Comando Nuclear: novo álbum é censurado na fábrica
Por Rodrigo Bersogli
Fonte: Face The Abyss Records
Postado em 26 de novembro de 2010
A banda paulistana Comando Nuclear, que está prestes a lançar seu novo álbum - Guerreiros da Noite - recebeu uma infeliz notícia nessa última segunda-feira. A empresa Fonomídia, responsável pela prensagem do CD, se recusou a cumprir o contrato firmado e efetuar a prensagem, alegando que "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a prática de contravenções". Segue nota oficial da gravadora Face The Abyss Records, responsável pelo lançamento do álbum:
Infelizmente tivemos nesta ultima segunda-feira (22/11) uma desagradável surpresa por parte da Fonomídia, que é uma intermediária do processo de fabricação e prensagem de CDs. A negociação do segundo CD do Comando Nuclear - "Guerreiros da Noite" - já estava totalmente feita, inclusive o contrato e autorizações já estavam assinados de nossa parte, a primeira parcela do valor da prensagem depositado, e as mídias com áudio e design para capa e encarte também já estavam de posse da Fonomídia. Porém, após o envio da última parte da documentação, todo o processo veio por água a baixo: a empresa se recusou a continuar com o processo de fabricação do CD!
A alegação foi, nas próprias palavras da empresa: "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a pratica de contravenções".
De repende, sentimo-nos como se estivessemos em plena ditadura, com boicotes e censura a produção artística nacional.
Por certo, algumas letras tratam de violência e até mesmo de morte e sacrifícios, mas não é preciso muito discernimento para saber que como obra artística, os autores abordam os temas no sentido ficcional, apenas imaginando algumas boas histórias para o complemento de sua música.
Óbviamente as pessoas envolvidas na fabricação não tem a obrigação de gostar ou mesmo respeitar as opiniões dos autores, porém se uma empresa se propõe a fabricação de um produto não deveria possuir nenhum tipo de preconceito para com aqueles que desejam contratar seus serviços. Ou ao menos a empresa deveria tornar claras suas "normas" (por assim dizer), logo no ínicio de uma negociação.
A pior parte da notícia mesmo é que o lançamento do CD "Guerreiros da Noite" que deveria acontecer até o fim do ano, só poderá ser feita nos primeiros meses de 2011. Só esperamos que este tipo de pensamento medieval não seja generalizado na indústria nacional, e que consigamos finalmente lançar este tão esperado e maravilhoso trabalho!
Fica aqui também a sugestão a todos que trabalham com o Rock e Metal no Brasil, para que observem quais as empresas que apóiam e quais boicotam o estilo.
Gilson Lange
Face the Abyss'
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
O disco que Corey Taylor considera o álbum de heavy metal perfeito
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
O artista universal que John Lennon sabia que jamais alcançaria

Metal Nacional: a nova geração do Heavy Metal em português
Metal Brazuca: algumas bandas que você precisa conhecer



