Beatles: John Lennon homenageado com cratera em Mercúrio
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Space.com
Postado em 08 de janeiro de 2014
O lendário ex-BEATLE JOHN LENNON, o autor de "Bonequinha de Luxo", Truman Capote e o escultor Alexander Calder estão entre os 10 artistas e escritores imortalizados em Mercúrio com crateras de impacto tendo seus nomes.
A União Astronômica Internacional (IAU), a autoridade global para toda nomenclatura planetária e de satélites, aprovou as novas denominações em 2014. Os nomes foram propostos pela equipe científica da sonda Messenger da NASA, que enviou centenas de fotos de Mercúrio a partir da sua órbita em torno do planeta minúsculo.
De acordo com as regras de nomenclatura da IAU, as crateras em Mercúrio só podem ter o nome de tipos criativos, ou mais especificamente, "artistas, músicos, pintores e autores falecidos que tenham contribuído de forma notável ou fundamentais para seu campo e foram reconhecidas como figuras de importância histórica para a arte por mais de 50 anos.
A IAU tem arbitrado nomes cósmicos desde 1919 e tem diretrizes rígidas para os diferentes corpos celestes e características planetários. Satélites de Plutão, por exemplo, deve ser nomeado após divindades mitológicas associadas com o submundo (assim, Estige e Cérbero). Luas de Júpiter, por sua vez, são nomeadas com os nomes de suas amantes e seus descendentes (como Europa e Io).
A Messenger - cujo nome na sigla em inglês significa MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging - foi lançada em 2004 e chegou à órbita em torno de Mercúrio em março de 2011. A sonda completou sua primeira aproximação do menor planeta do nosso sistema solar em janeiro de 2008, e desde então, mais de 100 crateras de Mercúrio receberam um nome.
Aqui está a lista de todas as 10 crateras nomeados em 2014, cortesia da equipe Messenger:
Barney, para Natalie Clifford Barney (1876-1972), um escritor americano expatriado e que organizou um salão de beleza famoso em Paris.
Berlioz, por Hector Berlioz (1803-1869), um compositor romântico francês conhecido por "Sinfonia Fantástica".
Calder, por Alexander Calder (1898-1976), o artista americano mais famoso por suas esculturas "móveis".
Capote, de Truman Capote (1924-1984), o autor norte-americano de "Bonequinha de Luxo" e "A Sangue Frio".
Caruso, por Enrico Caruso (1873-1921), um tenor italiano e astro da ópera.
Ensor, por James Ensor Sidney (1860-1949), um pintor belga e gravurista.
Giambologna, por Jean Boulogne Giambologna (1529-1608), um escultor holandês, talvez mais conhecido por "The Rape of the Sabine Women".
LENNON, por JOHN LENNON (1940-1980), o músico inglês dos BEATLES.
Remarque, por Erich Maria Remarque (1898-1970), um escritor alemão que escreveu "Nada de Novo no Front".
Vieira da Silva, por Maria Elena Vieira da Silva (1908-1992), um pintor abstrato francês nascido-Português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps