Derek Riggs: "Stan Lee acha que tudo gira em torno dele"
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 10 de setembro de 2013
Cyrus Aman do site AUBURN REPORTER conduziu em setembro de 2013 uma entrevista com DEREK RIGGS, o criador e responsável pela concepção visual da mascote do IRON MAIDEN, EDDIE.
Riggs, um artista inglês de 55 anos que agora vive na Califórnia, foi o artista principal da banda nos anos 80, criando a arte de todos os álbuns do Iron Maiden lançados naquela década. O que segue abaixo é apenas um trecho traduzido da conversa:
"Eu não era muito de seguir revistas em quadrinhos particularmente, eu seguia os artistas. STAN LEE [criador e roteirista da Marvel Comics] acha que tudo gira em torno dele, mas não é assim não", disse Riggs. "Tudo gira em torno do artista. Eu sempre fui um grande fã de Jack Kirby. Eu passei por uma curta fase de gostar de Neal Adams, mas me entediei com aquilo porque é um pouco realista demais. Eu acho que os quadrinhos deveriam ter estilo devido à natureza deles, e Jack Kirby fazia exatamente isso."
Falando sobre a arte de ‘Powerslave’: "Eles me disseram, ‘estamos com esse lance egípcio e queremos Eddie como parte de uma pirâmide’, ou algo do tipo, e Steve Harris tinha uma peça do século 18 de um cara arrastando a cabeça de Ramsés", disse Riggs. "E ele achou que quisesse a cabeça de Eddie ali, essa era a ideia dele. Então o direito autoral nem entra nessa fita [risos]. Então eu meio que peguei o lance de Egito e comecei a desenhar. Eu fiz tudo num papel A3. O A3 é um tamanho europeu de papel. Eu usei um bloco. É como papel vegetal, mas é mais barato e mais fino, de modo que você pode desenhar uma figura, e daí você consegue colocar outra página em cima dela, e tracear os pedaços bons e melhorá-la. Então eu tinha um desses, e estava ali desenhando, e desenhei a pirâmide e precisava de um pouco mais de espaço dos lados, então eu tive que colar as folhas com durex e grudei outras em cima e embaixo também. Quando eu acabei, ela tinha uns 2 metros quadrados e estava toda emendada com durex."
"Daí eu a levei pra Rod Smallwood [empresário da banda] e a segurei na frente dele e disse, ‘Olha, eu desenhei isso’, e ele respondeu, ‘Tudo bem, vai lá e pinta. Ficou bom’. Eu tive que desenhá-la maior do que de costume: 58.5cm por 81cm. Ficou uma prancheta. Eu costumava pintar numa prancheta num cavalete e aquele era o maior modelo que eu consegui achar, e eu ainda tive dificuldades em projetar aquela imagem naquele espaço, se você consegue entender o que eu digo: a minha mente coloca em 360 graus e a minha gravura tem 10 graus [risos]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda



Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
O álbum do Iron Maiden afetado negativamente pelo sucesso de Metallica e Slayer
As 25 melhores músicas de heavy metal dos últimos 25 anos, de acordo com o Loudwire


