Iron Maiden: lições a ensinar para a indústria musical

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Gonçalves, Fonte: New York Times, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 07/09/10. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O New York Times publicou uma extensa matéria sobre como o IRON MAIDEN, ao longo de sua carreira, construiu uma base de fãs consumidores independentes das ferramentas tradicionais da indústria musical, e como, por causa disto, a banda não precisa se preocupar com o download ilegal que é o grande fantasma da indústria atualmente.

796 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosFotos de Infância: Red Hot Chili Peppers

Enquanto as vendas da indústria musical caem e as gravadoras encaram o futuro com angústia, os fãs do Maiden ainda reúnem-se em lojas de discos. Assim como o mascote zumbi da banda, Eddie, o IRON MAIDEN se recusa a morrer, e sua contínua vitalidade talvez possa oferecer algumas dicas de sobrevivência à problemática indústria musical.

O 15º álbum de estúdio do IRON MAIDEN, “The Final Frontier”, subiu direto para o topo das paradas européias da revista da “Billboard” quando lançado, no fim de agosto, e continua por lá após algumas semanas. O disco também estreou em primeiro lugar em outros países – da Arábia Saudita ao Japão – dando uma necessária erguida na “EMI Music”, que é a dona dos direitos internacionais da banda. Nos Estados Unidos, onde foi lançado pela “Universal Music Entreprises”, “The Final Frontier” estreou no quarto lugar.

Até o fim da semana passada, mais de 800 mil cópias de “The Final Frontier” foram enviadas para revendedores ao redor do mundo, de acordo com Rod Smalwood, empresário do IRON MAIDEN há muito tempo. É muito menos do que os mais de 12 milhões de cópias do álbum de estréia da Lady Gaga, “The Fame”, mas o IRON MAIDEN tem a longevidade que muitos artistas por só podem invejar: em seus 30 anos de carreira, a banda vendeu cerca de 85 milhões de discos.

“Muitas bandas poderiam aprender com o Maiden”, diz Smalwood. “O lance do Maiden é essencialmente sobre sua relação com os fãs, e nada se põe entre isto. Eles não desejam ser rockstars, eles apenas gostam de tocar para os fãs”.

Para conferir a matéria na íntegra, em português, acesse www.imprensarocker.wordpress.com.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

796 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1253 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Uriah HeepUriah Heep
Banda acusa o Iron Maiden de plágio

Iron MaidenIron Maiden
Conheça a equipe e família que viaja com a banda

Metal 2015Metal 2015
15 melhores álbuns do ano pela Ultimate Guitar

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Os membros do Red Hot Chili Peppers antes da fama

Kurt Cobain e Layne StaleyKurt Cobain e Layne Staley
A coincidência de suas mortes

MirandaMiranda
"Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

5000 acessosAntes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros5000 acessosMetallica: membros entre os maiores maricas de todos os tempo5000 acessosMusos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!5000 acessosIron Maiden: 8 covers comentados e comparados com os originais5000 acessosBruno Sutter: compositores, pensem nas letras que vocês escrevem!5000 acessosIsto sim é ser fã: homem muda nome para "Led Zeppelin II"

Sobre Gabriel Gonçalves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online