Rock and Roll Hall of Fame: Rush e Deep Purple indicados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nathália Plá, Fonte: blabbermouth.net, Tradução
Enviar Correções  

O RUSH e o DEEP PURPLE estão entre os 15 finalistas para posse no Rock And Roll Hall Of Fame na seleção de 2013.

Pela primeira vez o público terá a chance de votar juntamente com artistas, historiadores e integrantes da indústria da música e do corpo de eleitores do Rock Hall. A partir de agora até o dia 5 de dezembro os fãs podem votar pelo RollingStone.com nos indicados que gostariam de ver empossados. Os cinco artistas mais votados irão formar uma "cédula de votação dos fãs" que contará como uma das mais de 600 cédulas que determinam a seleção de 2013. Os resultados serão anunciados em meados de dezembro.

publicidade

O evento do dia 18 de abril de 2013 ocorrerá no Nokia Theater, em Los Angeles, marcando a primeira vez que a cerimônia ocorrerá nessa cidade desde 1993. A HBO gravará o show para transmissão em data posterior.

"A definição do 'rock and roll' tem diferentes significados para diferentes pessoas, mas por mais ampla que as classificações possam ser, todas elas partilham um amor em comum pela música" declarou Joel Peresman, Presidente e CEO da Rock And Roll Hall Of Fame Foundation. "Nesse ano nós orgulhosamente por mais uma vez reunimos uma fantástica lista de grupos e artistas que alcançam todo os gêneros do 'rock and roll'."

publicidade

Em um comunicado oficial, o RUSH declarou: "Estamos honrados por estar entre os indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame desse ano. Estamos especialmente emocionados pelos muitos, muitos fãs dedicados para quem essa indicação é tão importante".

Os artistas são aptos à inclusão no Rock And Roll Hall Of Fame 25 anos após o lançamento de sua primeira gravação.

publicidade

Indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame de 2013:

* ALBERT KING
* CHIC
* DEEP PURPLE
* DONNA SUMMER
* HEART
* JOAN JETT & THE BLACKHEARTS
* KRAFTWERK
* THE MARVELETTES
* THE METERS
* N.W.A.
* PAUL BUTTERFIELD BLUES BAND
* PROCOL HARUM
* PUBLIC ENEMY
* RANDY NEWMAN
* RUSH

Nota importante: Apenas cinco dos artistas irão passar pelo corte final e tomarão posse no Hall.

Em uma entrevista em junho de 2012 para o RollingStone.com, perguntaram ao guitarrista do RUSH, Alex Lifeson, como ele se sentia por ainda não ter sido empossado no Rock And Roll Hall Of Fame. "Honestamente, nós realmente, realmente não ligamos para isso", ele respondeu. "Isso é coisa deles, e eles podem fazer o que quiserem com isso. Eles podem ter quem quiserem. É coisa deles". Ele acrescentou "É um pouco diferente aqui no Canadá. Recebemos prêmios que significam muito mais para nós do que estar no Hall Of Fame. Nós recebemos o Governor General's Performing Arts Award há umas semanas atrás. Isso é realmente a maior honraria que se pode receber nesse país para os artistas, e é reconhecido nacionalmente, e eu me senti muito orgulhoso enquanto canadense por estar nesse seleto grupo de artistas que estão por aí nesses últimos 20 anos".

publicidade

Quando perguntado se ele e seus colegas de banda compareceriam à cerimônia se fossem eventualmente indicados para tomar posse no Rock Hall, Lifeson disse, "Acho que levaríamos em consideração na ocasião e veríamos em que pé estamos. Quero dizer, você não quer ser rude, e nós somos canadenses e sentimos muita dificuldade em ser rude por mais que gostássemos disso. [risos] Então nós provavelmente teríamos de pensar a respeito, se isso viesse a acontecer. Eu sei que deve haver pressão do lado deles. A gente vai levando e ficando mais popular…"

publicidade

Ele continuou, "Veja, há muitas outras bandas que deveriam estar lá antes de nós... Se o Rock And Roll Hall Of Fame não nos quer lá, tudo bem. Eu não ligo. Isso realmente, realmente não importa no fim das contas. Provavelmente é melhor deixar como está. Há mais controvérsia para eles e para nós".

Falando ao VintageRock.com, o vocalista do DEEP PURPLE, Ian Gillan, declarou o seguinte sobre a possibilidade de um dia ser empossado no Rock And Roll Hall Of Fame, "Você tem que ter grande respeito com isso. Não temos nada igual no lugar de onde viemos, na Europa ou em qualquer outro lugar. É uma coisa americana. É completamente diferente. Nos Estados Unidos, você é grande e realmente dá apoio e valoria seus artistas, músico, astros de cinema, o que quer que seja. E você os dá placas em honrarias e esse tipo todo de coisa. E você vibra e... você dá muito apoio. É totalmente o oposto no Reino Unido. Eles querem matar você. [risos] No momento em que você alcança qualquer forma de sucesso, eles simplesmente querem te aniquilar e te ridicularizar. É parte da cultura. Ao mesmo passo, nós nos focamos apenas na música".

publicidade

Ele acrescentou "Eu honestamente não sei lhe dizer se deveríamos ou não estar lá. Pode ser por causa da natureza fragmentada da banda e que isso seja algo com que eles não saibam lidar".

"Para nós, com todo o respeito, não significa tanto assim, apesar de que é como que um prêmio no Reino Unido, se a gente ganhasse. Eu provavelmente não aceitaria. Mas aí mais uma vez, depois de uma semana pensando a respeito, eu aceitaria porque seria em nome da família, dos amigos e todos que apoiam a banda e que cuidou de nós após todos esses anos. É uma espécie de reconhecimento por todos. Mas se a gente merece, eu não sei. Eu sempre fico constrangido ao falar sobre isso".

publicidade

O ex-membro do PURPLE, Glenn Hughes recentemente disse o seguinte sobre o Hall Of Fame: "Nós conhecemos as pessoas que estão no comando e sabemos o modo de pensar deles. Isso virou um tipo de piada de certa forma. O Gene Simmons [KISS] vem falar comigo a respeito disso, e faz aquele discurso retórico e tudo mais, e ele tem toda a razão. Mas eu não vou ficar me esquentando com isso. O DEEP PURPLE, o KISS, o YES e em especial o RUSH deveriam obviamente todos estar lá".

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Two and a Half Men: Participações de astros do rockTwo and a Half Men
Participações de astros do rock

Iron Maiden: o passado vergonhoso registrado em fotosIron Maiden
O passado vergonhoso registrado em fotos


Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin