WinAmp: após 16 anos, player será descontinuado
Por Adriano Ribeiro
Fonte: TechCrunch
Postado em 21 de novembro de 2013
1999. O Windows 98 era o sistema operacional da Microsoft mais recente para estações de trabalho. O navegador mais utilizado era o Netscape, embora começasse a perder fôlego para o Internet Explorer. O mIRC era uma mania e você se comunicava com os amigos pelo ICQ. Era uma época insegura, onde o Netbus e o Back Orifice permitiam invasões a computadores de usuários comuns. O Napster estava nascendo para revolucionar definitivamente o compartilhamento de arquivos. E você curtia as músicas baixadas no WinAmp, programa para gerenciamento de músicas que tornou-se muito popular no final dos anos 90 e em boa parte do começo deste século. Pouco a pouco, tudo perdeu lugar - e o único que ainda resistia está em estágio terminal.
Nesta quarta feira, 20 de novembro, foi anunciado que o desenvolvimento do WinAmp será descontinuado em exatamente um mês. Em 20 de dezembro, o site oficial do programa sairá do ar para sempre, bem como os serviços web do WinAmp deixarão de funcionar, tais como o navegador, em que se pode acessar informações sobre a música que está sendo ouvida. Você tem até essa data para fazer o download no site oficial. A partir de então, somente através de fontes não oficiais - como, por exemplo, no http://www.oldapps.com. Claro que há excelentes substitutos, como o Foobar, mas fica aquela sensação de perda e saudosismo.
A primeira versão do WinAmp foi lançada em 21 de abril de 1997 pela Nullsoft. O sucesso foi tanto que o então mega provedor America OnLine (ou, simplesmente AOL) desembolsou 80 milhões de dólares por sua aquisição em 1999. Rob Lord, um dos responsáveis pelo crescimento do software no início, acredita que o declínio pode ter se dado pelo péssimo gerenciamento após a fusão. "Não há motivos que justificam que o WinAmp não esteja concorrendo de igual para igual com o iTunes, exceto pelas péssimas formas de gerenciamento da AOL após a aquisição", afirmou ele em entrevista à Ars Technica.
Nos últimos anos, foram feitas algumas tentativas de fazer o Winamp renascer. Um app para Android foi lançado em 2010, e o Winamp Sync for Mac, com player, saiu em 2011, mas nada vingou.
Se quiser baixar o programa enquanto ainda é possível faze-lo no site oficial, faça uma visita a www.winamp.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
A inusitada origem do nome artístico de Cazuza, segundo sua mãe Lucinha

Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora
Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"
Bandas em família que terminaram mal



