Patrulha do Espaço: comemorando 34 anos de estrada
Por William Pinheiro
Fonte: Patrulha do Espaço
Postado em 06 de julho de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Talvez esse início seja um enorme imperdoável clichê, mas o fato é inegável: num país onde a música, ditada pelos impérios da mídia, se resume a axé, pagode e sertanejo, manter uma banda em atividade de rock por uns três anos é um feito quase heróico. Isto posto, o que dizer, então, de um grupo brasileiro de rock que totaliza 34 anos de estrada?
A Patrulha do Espaço é esse grupo. A história começou lá pelo meio dos anos 70, em 1977 para ser mais exato, pelas mãos do eterno lóki Arnaldo Baptista após sua saída do Mutantes. Dentre os músicos chamados por ele estava o baterista Rolando Castello Júnior que, além da imensa habilidade nas baquetas, em breve se tornaria o piloto da nave.
A partir de lá, a Patrulha do Espaço escreveu capítulos importantíssimos da história do rock nacional. A mistura de rock’n’roll com hard rock e até mesmo heavy metal conferem à banda estilo próprio e inconfundível, que se traduziu em onze discos e uma série com quatro CDs, intitulada "Dossiê" que traça um apanhado completo da carreira da Patrulha, desde seu nascimento até o ano 2000, revelando momentos marcantes, como a abertura para o inesquecível show do Van Halen no Ginásio do Ibirapuera, em 83.
A Patrulha sempre teve como marca registrada: os shows inesquecíveis por todo o Brasil e as formações soberbas – Rolando primou por escolher músicos da maior qualidade para participarem da banda, como a mais recente delas que está gravando um novo cd, a ser lançado pela Voice Music.
Apresentaram-se, recentemente, no Ginásio do SESC São Carlos, em noite memorável que reuniu a Patrulha e Nasi. Com sucesso de público também rolaram os shows na Virada Cultural Paulista - Palco do Rock, tocando para um público estimado em 50.000 pessoas, além do Festival 12 Horas de Rock (DF), SESC Vila Mariana (SP), Festival Ferrockstock (GO), Rock n’ Gol (GO) e América Rock Club (DF). A banda tem participado como atração nos principais festivais de rock e de música do Brasil, como: Psicodália, Magick Rock, Rural Rock Fest (SC), Goiânia Noise (GO), Ferrock (DF), Festival de Bandas Independentes (SP), Camping & Rock (MG) e Roça’n’ roll (MG).
A Patrulha está de volta à estrada desde março de 2011, com a idéia de girar o país e registrar algumas dessas apresentações em vídeo para um documentário sobre a história da banda, a ser lançado em DVD, também em março a Patrulha com Danilo Zanite na guitarra e vocais, Paulo Carvalho no baixo, Marta Benévolo vocal e o batera Rolando Castello Junior, começaram as gravações do novo Cd, a ser lançado pela Voice Music, no Papagaio Records em São Carlos e finalizam o novo álbum, ainda sem titulo, em abril no Studio 13 em Paraíbuna, também no estado de São Paulo.
Assim, a nave está novamente nos céus e com os tanques cheios do único combustível que faz voar: tesão e paixão pelo rock’n’roll!
Antonio Carlos Monteiro
Jornalista e crítico musical
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Masterplan divulga detalhes do novo álbum, "Metalmorphosis"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
João Barone e sua piada: "Sabe qual a última frase de um baterista antes de ser demitido?"
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


De Patrulha do Espaço até Dio, dez músicas com "rock 'n' roll" no título



