Metallica: Rapidshare suspeito de ter denunciado uploader
Fonte: Remixtures
Postado em 02 de abril de 2009
(Artigo de autoria de Miguel Caetano, publicado originalmente no Blog Remixtures, e enviado ao Whiplash por Diego Camara):
Os serviços de alojamento de arquivos como o Rapidshare são cada vez mais preferidos pelos partilhadores para disponibilizarem músicas e filmes protegidos por direitos autorais. E percebe-se facilmente porquê: são mais rápidos - não obstante os períodos de espera a que os utilizadores se sujeitam -, mais fáceis de utilizar e estão quase sempre acessíveis.
Um fã alemão do METALLICA efetuou o upload de "Death Magnetic", o mais recente álbum do grupo, no Rapidshare, um dia antes da sua data de lançamento oficial em setembro do ano passado.
Ao mesmo tempo, ele também publicou links para o arquivo comprimido contendo o disco em vários fóruns online. No entanto, os titulares de direitos detectaram automaticamente os links e conseguiram obter a identidade do responsável pelo upload. No final, as autoridades alemãs acabaram por fazer uma busca ao apartamento desse utilizador que resultou na apreensão do seu PC bem como de vários CDs, em fevereiro.
Agora, de acordo com o site alemão Gulli, esse uploader acusa a Rapidshare de ter entregue o seu endereço IP aos titulares de direitos. Mas outros utilizadores colocam também a hipótese dos detentores de direitos terem obtido essa informação a partir de um fórum. Para além disso, boa parte da defesa do acusado baseia-se em informação disponibilizada online por ele, a maior parte da qual acabou entretanto por desaparecer.
Contactada por Roettgers, a Rapidshare limitou-se a dizer que removeu o arquivo em questão dos seus servidores em Setembro de 2008 e que costuma manter registros com a data de upload do arquivo e o endereço IP do seu responsável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps