Shock: banda de metal pioneira luta para lançar 2º disco

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente, Fonte: Rock Dissidente
Enviar correções  |  Ver Acessos

O site Rock Dissidente traçou uma mini-biografia da banda SHOCK. Formada em João Pessoa, Paraíba, por quatro irmãos fãs de BLACK SABBATH no ano de 1979. O SHOCK foi o segundo grupo brasileiro a se dedicar ao Heavy Metal (dois anos após o STRESS). Desde o começo dos anos oitenta com a mesma formação e soltando registros demos e bootleg, o grupo atualmente está lutando para lançar oficialmente seu segundo trabalho completo, que já está pronto.

Scorpions: a história por trás da música "Wind of Change"Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward

SHOCK ao vivo em dezembro de 2012 no Metal Maniacs Brigade
SHOCK ao vivo em dezembro de 2012 no Metal Maniacs Brigade

Foi em 1992 que Carlos Roque (bateria), Paulo Roque (baixo), Edgard Roque (guitarra) e Américo Caldeira (vocal) finalmente lançaram, pelo selo Whiplash Records de Natal/RN, o disco "Heavy Metal We Salute You". Conhecido posteriormente como o "clássico do SHOCK", o LP, que trazia nove músicas antigas (originalmente em português) vertidas para o idioma de Shakespeare em qualidade de gravação nunca antes alcançada pela banda, teve tremenda repercussão. Não obstante estarmos já na década de 1990, o disco continha o suprassumo do Heavy Metal inspirado em nomes como JUDAS PRIEST, ACCEPT e MOTÖRHEAD, agradando em cheio os headbangers ávidos pelo som do rock pesado e pauleira como ele é classicamente entendido.

Poucos após o lançamento do disco, o empresário e produtor Luziano faleceu em um acidente. Tal fato, decepcionou a banda que, não encerrou as atividades, mas deixou o SHOCK no limbo por muitos anos. O grupo ainda atuou naquela década, porém foi da metade dos anos 2000 que se tornou mais ativo. Um novo disco bootleg foi registrado e shows foram feitos (alguns deles internacionais), mostrando que o SHOCK continuava afinado. Em 2012, o selo Kill Again Records relançou "Heavy Metal We Salute You" em CD, numa edição caprichada que incluía alguns registros do passado, muitas fotos e recortes de mídia. Paralelamente a isso, já há alguns anos que a banda compunha e gravava, preparando o segundo full-length,... que finalmente ficou pronto e chama-se "Shadows".

"Shadows" apresenta onze composições inéditas mais uma introdução que irão grudar como tatuagem nos headbangers que são fãs da sonoridade dos anos oitenta. É aquele mesmo som calcado em finais dos anos setenta e começo dos oitenta, pesado como um bloco de metal a se chocar com o chão. As composições são variadas, entre as rápidas, cadenciadas e até uma bela balada, a faixa-título. A produção é a melhor que a banda já alcançou, com todos instrumentos nítidos e perfeitamente mixados e equalizados para a pauleira. Américo continua cantando com a influência em Rob HALFORD que lhe é peculiar, e com inglês digno de quem nasceu nas terra da Rainha. A mesma maestria é apresentada por Carlos no comando das baquetas, abusando de malícia e andamentos variados. Edgard continua seu trabalho de guitarras a la Randy Roads, porém está mais contido e certeiro que outrora. Paulo é o destaque do CD, com linhas de baixo inspiradíssimas, que chegam a atenção do ouvinte. Tal maestria o músico já demonstrava nos registros anteriores, porém o som perfeitamente apurado de "Shadows" torna tal fato tão latente como o calor do meio-dia embaixo do sol em um dia alto verão.

Ouça abaixo a música nova "Nightmares".

A parte gráfica do disco também é muito bem trabalhada, com encarte em seis páginas no formato folder, que se convertem em 12, com poster, todas as letras, foto na bandeja e demais informações. A capa é belíssima, por juntar a imagem fotografada da caveira com a vela derretida a um fundo de computador da tempestade.

Lançado especialmente para o evento "MMB - Metal Maniacs Brigade", realizado dia 14 de dezembro de 2013, com participação de bandas covers de IRON MAIDEN e KISS, além da autoral FIRETOMB numa fazenda a seis quilômetros de Recife, o disco "Shadows" foi editado, pelo momento, de maneira bootleg. Foram feitas tão somente 250 unidades do disco (em cdr prateado com impressão na mídia), financiadas pela própria banda, para ser vendido no festival de Pernambuco e as unidades sobressalentes foram distribuídas para pessoas da mídia especializada.

Ouça abaixo a música nova "Shadows".

Assim como fez no passado para lançar seu clássico "Heavy Metal We Salute You", o SHOCK está a procurar de um selo que valorize o trabalho da banda para soltar oficialmente seu novo álbum. O trabalho gráfico, de encarte e gravação será o mesmo, tão somente o disco passará de cdr para cd oficial. Alguns selos já demonstraram interesse, porém nenhum deles fechou o negócio até o momento.

O fato é que estamos diante de um registro fortíssimo de, não só uma das maiores pioneiras do Metal brasileiro, como das mais criativas e persistentes bandas. Esperamos que "Shadows", que contém a mesma química e a mesma mágica dos dias mais gloriosos do Heavy Metal, consiga alcançar o grande público, sendo oficialmente lançado com a grandiosidade que ele merece. Qualidade para isso "Shadows" tem de sobra, só falta ganhar o mundo.

Abaixo, SHOCK apresentando o som "The Train of Life" no IRON MAIDEN Day de 2011.

SHOCK:
Paulo Roque - Baixo
Carlos Roque - Bateria
Edgard Roque - Guitarra
Américo Caldeira - Vocals

Discografia:
Shock Ao Vivo (demo 1993)
Shock (demo, 1987)
Ritual (demo, 1989)
Aquarius (participação em coletânea, 1989)
Heavy Metal We Salute You (Full-length, 1992)
Shock Live (Bootleg, 2004)
Schizophrenic Lunatic - Kil Again Samples (participação em coletânea, 2011).
Heavy Metal We Salute + Bonus (CD, 2012)
Shadows (Bootleg, 2013).




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Shock"


Scorpions: a história por trás da música Wind of ChangeScorpions
A história por trás da música "Wind of Change"

Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill WardTony Iommi
John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward

Os Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985Os Trapalhões
Uma homenagem ao Heavy Metal em 1985

Sinceridade: e se as capas de discos dissessem a verdade?Sinceridade
E se as capas de discos dissessem a verdade?

Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissãoBon Jovi
Chocando companheiros de banda com confissão

Rock, Metal e Games: 5 bandas e músicos que você deveria conhecerRock, Metal e Games
5 bandas e músicos que você deveria conhecer

Mp3: o que perdemos durante o processo de compressão?Mp3
O que perdemos durante o processo de compressão?


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336