Metallica: Rob ajuda a recuperar baixo de Jaco Pastorius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bhernardo Henrique Viana, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

O website oficial do METALLICA foi atualizado com a seguinte mensagem.

"Jaco Pastorius tem sido considerado como um dos, se não o maior, baixistas mais influente de todos os tempos, e como alguns de vocês sabem, é o herói pessoal de Robert Trujillo, baixista do Metallica. Assim, após ter ouvido numa conversa telefónica que o lendário 'Bass of Doom' de Jaco havia ressurgido depois de ficar desaparecido por mais de vinte anos, mas que estava amarrado em uma horrível batalha legal, Robert instintivamente ofereceu assistência à família Pastorius na recuperação do lendário baixo. O final feliz é que o baixo está com Robert e a família de Pastorius... uma verdadeira peça de história musical."

"Assim como muitos outros gigantes da música, Jaco Pastorius morreu jovem, com apenas 35 anos, porém seu legado passou pelo teste do tempo. Com suas técnicas pioneiras, performances carismáticas e escandalosas, além de seu inconfundível estilo próprio, Jaco deixou um legado musical que tem continuado a inspirar e influenciar várias gerações de músicos ao redor do mundo. Através de seu álbum solo de estréia auto-intitulado , seu trabalho com o grupo break-through de fusion/jazz WEATHER REPORT, cujo "Heavy Weather" é um dos álbuns de jazz mais vendido de todos os tempos, e suas colaborações com a cantora e compositora Joni Mitchell, a influência e a reputação de Jaco cresceu para permear muitos estilos e gêneros musicais."

Metallica: filmagem profissional de "Now That We're Dead" na Estônia; confiraHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986

O lendário 'Bass of Doom', apelidado pelo próprio Jaco, é um Fender Jazz Bass 1962, do qual Jaco removeu os trastes e refez o braço com epóxi náutico. Este baixo personalizado era o único instrumento fretless com o qual Jaco gravou ao longo de sua carreira, até que ele foi roubado de um banco de parque de Manhattan em 1986. Apesar das tentativas repetidas de amigos e familiares para localizá-lo, o paradeiro do famoso baixo permaneceu desconhecido até que ele apareceu no início de 2006 em uma loja de guitarras em West Side, Nova York. Infelizmente o dono da loja se recusou a devolvê-lo à família Pastorius, resultando em longas disputas judiciais. Quase dois anos se passaram antes que Robert fosse capaz de entrar e ajudar, fazendo o possível para a família resolver o caso e recuperar a posse do baixo.

Quando questionado sobre seu envolvimento, Robert comentou: "Senti uma forte sensação de que era a coisa certa a fazer, por Jaco e por sua família, custasse o que custasse".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Instrumentos"Todas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Jaco Pastorius"


Metallica: filmagem profissional de "Now That We're Dead" na Estônia; confiraGrandes covers: cinco versões para "Enter Sandman", do MetallicaMetallica: a controversa parceria com Lou Reed em Lulu (vídeo)

Metallica: banda doou 100 mil dólares para ajudar a combater incêndios na CalifórniaMetallica
Banda doou 100 mil dólares para ajudar a combater incêndios na Califórnia

Metallica: James Hetfield falou sobre vícios durante show em julhoMetallica
James Hetfield falou sobre vícios durante show em julho

Metallica: Lars Ulrich presta emocionante homenagem ao baixista Timi HansenMetallica
Lars Ulrich presta emocionante homenagem ao baixista Timi Hansen

Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019Metallica: veja "Disposable Heroes" ao vivo em show realizado na FinlândiaMetallica: "Disposable Heroes" ao vivo na FinlândiaClube da Música: 10 bandas de Rock/Metal mais acessadas do YouTube (vídeo)Em 02/11/1962: nascia Ron McGovney, primeiro baixista do MetallicaMetallica: vídeo de "Moth Into Flame" ao vivo na Noruega

Metallica: Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barradoMetallica
Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barrado

Metallica: St. Vincent largou violino para aprender músicas da banda na guitarra

Metallica: ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da bandaMetallica
Ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da banda

Metallica e Guns N' Roses: Em 1992, a histórica turnê conjuntaMetallica e Guns N' Roses
Em 1992, a histórica turnê conjunta

Metallica: James Hetfield acredita em Deus?Metallica
James Hetfield acredita em Deus?

Anos 80: Dez grandes discos de estreia - Parte 1Anos 80
Dez grandes discos de estreia - Parte 1


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1986

Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)Planno D
10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)

USA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUAUSA Today
As 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA

Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80Classic Rock
As 10 melhores baladas dos anos 80

Bruce Dickinson: Prefiro errar letras a usar monitores!Bruce Dickinson
"Prefiro errar letras a usar monitores!"

Guns N' Roses: a rara entrevista concedida por Axl à MTV em 1999Guns N' Roses
A rara entrevista concedida por Axl à MTV em 1999

Black Sabbath: influenciando bandas até no nomeBlack Sabbath
Influenciando bandas até no nome


Sobre Bhernardo Henrique Viana

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336