Europe: inspirações para "The Final Countdown"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Sarkis, Fonte: Roadie Crew
Enviar correções  |  Comentários  | 


Joey Tempest, vocalista e líder do EUROPE, comentou, em entrevista de outubro de 2007 à Roadie Crew, sobre as inspirações para o mega sucesso "The Final Countdown", as letras do novo álbum "Secret Society", e a admiração que nutre por bandas 'novas' como THE KILLERS e IN FLAMES. Confira alguns trechos:
313 acessosEurope: veja trailer de novo álbum, "Walk The Earth"5000 acessosCuriosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas

As inspirações para "The Final Countdown"

"A maior das inspirações, na época em que me veio a idéia da melodia, foi DAVID BOWIE. Eu tinha o single de 'Space Oddity' (1969) e queria escrever uma música com instrumental e letras tão marcantes quanto os daquela composição. Quando decidimos desenvolver partes em cima do tema que criei, tirei muitas coisas da bateria de 'Lights Out' (1977) do UFO. A batida e o ritmo de 'The Final Countdown' são bem similares às coisas que eles gravaram naquele disco. No mais, para os solos de guitarra, norteei-me bastante no Thin Lizzy. Aos poucos, creio que construí uma canção especial, a qual, eventualmente, tornou-se um grande sucesso."

A produção de "Secret Society" e a admiração por bandas novas

"Os dois [Stefan Glaumann, mixagem, e George Marino, masterização] foram essenciais porque estão totalmente ligados ao que rola na música hoje em dia. Particularmente, eu curto várias bandas novas, de THE KILLER a IN FLAMES. Porém, Stefan e George trabalham dia e noite com jovens músicos, e percebem perfeitamente as novas tendências em termos de produção e sonoridade. Eles sabem a demanda do público e, assim, ajudam bastante com um toque final mágico às composições."

As letras de "Secret Society"

"Sempre gostei de abordar questões sociais e acho que não há momento mais adequado para fazer isso do que agora, com todos estes problemas afligindo o planeta. Admiro bandas que têm uma postura política, e senti que precisávamos ser liricamente um pouco mais incisivos neste álbum do que em discos anteriores. A inspiração para isso é basicamente estar consciente sobre o que vem acontecendo com os seres humanos, suas amizades, relações familiares, etc."

"Secret Society" foi lançado no Brasil pela Dynamo Records. No decorrer da matéria - presente na Roadie Crew No. 105, trazendo OZZY OSBOURNE na capa - Tempest fala ainda das razões para os fins das atividades do grupo após a turnê de "Prisoners In Paradise" (1991), o que os levou a se reunirem, o DVD duplo "Start From The Dark" (2005), a saída de Kee Marcello, e a parceria com John Norum.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 01 de novembro de 2012
Post de 04 de maio de 2014
Post de 05 de maio de 2014

313 acessosEurope: veja trailer de novo álbum, "Walk The Earth"1435 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento1410 acessosEurope: ouça a faixa título do novo álbum, "Walk The Earth"890 acessosEurope: banda lança "Walk The Earth" em outubro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Europe"

VírgulaVírgula
Hits dos 80s que a gente tinha vergonha, mas hoje canta com vontade

EuropeEurope
Confissões de Tempest sobre excessos dos anos 80

AORAOR
Dez álbuns essenciais dos anos noventa

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"

CuriosidadeCuriosidade
Artistas que odeiam suas próprias músicas

HumorHumor
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?

Beavis e ButtheadBeavis e Butthead
Como eles seriam se fossem reais?

5000 acessosPhil Anselmo: Vocalista explica e se retrata por episódio racista5000 acessosRoqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar um5000 acessosDuff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"5000 acessosDazed & Confused: Um despretensioso filme alçado a status de cult5000 acessosRed Hot Chili Peppers: Novas músicas são tão boas quanto antigas5000 acessosSeparados no nascimento: Cazuza e Lauro Corona

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online