Iron Maiden e as lições a ensinar para a indústria musical
Por Gabriel Gonçalves
Fonte: New York Times
Postado em 07 de setembro de 2010
O New York Times publicou uma extensa matéria sobre como o IRON MAIDEN, ao longo de sua carreira, construiu uma base de fãs consumidores independentes das ferramentas tradicionais da indústria musical, e como, por causa disto, a banda não precisa se preocupar com o download ilegal que é o grande fantasma da indústria atualmente.
Enquanto as vendas da indústria musical caem e as gravadoras encaram o futuro com angústia, os fãs do Maiden ainda reúnem-se em lojas de discos. Assim como o mascote zumbi da banda, Eddie, o IRON MAIDEN se recusa a morrer, e sua contínua vitalidade talvez possa oferecer algumas dicas de sobrevivência à problemática indústria musical.
O 15º álbum de estúdio do IRON MAIDEN, "The Final Frontier", subiu direto para o topo das paradas européias da revista da "Billboard" quando lançado, no fim de agosto, e continua por lá após algumas semanas. O disco também estreou em primeiro lugar em outros países – da Arábia Saudita ao Japão – dando uma necessária erguida na "EMI Music", que é a dona dos direitos internacionais da banda. Nos Estados Unidos, onde foi lançado pela "Universal Music Entreprises", "The Final Frontier" estreou no quarto lugar.
Até o fim da semana passada, mais de 800 mil cópias de "The Final Frontier" foram enviadas para revendedores ao redor do mundo, de acordo com Rod Smalwood, empresário do IRON MAIDEN há muito tempo. É muito menos do que os mais de 12 milhões de cópias do álbum de estréia da Lady Gaga, "The Fame", mas o IRON MAIDEN tem a longevidade que muitos artistas por só podem invejar: em seus 30 anos de carreira, a banda vendeu cerca de 85 milhões de discos.
"Muitas bandas poderiam aprender com o Maiden", diz Smalwood. "O lance do Maiden é essencialmente sobre sua relação com os fãs, e nada se põe entre isto. Eles não desejam ser rockstars, eles apenas gostam de tocar para os fãs".
Para conferir a matéria na íntegra, em português, acesse www.imprensarocker.wordpress.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps