Guns N' Roses é "nada mais que um nome a esta altura do jogo"
Por Alvaro Augsten
Fonte: Wild Roses
Postado em 19 de setembro de 2008
Spence D do IGN.com analisa a contribuição do GUNS N' ROSES ao "Rock Band 2", com a canção "Shackler's Revenge":
"O exagero e as circunstâncias que cercam o lançamento de 'Chinese Democracy' estão tão enormes que você precisaria de uma serra banhada com ácido e em chamas para conseguir cortá-los.
O desafio de Axl Rose de reviver o nome GNR em tempos modernos tem sido assombrado pelo pior dos demônios: o atraso. Por razões quaisquer, Rose ainda promete cumprir sua promessa de lançar o novo álbum, além de nos dar um nome, uns shows aqui e ali e 'Shackler's Revenge', o primeiro lançamento 'oficial' de seu álbum. Mas lembre-se que apesar de Rose ter pego uma carona no caminhão do Rock Band, ele ainda tem de anunciar uma data oficial de lançamento do álbum (que segundo todos os rumores está pronto).
Guns N' Roses - Mais Novidades
Honestamente é difícil falar sobre 'Shackler's Revenge' sem dar uma escorregada para sua opinião. E também, é quase impossível ouvir o 'novo' GNR e não compará-lo ao 'antigo' GNR. Se Axl não quisesse essas comparações ele simplesmente teria atirado o nome ao mar e começaria tudo de novo (mas vamos e venhamos, GNR não é nada mais que um nome a esta altura do jogo. Além do mais, se a Coca sobreviveu à queda do 'Novo' contra o 'Clássico', Rose tem exatamente as mesmas chances de sair vitorioso).
Colocando de lado todo o peso que vem com os nomes Axl Rose e Guns N' Roses - pelo menos por um momento - e analisando a canção em uma plataforma puramente musical. Os coros na música parecem ter sido selecionados do início do Nine Inch Nails, do Manson antes de 'Mechanical Animals', e de sobra tem um pouco do breve Nu Metal do final dos anos 90. Ainda um pouco de Motley Crue com 'Dr. Feelgood' e uma pontinha de pop que se parecem com algo como o Bon Jovi com esteróides. E também temos as loucuras e maluquices da música. É predominantemente antiga e com um certo cliché musical; parece que foi gravada há 10 anos atrás, trancada e apenas liberada recentemente.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A guitarra solo dá o ponta pé inicial. A voz de Axl começa baixa, como a de um enteado do Stygian. Sua voz rosna, se eleva e trama ao longo da música, acompanhando a batida. Algumas vezes vezes seu timbre de voz, uma marca registrada, fica escondido sob tantos sons industriais. Já que esta é uma música do GNR e a guitarra sempre esteve no meio de qualquer música boa do GNR, temos o solo, mesmo que breve. No meio da faixa temos uns pequenos estouros que são tão genéricos quanto o resto da música.
Ouvindo a música algumas vezes você pode acabar gostando, mas isso por causa de sua aparência inócua.
Para mim não há dúvidas que 'Shackler's Revenge' será um hit nas rádios; é o tipo de rock que a população em geral tem recebido de braços abertos esses dias (talvez por ser o que tem sido oferecido a eles ultimamente). E também, aproximadamente pelos 3m43, a música é perfeita para as propagandas curtas de rádio.
O que fez o antigo GNR tão diferente era o fato de sua música ter vindo de um ambiente de desespero, depravação e raiva (sem mencionar as conhecidas batalhas da banda contra heroína e outras substâncias). Havia uma urgência para a música que fez com que as pessoas se conectassem e que faz com que as músicas sejam relevantes até hoje (é assim com todas as músicas antigas). E sim, havia o Slash, que mostrava a essência do rock que muitos haviam esquecido naquela época.
Resumidamente, 'Shackler's Revenge' parece ter sido feita para virar um hit sem ter pernas para se manter de pé. É o som feito por um homem que não luta mais contra vícios, e flerta com modelos da Victoria's Secret. É o som de um recluso que perdeu o contato com os ideais e emoções de seu público. O que a faz uma música muito, muito triste.
Os GNR já foram os melhores, com outras bandas copiando seu estilo e som. Depois de fazer os fãs esperarem por mais de uma década por novo material, lançar uma música como essa é ridículo. Os fãs não merecem mais? Afinal, foram eles quem fizeram Axl famoso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
A opinião de Marko Hietala sobre os dois únicos álbuns do Nightwish que gravou com Tarja
A época que Kiko Zambianchi viveu numa casa com sete mulheres e conquistou três delas
Guitarrista do Offspring continuou em seu emprego normal mesmo depois da fama


Após 20 anos, Guns N' Roses volta a tocar "Think About You" em show na Polônia
O guitarrista que fez Slash pensar em largar tudo e vender seguro de vida
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
O roqueiro que Slash definiu como um dos maiores seres humanos que conheceu
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
O músico que Slash achou que nunca conseguiria levar para o Guns N' Roses
O dia em que Flea parou de zoar o hair metal por causa de uma banda muito foda
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
O elemento do Kiss que fez Slash torcer o nariz para a banda; "nunca fez sentido para mim"
