Michael Jackson: o rei do pop cometeu alguns plágios na carreira?
Por Marcelo Araújo
Postado em 27 de outubro de 2013
Você já parou pra pensar se um dia descobrisse que os hits do seu maior ídolo fossem considerados plágios? O nosso "Rei do Pop" conhece bem essa situação, já que teve várias músicas do seu acervo sofrendo esse tipo de acusação.
O caso mais espantoso é o da música "Thriller". O hit possui 9 compassos e o tema semelhante ao da música "Exorcismo", do cantor espanhol Luixy Toledo.
Outro caso bastante interessante é o da música "Give In To Me", considerado por muitos como um plágio da música "Alone Again" do Dokken.
Vale lembrar que a música "You Are Not Alone", cuja composição é creditada à R. Kelly, também já foi considerada plágio. Depois de uma briga judicial que durou 12 anos em um tribunal de Bruxelas, o juiz deu ganho de causa para os irmãos Danny e Eddy Van Passel, que alegaram ser os verdadeiros compositores da música, originalmente intitulada "If we can start all over". Essa canção fez muito sucesso e ajudou Michael Jackson a vender mais de 1 milhão de cópias do disco "HIStory" em apenas oito semanas.
Michael Jackson - Mais Novidades
A música "Will You Be There" também foi parar nos tribunais. Ela recebeu 7 certificados de ouro, fez parte da trilha sonora do filme "Free Willy" e vendeu mais de 1,05 milhões de cópias. Jackson foi acusado de plagiar a música "I cigni di Balaka" do cantor italiano Albano Carrisi. Dessa vez a história foi diferente. A sentença do juiz o considerou inocente, alegando se tratar apenas de uma simples semelhança, devido a notável influência do tradicional ritmo indiano.
Confira os vídeos nos links abaixo e tire as suas próprias conclusões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps