Morre Bob Zildjian, o mestre artesão dos pratos de bateria
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 28 de março de 2013
Robert "Bob" Zildjian [pronuncia-se algo parecido com ‘JI-DI-RAN’ e não ‘zíudijan’, como se adotou erroneamente no Brasil], fundador dos pratos da marca de pratos Sabian e figura proeminente na indústria musical mundial por seis décadas, faleceu ontem, 27 de março, em sua casa em Brunwsick, no Maine [EUA] depois de uma curta batalha com o câncer. Ele tinha 89 anos de idade.
Dono de um intelecto assombroso e muita força de vontade, ele aplicou sua energia para expandir a indústria da percussão nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, primeiro na Zildjian Company, fundada por seus ancestrais na Turquia, e posteriormente na Sabian Cymbals. Nascido em 14 de julho de 1923, em Boston, ele gostava sempre de declarar: "Os negócios são a família, e a família são os negócios".
Os arquivos da família indicam que por volta de 1600, eles teriam desenvolvido um processo inovador para criar uma liga de bronze que fosse tanto musicalmente expressiva como durável. À medida que seus pratos ganhavam reconhecimento, Avedis- o primeiro artesão do clã – adotou o nome Zildjian porque ‘Zil’ é o termo armênio para prato, ‘dj’ quer fizer ‘fabricante’ e o sufixo ‘ian’ significa ‘filho de’. Oriundos de Istanbul, Turquia, a família Zildjian passa a fórmula secreta da liga de bronze de pai pra filho.
Os Zildjian imigraram para os EUA em 1908, para a região de Boston e lá deram início à mega corporação que hoje abrange também a linha Sabian, nascida em 1983 depois da morte do patriarca Avedis Zildjian, e uma disputa entre os irmãos Armand e Bob.
Bob deixa sua esposa, Willi, seus filhos Andy e Wilson, sua filha Sally e oito netos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps