Metallica: autógrafos falsificados inundam o mercado
Por Danilo Siqueira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de abril de 2009
"Se não os viu sendo assinados por si mesmo, seus autógrafos do METALLICA provavelmente não são reais". diz Steven Cyrkin, editor da revista Autograph. Já uma das bandas mais forjadas de todos os tempos, com sua introdução no Rock and Roll Hall Of Fame, as falsificações do METALLICA atingiram a maior alta já vista. No site eBay, em sites de fãs e negociadores, e em várias galerias chiques em pontos turísticos, criminosos estão se aproveitando de fãs ingênuos do METALLICA.
"Você pode descobrir se seus autógrafos do METALLICA (ou aqueles que pretende comprar) são suspeitos em uma reportagem de dez páginas na edição de maio da revista Autograph, que relaciona os autógrafos da banda desde 1982 até os dias de hoje", diz Cyrkin.
"O número de falsificações do METALLICA oferecido no mercado rivaliza com o número de autógrafos falsos de Barack Obama espalhados após ser eleito presidente", continua Cyrkin. "A situação é tão ruim que pedimos ao autenticador-chefe do maior serviço de autenticação de autógrafos, PSA/DNA, para escrever um artigo sobre como identificar uma assinatura genuína do METALLICA."
O autenticador é Steve Grad, um fervoroso fã do METALLICA com uma das maiores coleções de autógrafos do METALLICA do mundo. Existem 28 fotografias de itens genuinamente assinados pelos membros da banda neste artigo, incluindo um flyer assinado em 1982 - o mais antigo autógrafo da banda já visto por Grad e pela revista.
"Meu item favorito é uma foto 8x10 autografada em 1983 que mostramos em tamanho real neste artigo. A banda assinou apenas 100 destas, as quais foram enviados aos primeiros 100 membros do fã-clube. Apenas alguns tornaram-se públicos ao longo dos anos", disse Cyrkin.
O artigo descreve detalhes históricos sobre os hábitos da banda assinar ao longo da carreira. Fãs e colecionadores podem comparar seus autógrafos do METALLICA aos do artigo para determinar se são reais.
"Dois fatores fazem do rock um atrativo aos forjadores," diz Cyrkin. "Primeiro, estrelas do rock que estão por aí há décadas têm mais fãs que podem pagar por itens raros e caros. Para muitas bandas, como THE BEATLES e LED ZEPPELIN, itens genuinamente assinados como álbuns e guitarras são extremamente raros ou não existem. Muitos não estão disponíveis seja qual for o preço por negociantes legítimos e casas de leilão, porém os vendedores de falsificações ficam felizes com a demanda existente. Segundo, no caso de bandas quentes em excursão como METALLICA, os membros param de autografar à medida que vêem seus autógrafos sendo oferecidos na internet".
A edição de maio com o METALLICA da revista Autograph custa $8,95. Ela está disponível apenas pelo site através de pré-ordem, ou a partir de assinatura realizada até 17 de abril. A edição é enviada durante a última semana de abril. A revista é uma publicação limitada que não é disponibilizada nas lojas. Pode ser solicitada aqui:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps