Bob Moog, inventor do Moog, morre nos EUA aos 71 anos de idade
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2005
Bob Moog, inventor dos sintetizadores que carregam seu nome e uma das figuras mais significativas da evolução da música eletrônica, morreu em sua casa, neste domingo, em Asheville, Estados Unidos, aos 71 anos.
Ele recebeu diagnóstico de câncer no cérebro em abril e tinha se submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.
Depois de uma década fabricando com seu pai instrumentos musicais conhecidos como teremins, Moog criou seu protótipo, o Moog Modular Synthesizer, em 1963 e o revelou no ano seguinte, na convenção da Audio Engineering Society, informou a Billboard.
Entre os primeiros álbuns populares com músicas que eram tocadas pelo instrumento está Switched-On Bach, de Wendy Carlos, lançado em 1968. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu ao artista três Grammys. Moog ganhou um Grammy Trustees Award por seu trabalho, em 1970.
"(Moog) contribuiu para a criação de um novo espaço sonoro - um legado que nós continuaremos em sua honra", disse Mike Adams, presidente da Moog Music. "Ele era um pioneiro musical por amor à profissão e músicos de toda a parte tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes criativos com as invenções de Bob."
Um ícone nos círculos da música eletrônica, Moog foi o ponto central do documentário Moog, lançado no ano passado pela Plexifilm. Ele faria uma palestra na Amsterdam Dance Event, marcada entre 27 e 29 de outubro, mas foi forçado a cancelar sua apresentação depois do diagnóstico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Eric Clapton admite que não tem coragem de ser como Roger Waters
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo

Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Em 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio
Em 18/09/1970: Jimi Hendrix morre aos 27 anos de idade



