Obituário: morre Bob Zildjian, o mestre artesão dos pratos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

Robert "Bob" Zildjian [pronuncia-se algo parecido com ‘JI-DI-RAN’ e não ‘zíudijan’, como se adotou erroneamente no Brasil], fundador dos pratos da marca de pratos Sabian e figura proeminente na indústria musical mundial por seis décadas, faleceu ontem, 27 de março, em sua casa em Brunwsick, no Maine [EUA] depois de uma curta batalha com o câncer. Ele tinha 89 anos de idade.

publicidade

Dono de um intelecto assombroso e muita força de vontade, ele aplicou sua energia para expandir a indústria da percussão nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, primeiro na Zildjian Company, fundada por seus ancestrais na Turquia, e posteriormente na Sabian Cymbals. Nascido em 14 de julho de 1923, em Boston, ele gostava sempre de declarar: "Os negócios são a família, e a família são os negócios".

publicidade

Os arquivos da família indicam que por volta de 1600, eles teriam desenvolvido um processo inovador para criar uma liga de bronze que fosse tanto musicalmente expressiva como durável. À medida que seus pratos ganhavam reconhecimento, Avedis- o primeiro artesão do clã – adotou o nome Zildjian porque ‘Zil’ é o termo armênio para prato, ‘dj’ quer fizer ‘fabricante’ e o sufixo ‘ian’ significa ‘filho de’. Oriundos de Istanbul, Turquia, a família Zildjian passa a fórmula secreta da liga de bronze de pai pra filho.

publicidade

Os Zildjian imigraram para os EUA em 1908, para a região de Boston e lá deram início à mega corporação que hoje abrange também a linha Sabian, nascida em 1983 depois da morte do patriarca Avedis Zildjian, e uma disputa entre os irmãos Armand e Bob.

publicidade

Bob deixa sua esposa, Willi, seus filhos Andy e Wilson, sua filha Sally e oito netos.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Kiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008Kiss FM
As 500 mais tocadas pela rádio em 2008

Deep Purple: a contestada entrevista na Globo em 2006Deep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin