Guns N' Roses: "nada mais que um nome a esta altura do jogo"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alvaro Augsten, Fonte: Wild Roses
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/09/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Spence D do IGN.com analisa a contribuição do GUNS N' ROSES ao “Rock Band 2”, com a canção “Shackler's Revenge”:

5000 acessosChester Bennington: Slash comenta a morte do vocalista5000 acessosSteve Vai: O dia em que ele foi humilhado por Chimbinha

"O exagero e as circunstâncias que cercam o lançamento de 'Chinese Democracy' estão tão enormes que você precisaria de uma serra banhada com ácido e em chamas para conseguir cortá-los.

O desafio de Axl Rose de reviver o nome GNR em tempos modernos tem sido assombrado pelo pior dos demônios: o atraso. Por razões quaisquer, Rose ainda promete cumprir sua promessa de lançar o novo álbum, além de nos dar um nome, uns shows aqui e ali e 'Shackler's Revenge', o primeiro lançamento 'oficial' de seu álbum. Mas lembre-se que apesar de Rose ter pego uma carona no caminhão do Rock Band, ele ainda tem de anunciar uma data oficial de lançamento do álbum (que segundo todos os rumores está pronto).

Honestamente é difícil falar sobre 'Shackler's Revenge' sem dar uma escorregada para sua opinião. E também, é quase impossível ouvir o 'novo' GNR e não compará-lo ao 'antigo' GNR. Se Axl não quisesse essas comparações ele simplesmente teria atirado o nome ao mar e começaria tudo de novo (mas vamos e venhamos, GNR não é nada mais que um nome a esta altura do jogo. Além do mais, se a Coca sobreviveu à queda do 'Novo' contra o 'Clássico', Rose tem exatamente as mesmas chances de sair vitorioso).

Colocando de lado todo o peso que vem com os nomes Axl Rose e Guns N' Roses - pelo menos por um momento - e analisando a canção em uma plataforma puramente musical. Os coros na música parecem ter sido selecionados do início do Nine Inch Nails, do Manson antes de 'Mechanical Animals', e de sobra tem um pouco do breve Nu Metal do final dos anos 90. Ainda um pouco de Motley Crue com 'Dr. Feelgood' e uma pontinha de pop que se parecem com algo como o Bon Jovi com esteróides. E também temos as loucuras e maluquices da música. É predominantemente antiga e com um certo cliché musical; parece que foi gravada há 10 anos atrás, trancada e apenas liberada recentemente.

A guitarra solo dá o ponta pé inicial. A voz de Axl começa baixa, como a de um enteado do Stygian. Sua voz rosna, se eleva e trama ao longo da música, acompanhando a batida. Algumas vezes vezes seu timbre de voz, uma marca registrada, fica escondido sob tantos sons industriais. Já que esta é uma música do GNR e a guitarra sempre esteve no meio de qualquer música boa do GNR, temos o solo, mesmo que breve. No meio da faixa temos uns pequenos estouros que são tão genéricos quanto o resto da música.

Ouvindo a música algumas vezes você pode acabar gostando, mas isso por causa de sua aparência inócua.

Para mim não há dúvidas que 'Shackler's Revenge' será um hit nas rádios; é o tipo de rock que a população em geral tem recebido de braços abertos esses dias (talvez por ser o que tem sido oferecido a eles ultimamente). E também, aproximadamente pelos 3m43, a música é perfeita para as propagandas curtas de rádio.

O que fez o antigo GNR tão diferente era o fato de sua música ter vindo de um ambiente de desespero, depravação e raiva (sem mencionar as conhecidas batalhas da banda contra heroína e outras substâncias). Havia uma urgência para a música que fez com que as pessoas se conectassem e que faz com que as músicas sejam relevantes até hoje (é assim com todas as músicas antigas). E sim, havia o Slash, que mostrava a essência do rock que muitos haviam esquecido naquela época.

Resumidamente, 'Shackler's Revenge' parece ter sido feita para virar um hit sem ter pernas para se manter de pé. É o som feito por um homem que não luta mais contra vícios, e flerta com modelos da Victoria's Secret. É o som de um recluso que perdeu o contato com os ideais e emoções de seu público. O que a faz uma música muito, muito triste.

Os GNR já foram os melhores, com outras bandas copiando seu estilo e som. Depois de fazer os fãs esperarem por mais de uma década por novo material, lançar uma música como essa é ridículo. Os fãs não merecem mais? Afinal, foram eles quem fizeram Axl famoso".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Chester BenningtonChester Bennington
Slash comenta a morte do vocalista

1711 acessosGuns N' Roses: os 30 anos de Appetite na capa da nova Kerrang!2623 acessosWagner Nascimento: Tocar como o Slash?? Muito fácil!!0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

AC/DCAC/DC
Primeiro vocalista está decepcionado com Axl Rose

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl agradece Grohl pela cadeira, veja alterações

SlashSlash
Explicando declaração sobre sua mãe e David Bowie

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"

HumorHumor
O dia em que Steve Vai foi humilhado por Chimbinha

Total GuitarTotal Guitar
Os melhores e piores covers da história

Collectors RoomCollectors Room
Baixos, guitarras, calcinhas, e máquina de pinball do Kiss?

5000 acessosBeatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?5000 acessosAs regras do Prog Metal5000 acessosSlayer: fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela banda1081 acessosAlém de lenhadores: as onze mais fabulosas barbas da música3558 acessosMetallica: o Top 10 de 2016 do James Hetfield5000 acessosIron Maiden: A discografia completa comentada pela banda

Sobre Alvaro Augsten

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais informações sobre Alvaro Augsten

Mais matérias de Alvaro Augsten no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online