Dave Grohl: "desenterrada" opinião sobre downloads ilegais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Afonso Viana
Enviar correções  |  Comentários  | 

Uma entrevista cedida pelo líder do FOO FIGHTERS, DAVE GROHL, no ano 2000, voltou a circular com sucesso pela internet devido aos recentes acontecimentos envolvendo os projetos de lei norte americanos SOPA e PIPA, que visam acabar com a quebra de direitos autorais na internet.

254 acessosFoo Fighters: "Arrows", mais uma inédita ao vivo em show5000 acessosHeadbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Quando o vocalista foi abordado sobre sua opinião a respeito do Napster, que na época era um serviço de compartilhamento de músicas – diferente de hoje, que o serviço vende músicas respeitando os direitos autorais –, Grohl declarou: “Eu acho que é uma boa ideia porque são pessoas trocando músicas. Isso não tem nada a ver com indústrias ou finanças. São apenas pessoas que querem música e não existe nada de errado com isso. É o mesmo que alguém ligar a porra de um rádio; é o mesmo que alguém colocar uma fita cassete pra gravar quando a BBC toca um especial na rádio. Eu não acho que é um crime, isso tem sido assim por anos. É o mesmo que pessoas fazerem fitas umas para as outras. A indústria está se sentindo mais ameaçada porque é a rede mundial, é uma esfera maior de troca, mas eu não acho que uma coisa horrível pra caralho como dizem. A primeira coisa que deveríamos fazer é mandar todos esses milionários desgraçados calarem suas bocas e pararem com essa boiolagem devido a 25 centavos que eles estão perdendo por segundo.”

O Foo Fighters sempre apoiou o compartilhamento de músicas, pois para Grohl “o amor pela música está acima da ganância das empresas”.

Os projetos de lei seriam votados no senado americano dia 24 de janeiro, porém devido à repercussão causada, a votação foi adiada para uma data indeterminada. Diversas empresas estão contra essas leis, pois afirmam que muito além de apenas garantir os direitos autorias como pretendem, estas reprimem a liberdade de expressão na internet, indo contra a própria constituição americana. Em protesto, sites como Google, Wikipédia, Yahoo!, Facebook, Twitter, Amazon, eBay e outros seriam fechados durante o dia 23, assim como fizeram alguns destes durante o dia 18, para assim mostrarem como seria a internet caso as leis sejam aprovadas.

Recentemente o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo, o MegaUpload, foi fechado pelo FBI, mas não devido à questões de direitos autorais e sim à acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, mesmo assim, foi motivo de comemoração para as indústrias do entretenimento.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 21 de janeiro de 2012

Foo FightersFoo Fighters
Ex batera foi "estuprado" criativamente por Grohl

254 acessosFoo Fighters: "Arrows", mais uma inédita ao vivo em show693 acessosFoo Fighters: Boys II Men em faixa que soa como Sabbath e Floyd478 acessosFoo Fighters: banda estreia nova música, "Dirty Water", em show755 acessosFoo Fighters: "o rock está vivo e passando bem"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Foo Fighters"

Dave GrohlDave Grohl
Ele será fã incondicional do Metallica até o fim

LoudwireLoudwire
Site escolhe as melhores "caras de guitarra"

Dave GrohlDave Grohl
Foo Fighters é o nome mais idiota de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Foo Fighters"

HeadbangersHeadbangers
O preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

SlipknotSlipknot
12 histórias que retratam o quão insana a banda é

CretinCretin
Transexual rompe barreiras no metal extremo

5000 acessosHeavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos5000 acessosSlash: "não entendo a histeria sobre o Guns N' Roses"5000 acessosOsama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?2185 acessosMetalblade: os 30 melhores lançamentos dos 30 primeiros anos5000 acessosVan Halen: o típico vocabulário da era David Lee Roth5000 acessosStones: alguém gritou "fora Dilma", alguém tomou as dores e começou a discussão

Sobre Afonso Viana

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online