músicas que eram tocadas pelo instrumento está Switched-On Bach, de Wendy Carlos, lançado em 1968. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu ao artista três Grammys. Moog ganhou um Grammy Trustees Award por seu trabalho, em 1970.
"(Moog) contribuiu para a criação de um novo espaço sonoro - um legado que nós continuaremos em sua honra", disse Mike Adams, presidente da Moog Music. "Ele era um pioneiro musical por amor à profissão e músicos de toda a parte tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes criativos com as invenções de Bob."
Um ícone nos círculos da música eletrônica, Moog foi o ponto central do documentário Moog, lançado no ano passado pela Plexifilm. Ele faria uma palestra na Amsterdam Dance Event, marcada entre 27 e 29 de outubro, mas foi forçado a cancelar sua apresentação depois do diagnóstico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
O dia que Paul McCartney conheceu Jesus e o levou para uma gravação dos Beatles
O vazio deixado pelo Edguy
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
Slash revela o que realmente agravou briga com Axl Rose: "Era superficial e estúpido"
Qual é a visão política do Ultraje a Rigor, segundo o guitarrista Marcos Kleine
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos
A corretíssima exigência que Frejat impôs para gravar álbum do Barão Vermelho



Morre Peter Katsis, empresário que intermediou show do Audioslave em Cuba
Lou Koller, vocalista do Sick of it All, morre aos 59 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Em 21/10/1995: Shannon Hoon, do Blind Melon, morre de overdose de cocaína
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial



