A Chave do Sol: 'versões originais' do clássico Sun City

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: blog: A Chave do Sol
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 21/06/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O dia 17 de Junho marca o fim do conjunto de leis que segregavam e oprimiam a imensa maioria negra da população sul-africana dos ingleses brancos que tomaram controle do país. Um dos maiores simbolos desse regime preconceituoso era o 'Hotel Resort Cassino' de Sun City; situado num paraiso ecológico onde os habitantes originais foram expulsos para que o então 'único hotel seis estrelas do mundo' fosse construído. Os anos oitenta foram marcados por protestos contra o Aparthaid e artistas de QUIET RIOT a PETER GABRIEL, passando por BRUCE SPRINGSTEEN, gravaram músicas recriminando a situação da vexaminosa da então colônia britânica África do Sul.

5000 acessosNuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela5000 acessosSteve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele

No Brasil, a pioneira banda de Hard Rock A CHAVE DO SOL representou essa voz de protesto, gravando a canção Sun City em 1987, para o lado em português do seu terceiro registro em LP; chamado de The Key. Confira, no vídeo abaixo feito pelo fã Willba Dissidente, a versão oficial de Sun City:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Até então, acreditava-se que esta era a única versão existente da música. Eis que a internet e compartilhamento de músicas permitiu que a gravação da demo da Sun City fosse resgatada. Confira no vídeo a seguir:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Sobre a música gravada originalmente em abril de 1986, num arranjo mais Heavy Metal, comentou o baixista Tigueis no Youtube: "nessa versão, a quantidade de vezes que se repete o refrão, ficou o dobro do tamanho da versão oficial gravada para o LP The Key e o solo do guitarrista Rubens Gióia, tem também algumas diferenças em relação à versão oficial".

Havia ainda uma versão vídeo-clipe oficial, o único que a banda gravou, para a música de protesto. Este só era lembrado por quem viveu a época e cena underground de rock. Novamente, o compartilhamento de músicas na internet permitiu o resgate desta pérola do metal nacional. Confira abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Esse video-clip foi um oferecimento espontâneo da TV Cultura de São Paulo. A edição utilizou imagens do jornalismo internacional enfocando cenas do apartheid sulafricano. As imagens da banda fazendo dublagem foram filmadas nos depósitos da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo. Particularmente nunca gostei da ideia de nos colocarem sob um cenário de escombros, pois meu conceito de Rock é avêsso à essa mentalidade oitentista, mas era um clip grátis para nós e não cabia questionamentos...", pondera o baixista original d'A CHAVE DO SOL.

A composição de Sun City é credita a Beto Cruz e Rubens Gióia.

A CHAVE DO SOL:

Beto Cruz - vocal e guitarra.
Rubens Gióia - guitarra e background vocals
Luiz Domingues - baixo e background vocals
José Luis Dinola - bateria - background vocals

Na versão original da música tocaram Beto Cruz, Rubens Gióia e Luiz Domingues, acomponhados por:

Ivan Busic - bateria
The Crow - teclados
Andria Busic - background vocals.

Essa matéria foi redigida baseada em posts publicados originalmente no blog: A CHAVE DO SOL (http://achavedosol.blogspot.com/); site destinado a resgatar a história d'A CHAVE DO SOL, sediando material de acervo da banda e compartilhando vídeos, músicas e notícais em geral.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "A Chave do Sol"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"

Nuno BettencourtNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Steve VaiSteve Vai
As 10 melhores faixas na opinião do guitarrista

Hard RockHard Rock
As 25 melhores músicas acústicas do gênero

5000 acessosPensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche5000 acessosEm 19/02/1980: Bon Scott, vocalista do AC/DC, morre aos 33 anos de idade5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosMetallica: James Hetfield elege suas bandas de Thrash favoritas5000 acessosElvis não morreu: seria este o Rei do Rock agora em 2017?5000 acessosÁlbuns Conceituais: Loudwire elege o Top 10 do Metal

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online