África: documentário de cinema sobre a cena metal de Botsuana
Por Willba Dissidente
Fonte: March of The Gods
Postado em 21 de novembro de 2013
Possivelmente Frank Marshall (apelidado de Iron Warlock) não poderia imaginar o impacto que sua exposição fotográfica "Renegades" teria no mundo todo. As impressionantes imagens dos headbangers no país de Botsuana, com suas roupas que parecem o amalgama da capa de "Ace Of Spades" do MOTÖRHEAD com os vilões do filme "Mad Max 2 - A Caçada Continua...", continuam chamando atenção no mundo todo. Após as fotografias ganharem notoriedade com a divulgação da BBC, percebeu-se a poderosa cena undeground do metal africano. Primeiro, o canal holandês Metropolis TV filmou um curta-metragem sobre o tema, seguido por uma listagem das melhores bandas de metal "tradicional" no continente. Agora, três jovens cineastas que vivem na Inglaterra estão em fase de finalização de um documentário de cinema sobre o Metal em Botsuana.
Intitulado "March Of The Gods - Botswana Metalheads Documentary", o filme é independente e feito com as economias de Raffaele Mosca, Alessio Calabresi e Natalia Kouneli. "Esse projeto é importante, pois acreditamos que poderá ajudar a erradicar alguns equívocos existentes sobre a África moderna", afirma o trio criativo. O filme é centrado na luta da banda WRUST, uma das predominantes da cena, pelo êxito. Durante as filmagens o WRUST (que já tocou com o SEPULTURA e CARCASS na África do Sul) foi convidado para o festival SoloMacello em Milão / Itália, 26 de Junho, sendo a primeira banda do país a se apresentar num festival major na Europa. Poucos meses depois, o SKINFLINT, que fez a trilha sonora do trailer acima, se apresentou no Sweeden Rock Fest.
Além das bandas citadas, SKINFLINT e WRUST, o documentário conta com entrevistas e performances de OVERTHRUST, REMUDA, KAMP13, AMOK (não confundir com a banda escocesa de Thrash Metal), METAL ORIZON e STANE. "O documentário mira trazer à luz uma nascente subcultura musical que combina New Wave Of British Heavy Metal, tradição africana e o visual motociclista e cowboy num inesperado ponto de vista sobre a África", concluem os responsáveis pelo filme.
Mergulhar na irmandade metal de Botsuana foi intenso para os realizadores de "March of the Gods". Durante as entrevistas de fãs, músicos, bandas e demais pessoas relacionadas, surgiram insights antropológicos. "Filmamos e experimentamos a loucura dos shows regionais de metal e passamos tempo suficiente com os locais para entender a especificidade de Botsuana por meio de sua cultura contemporânea, mas também, seus problemas e contradições", revelam os cineastas.
Procuramos abaixo, via youtube, material das bandas que fazem parte de "March Of The Gods - Botswana Metalheads Documentary", privilegiando os vídeos mais recentes, porém não encontramos todos os grupos. Confira abaixo:
SKINFLINT - "Dipoko".
WRUST - "Hate 'em All".
METAL ORIZON - "I Have Found" (ao vivo)
REMUDA - "Last Night Kiss"
KAMP13 - "Tide"
De acordo com nota deixada no dia 20 de novembro no perfil do filme no facebook, a edição do documentário está completa, faltando a pós-produção de áudio e correção de cores. "Esperamos ter o filme pronto em fevereiro (2014). Continuem ligados e continuem metal". Agora é esperar por essa viagem aos mais novos domínios do Heavy Metal.
Sites relacionados (em inglês):
http://www.marchofthegods.com/
https://www.facebook.com/BotswanaMetalheads
http://www.indiegogo.com/projects/march-of-the-gods-botswana-metalheads-documentary
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps