Europe: inspirações para "The Final Countdown"
Por Thiago Sarkis
Fonte: Roadie Crew
Postado em 29 de outubro de 2007
Joey Tempest, vocalista e líder do EUROPE, comentou, em entrevista de outubro de 2007 à Roadie Crew, sobre as inspirações para o mega sucesso "The Final Countdown", as letras do novo álbum "Secret Society", e a admiração que nutre por bandas 'novas' como THE KILLERS e IN FLAMES. Confira alguns trechos:
As inspirações para "The Final Countdown"
"A maior das inspirações, na época em que me veio a idéia da melodia, foi DAVID BOWIE. Eu tinha o single de 'Space Oddity' (1969) e queria escrever uma música com instrumental e letras tão marcantes quanto os daquela composição. Quando decidimos desenvolver partes em cima do tema que criei, tirei muitas coisas da bateria de 'Lights Out' (1977) do UFO. A batida e o ritmo de 'The Final Countdown' são bem similares às coisas que eles gravaram naquele disco. No mais, para os solos de guitarra, norteei-me bastante no Thin Lizzy. Aos poucos, creio que construí uma canção especial, a qual, eventualmente, tornou-se um grande sucesso."
A produção de "Secret Society" e a admiração por bandas novas
"Os dois [Stefan Glaumann, mixagem, e George Marino, masterização] foram essenciais porque estão totalmente ligados ao que rola na música hoje em dia. Particularmente, eu curto várias bandas novas, de THE KILLER a IN FLAMES. Porém, Stefan e George trabalham dia e noite com jovens músicos, e percebem perfeitamente as novas tendências em termos de produção e sonoridade. Eles sabem a demanda do público e, assim, ajudam bastante com um toque final mágico às composições."
As letras de "Secret Society"
"Sempre gostei de abordar questões sociais e acho que não há momento mais adequado para fazer isso do que agora, com todos estes problemas afligindo o planeta. Admiro bandas que têm uma postura política, e senti que precisávamos ser liricamente um pouco mais incisivos neste álbum do que em discos anteriores. A inspiração para isso é basicamente estar consciente sobre o que vem acontecendo com os seres humanos, suas amizades, relações familiares, etc."
"Secret Society" foi lançado no Brasil pela Dynamo Records. No decorrer da matéria - presente na Roadie Crew No. 105, trazendo OZZY OSBOURNE na capa - Tempest fala ainda das razões para os fins das atividades do grupo após a turnê de "Prisoners In Paradise" (1991), o que os levou a se reunirem, o DVD duplo "Start From The Dark" (2005), a saída de Kee Marcello, e a parceria com John Norum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"


Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"


