Comando Nuclear: novo álbum é censurado na fábrica
Por Rodrigo Bersogli
Fonte: Face The Abyss Records
Postado em 26 de novembro de 2010
A banda paulistana Comando Nuclear, que está prestes a lançar seu novo álbum - Guerreiros da Noite - recebeu uma infeliz notícia nessa última segunda-feira. A empresa Fonomídia, responsável pela prensagem do CD, se recusou a cumprir o contrato firmado e efetuar a prensagem, alegando que "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a prática de contravenções". Segue nota oficial da gravadora Face The Abyss Records, responsável pelo lançamento do álbum:
Infelizmente tivemos nesta ultima segunda-feira (22/11) uma desagradável surpresa por parte da Fonomídia, que é uma intermediária do processo de fabricação e prensagem de CDs. A negociação do segundo CD do Comando Nuclear - "Guerreiros da Noite" - já estava totalmente feita, inclusive o contrato e autorizações já estavam assinados de nossa parte, a primeira parcela do valor da prensagem depositado, e as mídias com áudio e design para capa e encarte também já estavam de posse da Fonomídia. Porém, após o envio da última parte da documentação, todo o processo veio por água a baixo: a empresa se recusou a continuar com o processo de fabricação do CD!
A alegação foi, nas próprias palavras da empresa: "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a pratica de contravenções".
De repende, sentimo-nos como se estivessemos em plena ditadura, com boicotes e censura a produção artística nacional.
Por certo, algumas letras tratam de violência e até mesmo de morte e sacrifícios, mas não é preciso muito discernimento para saber que como obra artística, os autores abordam os temas no sentido ficcional, apenas imaginando algumas boas histórias para o complemento de sua música.
Óbviamente as pessoas envolvidas na fabricação não tem a obrigação de gostar ou mesmo respeitar as opiniões dos autores, porém se uma empresa se propõe a fabricação de um produto não deveria possuir nenhum tipo de preconceito para com aqueles que desejam contratar seus serviços. Ou ao menos a empresa deveria tornar claras suas "normas" (por assim dizer), logo no ínicio de uma negociação.
A pior parte da notícia mesmo é que o lançamento do CD "Guerreiros da Noite" que deveria acontecer até o fim do ano, só poderá ser feita nos primeiros meses de 2011. Só esperamos que este tipo de pensamento medieval não seja generalizado na indústria nacional, e que consigamos finalmente lançar este tão esperado e maravilhoso trabalho!
Fica aqui também a sugestão a todos que trabalham com o Rock e Metal no Brasil, para que observem quais as empresas que apóiam e quais boicotam o estilo.
Gilson Lange
Face the Abyss'
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Mötley Crüe anuncia quarta temporada em Las Vegas para 2027
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Site americano aponta banda que é a maior piada do metal de todos os tempos
Quando Michael Jackson traiu a amizade que tinha com Paul McCartney
Led Zeppelin ou Pink Floyd, qual dos dois vendeu mais discos de estúdio?


Metal Brazuca: algumas bandas que você precisa conhecer
Metal Nacional: a nova geração do Heavy Metal em português



