Rush: notícias sobre aguardado documentário da banda
Por Vagner Cruz
Fonte: Rush Fã-Clube Brasil
Postado em 21 de agosto de 2009
Depois da grande novidade sobre o retorno do Rush ao estúdio já em setembro, é hora de falarmos um pouco sobre o super aguardado "Rush: The Documentary". O blog Rush Is a Band liberou trechos sobre o andamento dos trabalhos acerca desse documentário que foram disponibilizados na edição da revista Classic Rock presents - Prog Special com o Rush, lançada no começo do mês. Os cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen foram entrevistados e falaram bastante sobre essa empreitada dedicada ao power-trio canadense.
Curtindo ainda o sucesso do seu recente Flight 666 do Iron Maiden, os cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen voltam suas atenções para o Rush.
Parece um momento bem apropriado para que os dois homens que, nos últimos anos, têm conseguido apresentar o rock and roll de forma inteligente e muito bem estrutrada cinematicamente, retornem suas atenções para o Rush. Isso é exatamente o que os colegas canadenses Sam Dunn e Scot McFadyen estão fazendo agora, com o primeiro longa-metragem documental sobre Geddy, Alex e Neil.
"Geddy esteve em nosso Metal: A Headbanger's Journey e pensamos sobre outras bandas com as quais poderíamos trabalhar", explica McFadyen. "Achamos que o Rush sempre foi ignorado pela crítica. Encontramos os rapazes quando estavam em turnê e eles gostaram do projeto. Começamos a trabalhar até que surgiu o Iron Maiden e por isso tivemos que fazer uma pausa para levantar um financiamento para o filme com o Rush. Estamos trabalhando nisso no momento e já fizemos um monte de entrevistas. Agora estamos editando algumas imagens de arquivo".
"Temos tido sorte, não só tivemos acesso aos arquivos da SRO (que agencia o Rush) como também aos arquivos pessoais de Geddy, Alex e Neil", comemora o diretor Dunn. "Estive na casa do Geddy essa semana. Demos uma olhada em suas coleções pessoais e memorabilia. Consegui algumas preciosidades que creio que não existam fãs do Rush que já as tenham visto. Estamos buscando oferecer coisas novas nesse filme".
Como um típico fã do Rush, Dunn adimite estar se sentindo como um garoto solto numa loja de doces.
"Bom, Geddy é definitivamente o principal detentor de arquivos relacionados à banda. Ele possui uma quantidade gigantesca de fotografias e recortes. Temos em nossas mãos folhas manuscritas por Neil feitas na época de discos como 'Fly By Night', '2112' e 'A Farewell To Kings' e não creio que alguém já tenha visto esse material antes".
Dada a natureza privada da banda, em particular o baterista Neil Peart, o fato dos integrantes estarem cooperando bastante com os cineastas faz com que a expectativa da finalização do projeto nos deixe com água na boca.
"Bem, eles não estão tão em fim de carreira assim - eles ainda têm alguns álbuns para lançar", afima McFadyen. "A banda começará a gravar o novo trabalho de estúdio em breve e esperamos mostrá-lo no filme. Eles parecem estar gostando do que estamos fazendo. Estamos dispostos a gastar tempo e energia para falar com centenas de pessoas. Esperamos por fim que eles sejam indicados ao Rock 'n' Roll Hall Of Fame. Assim estamos meio que explorando para ver se isso realmente acontece, porque nenhuma banda merece mais isso do que eles".
E como é o recluso Peart?
"Neil é muito privado mas isso tudo é bastante compreensível por tudo que passou", medita Dunn. "Mas o que descobrimos é que quando o deixamos com uma moto numa área remota, ele vira um garoto. Assim, filmamos Neil pilotando por Quebec, por partes da Europa e Califórnia e pudemos perceber que quando você senta com ele, um a um, ele adora conversar. E os fãs do Rush sabem o quanto ele é esperto e articulado, sempre tendo algo interessante a dizer".
O filme trará também depoimentos de outros músicos que sairam em turnê ou que foram influenciados pelo Rush, incluindo Billy Corgan, Trent Reznor, Tool, Foo Fighters, Kiss, Uriah Heep e Primus. Dunn e McMadyen buscam concluir as filmagens até o final desse ano, pretendendo lançar o documentário até o começo do próximo verão.
Teremos imagens exclusivas dos três integrantes interagindo entre si nos bastidores, na maneira única da banda.
"Conseguimos algumas raras imagens de bastidores na Europa", diz Dunn. "E realmente encontramos a camaradagem entre eles. Eles são quase telepáticos e acho que isso é o que está por trás de todo sucesso. Eles têm esse conhecimento profundo da personalidade de cada um, além dos pontos fortes. É algo bem surpreendente de se ver e é o que queremos trazer para o filme".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide
Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted
Cinco bandas de metal que merecem mais atenção do que recebem


A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"



