Guns N' Roses é "nada mais que um nome a esta altura do jogo"
Por Alvaro Augsten
Fonte: Wild Roses
Postado em 19 de setembro de 2008
Spence D do IGN.com analisa a contribuição do GUNS N' ROSES ao "Rock Band 2", com a canção "Shackler's Revenge":
"O exagero e as circunstâncias que cercam o lançamento de 'Chinese Democracy' estão tão enormes que você precisaria de uma serra banhada com ácido e em chamas para conseguir cortá-los.
O desafio de Axl Rose de reviver o nome GNR em tempos modernos tem sido assombrado pelo pior dos demônios: o atraso. Por razões quaisquer, Rose ainda promete cumprir sua promessa de lançar o novo álbum, além de nos dar um nome, uns shows aqui e ali e 'Shackler's Revenge', o primeiro lançamento 'oficial' de seu álbum. Mas lembre-se que apesar de Rose ter pego uma carona no caminhão do Rock Band, ele ainda tem de anunciar uma data oficial de lançamento do álbum (que segundo todos os rumores está pronto).
Guns N' Roses - Mais Novidades
Honestamente é difícil falar sobre 'Shackler's Revenge' sem dar uma escorregada para sua opinião. E também, é quase impossível ouvir o 'novo' GNR e não compará-lo ao 'antigo' GNR. Se Axl não quisesse essas comparações ele simplesmente teria atirado o nome ao mar e começaria tudo de novo (mas vamos e venhamos, GNR não é nada mais que um nome a esta altura do jogo. Além do mais, se a Coca sobreviveu à queda do 'Novo' contra o 'Clássico', Rose tem exatamente as mesmas chances de sair vitorioso).
Colocando de lado todo o peso que vem com os nomes Axl Rose e Guns N' Roses - pelo menos por um momento - e analisando a canção em uma plataforma puramente musical. Os coros na música parecem ter sido selecionados do início do Nine Inch Nails, do Manson antes de 'Mechanical Animals', e de sobra tem um pouco do breve Nu Metal do final dos anos 90. Ainda um pouco de Motley Crue com 'Dr. Feelgood' e uma pontinha de pop que se parecem com algo como o Bon Jovi com esteróides. E também temos as loucuras e maluquices da música. É predominantemente antiga e com um certo cliché musical; parece que foi gravada há 10 anos atrás, trancada e apenas liberada recentemente.
A guitarra solo dá o ponta pé inicial. A voz de Axl começa baixa, como a de um enteado do Stygian. Sua voz rosna, se eleva e trama ao longo da música, acompanhando a batida. Algumas vezes vezes seu timbre de voz, uma marca registrada, fica escondido sob tantos sons industriais. Já que esta é uma música do GNR e a guitarra sempre esteve no meio de qualquer música boa do GNR, temos o solo, mesmo que breve. No meio da faixa temos uns pequenos estouros que são tão genéricos quanto o resto da música.
Ouvindo a música algumas vezes você pode acabar gostando, mas isso por causa de sua aparência inócua.
Para mim não há dúvidas que 'Shackler's Revenge' será um hit nas rádios; é o tipo de rock que a população em geral tem recebido de braços abertos esses dias (talvez por ser o que tem sido oferecido a eles ultimamente). E também, aproximadamente pelos 3m43, a música é perfeita para as propagandas curtas de rádio.
O que fez o antigo GNR tão diferente era o fato de sua música ter vindo de um ambiente de desespero, depravação e raiva (sem mencionar as conhecidas batalhas da banda contra heroína e outras substâncias). Havia uma urgência para a música que fez com que as pessoas se conectassem e que faz com que as músicas sejam relevantes até hoje (é assim com todas as músicas antigas). E sim, havia o Slash, que mostrava a essência do rock que muitos haviam esquecido naquela época.
Resumidamente, 'Shackler's Revenge' parece ter sido feita para virar um hit sem ter pernas para se manter de pé. É o som feito por um homem que não luta mais contra vícios, e flerta com modelos da Victoria's Secret. É o som de um recluso que perdeu o contato com os ideais e emoções de seu público. O que a faz uma música muito, muito triste.
Os GNR já foram os melhores, com outras bandas copiando seu estilo e som. Depois de fazer os fãs esperarem por mais de uma década por novo material, lançar uma música como essa é ridículo. Os fãs não merecem mais? Afinal, foram eles quem fizeram Axl famoso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock
Como saída de Bruce Dickinson do Iron Maiden poderia ser evitada, segundo Steve Harris
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Músico toca clássico do Guns N' Roses para leões em zoológico e gera reação inesperada
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Axl Rose: "Queen é a maior banda e Freddie Mercury é o maior frontman"
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"



