Europe: inspirações para "The Final Countdown"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Sarkis, Fonte: Roadie Crew
Enviar correções  |  Comentários  | 


Joey Tempest, vocalista e líder do EUROPE, comentou, em entrevista de outubro de 2007 à Roadie Crew, sobre as inspirações para o mega sucesso "The Final Countdown", as letras do novo álbum "Secret Society", e a admiração que nutre por bandas 'novas' como THE KILLERS e IN FLAMES. Confira alguns trechos:
2237 acessosEurope: confira fotos do show em São Paulo5000 acessosMetallica: James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV

As inspirações para "The Final Countdown"

"A maior das inspirações, na época em que me veio a idéia da melodia, foi DAVID BOWIE. Eu tinha o single de 'Space Oddity' (1969) e queria escrever uma música com instrumental e letras tão marcantes quanto os daquela composição. Quando decidimos desenvolver partes em cima do tema que criei, tirei muitas coisas da bateria de 'Lights Out' (1977) do UFO. A batida e o ritmo de 'The Final Countdown' são bem similares às coisas que eles gravaram naquele disco. No mais, para os solos de guitarra, norteei-me bastante no Thin Lizzy. Aos poucos, creio que construí uma canção especial, a qual, eventualmente, tornou-se um grande sucesso."

A produção de "Secret Society" e a admiração por bandas novas

"Os dois [Stefan Glaumann, mixagem, e George Marino, masterização] foram essenciais porque estão totalmente ligados ao que rola na música hoje em dia. Particularmente, eu curto várias bandas novas, de THE KILLER a IN FLAMES. Porém, Stefan e George trabalham dia e noite com jovens músicos, e percebem perfeitamente as novas tendências em termos de produção e sonoridade. Eles sabem a demanda do público e, assim, ajudam bastante com um toque final mágico às composições."

As letras de "Secret Society"

"Sempre gostei de abordar questões sociais e acho que não há momento mais adequado para fazer isso do que agora, com todos estes problemas afligindo o planeta. Admiro bandas que têm uma postura política, e senti que precisávamos ser liricamente um pouco mais incisivos neste álbum do que em discos anteriores. A inspiração para isso é basicamente estar consciente sobre o que vem acontecendo com os seres humanos, suas amizades, relações familiares, etc."

"Secret Society" foi lançado no Brasil pela Dynamo Records. No decorrer da matéria - presente na Roadie Crew No. 105, trazendo OZZY OSBOURNE na capa - Tempest fala ainda das razões para os fins das atividades do grupo após a turnê de "Prisoners In Paradise" (1991), o que os levou a se reunirem, o DVD duplo "Start From The Dark" (2005), a saída de Kee Marcello, e a parceria com John Norum.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

EuropeEurope
Ingressos para o show com 50% de desconto no Peixe Urbano

2237 acessosEurope: confira fotos do show em São Paulo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Europe"

AORAOR
Dez álbuns essenciais dos anos noventa

EuropeEurope
Top 10 melhores músicas eleitas por fãs

Iron MaidenIron Maiden
Conheça outras capas do criador de The Book Of Souls

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"

MetallicaMetallica
James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV

De Serguei a MorrisonDe Serguei a Morrison
Os estranhos relacionamentos de Janis Joplin

BandasBandas
Audiófilos elegem as maiores da história do rock

5000 acessosNightwish: CDs destruídos e ingressos de shows devolvidos5000 acessosMetallica: fãs pediam que eles transassem com suas namoradas?5000 acessosProstitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 15000 acessosRoadrunner: os melhores frontmen de todos os tempos5000 acessosMetal: 101 motivos para perceber que você ouve há muito tempo5000 acessosDave Mustaine: Ellefson é o baixista, Kiko é o meu braço direito

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 01 de novembro de 2012
Post de 04 de maio de 2014
Post de 05 de maio de 2014

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online