Bob Moog, inventor do Moog, morre nos EUA aos 71 anos de idade
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2005
Bob Moog, inventor dos sintetizadores que carregam seu nome e uma das figuras mais significativas da evolução da música eletrônica, morreu em sua casa, neste domingo, em Asheville, Estados Unidos, aos 71 anos.
Ele recebeu diagnóstico de câncer no cérebro em abril e tinha se submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.
Depois de uma década fabricando com seu pai instrumentos musicais conhecidos como teremins, Moog criou seu protótipo, o Moog Modular Synthesizer, em 1963 e o revelou no ano seguinte, na convenção da Audio Engineering Society, informou a Billboard.
Entre os primeiros álbuns populares com músicas que eram tocadas pelo instrumento está Switched-On Bach, de Wendy Carlos, lançado em 1968. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu ao artista três Grammys. Moog ganhou um Grammy Trustees Award por seu trabalho, em 1970.
"(Moog) contribuiu para a criação de um novo espaço sonoro - um legado que nós continuaremos em sua honra", disse Mike Adams, presidente da Moog Music. "Ele era um pioneiro musical por amor à profissão e músicos de toda a parte tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes criativos com as invenções de Bob."
Um ícone nos círculos da música eletrônica, Moog foi o ponto central do documentário Moog, lançado no ano passado pela Plexifilm. Ele faria uma palestra na Amsterdam Dance Event, marcada entre 27 e 29 de outubro, mas foi forçado a cancelar sua apresentação depois do diagnóstico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O comportamento em comum de James Hetfield e Bruce Dickinson que irrita alguns fãs
Fotos de Infância: Marilyn Manson

Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
Em 16/08/1977: Morre Elvis Presley



