70,000 Tons of Metal: como foi a edição de 2012
Por Jose Lima
Postado em 10 de abril de 2012
Mais uma vez na quarta semana de Janeiro zarpou o festival itinerante mais Heavy Metal do planeta – o 70,000 Tons of Metal.
Lançado aos mares pela primeira vez em 2011, as únicas mudanças efetivas para a edição 2012 foi o destino – desta indo parar nas Ilhas Cayman – e as bandas que tocaram, todas inéditas neste festival. O espírito de companheirismo foi exatamente o mesmo, mas dessa vez com rostos conhecidos dos que repetiram a viagem e algumas amizades que perdurarão por bastante tempo. Tivemos também uma boa quantidade de viajantes Brasileiros, e a grande variedade de povos de todo planeta.
Foram novamente 40 bandas e mais 2 de brinde, tendo como principais destaques Nightwish em sua formação atual com a vocalista Anete Olson e os mestres do black metal Venom, contando com Chronos, Abaddon e Blasrts. Vendo os headliners já foi possível ter uma idéia das bandas que se apresentaram.
Para o Rock Express o festival começou antes mesmo de sairmos do Brasil. Logo após o show da banda Eluveitie aqui em São Paulo ainda no aeroporto de Guarulhos e poucos dias antes do embarque no festival, o vocalista da banda comentou estar muito empolgado com o formato do festival e espera poder se divertir bastante à bordo. Ele também confessou ter certo medo de voar, e me perguntou se podia confiar na Avianca. Se tivesse me perguntado após as aventuras que tive na volta, certamente a resposta seria "não".
José Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Outro também que conversou com o Rock Express após o festival foi o Fabio Lione, vocalista convidado da banda Kamelot. Ele disse ter gostado muito do que viu, e espera poder voltar em outra oportunidade. Ele também falou sobre sua situação com o Rhapsody of Fire, e disse que a separação da banda foi muito amigável e que as duas bandas irão iniciar seus processos de composição ainda neste ano.
Voltando ao festival uma tarefa árdua é apontar seus pontos fracos e fortes, pois tudo transcorreu muito bem. Todas bandas se apresentaram de forma impecável, de Candlemass à Hammerfall, passando por My Dying Bride, Cannibal Corpse, Dark Funeral, Vicious Rumours, Stratovarius, etc. Mas se houve um show que empolgou muito na minha opinião foi o Therion, que trouxe 4 vocalistas ao palco e fez dois shows incríveis tocando seus maiores clássicos. Se uma palavra descreve bem, foi lindo.
O Edguy com seu falante vocalista Tobias Sammet também trouxe diversos clássicos à bordo e matou a saudade de quem não ouvia músicas antigas à tempo. Apesar de ser uma banda bem conceituada, os membros da banda parecem estar em uma realidade diferente da do resto das pessoas visto que aparentemente desagradaram algumas pessoas pelo papo, arrogância e até assédio ao público durante o show. No último show os que saíam da pista eram alvos de chacotas do Sr. Sammet. Nada muito grave, próximo a um stand-up comedy, mas em geral não é o que as pessoas esperam de um show de Heavy Metal.
Alguns atrasos também marcaram o festival, especificamente o primeiro e o ultimo show no deck da piscina. O primeiro teve problemas com a montagem do palco, sua estrutura muito maior do que do ano passado levou mais tempo que o programado para ser aprontada. Mas não houve problemas maiores, pois o trabalho foi perfeito. O ultimo show foi justamente o contrário, o vento em excesso estava causando uma precoce desmontagem do teto de lona do palco, tendo que ser removido para o ultimo show. Houve também um atraso no desembarque nas ilhas Cayman, mas mais devido à quantidade de navios atracados e a pouca quantidade de "tenders" – balsas que faziam o transporte de pessoas à terra.
Falando mais dos shows, o Hammerfall fez duas apresentações com músicas diferentes e contemplando todos discos. Outro que abriu o baú foi o Stratovarius, com dois shows diferentes e empolgantes no anoitecer do quarto dia, uma sinfonia da penumbra (Twilight Symphony) que encheu o deck da piscina. Nestes dois shows tivemos a participação do grande Jörg Michael que havia de afastado da banda em Setembro do ano passado após uma cirurgia e tratamento para remoção de um cancer.
Os shows do Venom foram eventos à parte. Muita gente mesmo parou o que fazia para assisti-los, por exemplo na minha frente estavam o Oscar e Joacim do Hammerfall com seu conterrâneo Snowy Shaw, vocalista convidado do Therion. Foram 75 minutos inesquecíveis onde até o solo de bateria agradou. Sem palavras. O Cannibal Corpse fez shows sensacionais também, trazendo alegria ao publico Brasileiro ao vestir uma camiseta do Krisiun. Yeah!
Fora os shows, alguns eventos extra também alegraram o público. Primeiramente o clássico Belly Flop Contest, onde ganha quem tirar mais água da piscina em um salto de barriga. O voto é feito pelo publico, e contado dinamicamente pela equipe do navio. Outro evento diário e obrigatório é o Karaoke Night, onde qualquer pessoa pode subir ao palco e cantar um clássico da world music. De vez em quando algum famoso sobe ao palco para o delírio do publico, como o Alexi Laiho do Children of Bodom ao cantar Stayin’ Alive dos Bee Gees. Neste ano houve também uma novidade, onde você podia tocar alguma música com a guitarra do Jeff Waters do Annihilator e banda convidada. Começou um pouco timido, mas aos poucos as pessoas iam chegando, tomavam o microfone ou tiravam os musicos convidados, fazendo uma Jam puramente com membros do cruzeiro. Pena que não haviam teclados para mim.
Durante o cruzeiro, foi também confirmado o festival Bardge to Hell, que terá a mesma estrutura do festival atual, mas apenas com bandas de Metal Extremo. Ainda não há detalhes específicos, apenas que será na primeira semana de Dezembro de 2012.
O site oficial do 70,000 Tons of Metal já da indicios da versão em 2013, mas nenhuma informação extra foi publicada ainda. A única certeza que fica, é que se eles mantiverem a mesma qualidade de ambas edições será a verdadeira "..trip of a lifetime", como eles mesmos anunciam.
Fotos e mais informações podem ser vistas em
http://www.rockexpress.net.br/2012/03/05/70000-tons-of-metal-edicao-2012/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
A banda punk que Corey Taylor diz ter sido fundamental para sua formação musical
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
A enorme biografia que Tobias Forge, do Ghost, leu aos 8 anos e ainda guarda até hoje
O dia em que Lemmy conheceu a mãe de uma guitarrista e a deixou completamente encantada
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
A banda de rock criticada por muitos que Rubinho Barrichello curte bastante

As 10 melhores músicas que Floor Jansen já gravou, segundo Gustavo Maiato
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
Tuomas Holopainen quebra silêncio e fala sobre saída de Marko Hietala do Nightwish
Regis Tadeu elogia Tarja e detona Nightwish; "babam porque a Floor é alta e gostosa"
