Beatles: John Lennon homenageado com cratera em Mercúrio
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Space.com
Postado em 08 de janeiro de 2014
O lendário ex-BEATLE JOHN LENNON, o autor de "Bonequinha de Luxo", Truman Capote e o escultor Alexander Calder estão entre os 10 artistas e escritores imortalizados em Mercúrio com crateras de impacto tendo seus nomes.
A União Astronômica Internacional (IAU), a autoridade global para toda nomenclatura planetária e de satélites, aprovou as novas denominações em 2014. Os nomes foram propostos pela equipe científica da sonda Messenger da NASA, que enviou centenas de fotos de Mercúrio a partir da sua órbita em torno do planeta minúsculo.
De acordo com as regras de nomenclatura da IAU, as crateras em Mercúrio só podem ter o nome de tipos criativos, ou mais especificamente, "artistas, músicos, pintores e autores falecidos que tenham contribuído de forma notável ou fundamentais para seu campo e foram reconhecidas como figuras de importância histórica para a arte por mais de 50 anos.
A IAU tem arbitrado nomes cósmicos desde 1919 e tem diretrizes rígidas para os diferentes corpos celestes e características planetários. Satélites de Plutão, por exemplo, deve ser nomeado após divindades mitológicas associadas com o submundo (assim, Estige e Cérbero). Luas de Júpiter, por sua vez, são nomeadas com os nomes de suas amantes e seus descendentes (como Europa e Io).
A Messenger - cujo nome na sigla em inglês significa MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging - foi lançada em 2004 e chegou à órbita em torno de Mercúrio em março de 2011. A sonda completou sua primeira aproximação do menor planeta do nosso sistema solar em janeiro de 2008, e desde então, mais de 100 crateras de Mercúrio receberam um nome.
Aqui está a lista de todas as 10 crateras nomeados em 2014, cortesia da equipe Messenger:
Barney, para Natalie Clifford Barney (1876-1972), um escritor americano expatriado e que organizou um salão de beleza famoso em Paris.
Berlioz, por Hector Berlioz (1803-1869), um compositor romântico francês conhecido por "Sinfonia Fantástica".
Calder, por Alexander Calder (1898-1976), o artista americano mais famoso por suas esculturas "móveis".
Capote, de Truman Capote (1924-1984), o autor norte-americano de "Bonequinha de Luxo" e "A Sangue Frio".
Caruso, por Enrico Caruso (1873-1921), um tenor italiano e astro da ópera.
Ensor, por James Ensor Sidney (1860-1949), um pintor belga e gravurista.
Giambologna, por Jean Boulogne Giambologna (1529-1608), um escultor holandês, talvez mais conhecido por "The Rape of the Sabine Women".
LENNON, por JOHN LENNON (1940-1980), o músico inglês dos BEATLES.
Remarque, por Erich Maria Remarque (1898-1970), um escritor alemão que escreveu "Nada de Novo no Front".
Vieira da Silva, por Maria Elena Vieira da Silva (1908-1992), um pintor abstrato francês nascido-Português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Sepultura sofre mudança de local
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley

"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
O álbum de ex-beatle que John Lennon não gostou e reagiu com forte deboche
O clássico dos Beatles em que John Lennon não conseguiu tocar guitarra como deveria
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A música dos Beatles que John Lennon achava ser uma provocação de Paul a Yoko Ono
A gravação dos Beatles que John Lennon odiava e considerava um "aborto"
Drogas: As melhores músicas sobre o tema
A única pessoa que poderia ter substituído John Lennon nos Beatles, segundo Noel Gallagher


