Led Zeppelin: Artista de Minas faz releitura de capas do Box Remasters I
Por Geraldo Veneroso
Fonte: Texto de Eduardo Ribeiro
Postado em 01 de outubro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com a chegada dos CD’s e de outras mídias digitais, o conceito de arte das capas e encartes dos discos tiveram que sofrer transformações. Transformações nas quais se perdeu muito em termos visuais. Como era prazeroso ter em mãos um LP, apreciar a sua capa, contra capa e encarte, observar todos os detalhes e ainda imaginar tudo isso estampado em uma camiseta com a sua banda preferida! Quando o álbum era duplo então era a glória! Pensando nisso o artista gráfico de Belo Horizonte, Geraldo Veneroso, que sempre foi um apaixonado pela música e pela artes, decidiu repaginar de forma muito criativa e conceitual as capas de alguns de seus discos preferidos, resultando num elegante universo musical. Os discos da banda Led Zeppelin compõem parte da obra do artista.
Neste projeto o artista fez uma releitura para as capas dos discos que compõem o box com os cinco primeiros registros fonográficos do Led Zeppelin, da coleção intitulada Remasters I (todos em vinil), lançada pela gravadora EMI nos anos 90 (edição nacional). Neste caso, cada capa está representada por um elemento (terra, água, fogo e ar), sendo que a capa para o 5º LP constante da coleção foi denominada de 5º elemento. Todo o conceito partiu da figura central de um dos símbolos do grupo britânico, o personagem mitológico Ícaro. Agregado a diversos outros elementos, existe ainda em cada capa, um trecho de letra de música do Led Zeppelin, remetendo ao elemento que cada capa representa. Da mesma forma foi realizada uma repaginada no livreto original que compunha o box, com uma breve biografia, sendo que o texto neste caso, foi extraído do site da revista Rolling Stone Magazine e posteriormente traduzido. Por fim, a imagem do box que acondiciona os cinco LPs da coleção.
Recentemente parte deste trabalho foi publicado em uma das mais importantes revistas voltada às artes e ao design: a Gráfica Arte Internacional #91/92 de Oswaldo Miran e impressa pela Posigraf. É um trabalho que vale a pena ser conferido por quem é amante da música e da arte das capas dos antigos LP’s.
Texto de Eduardo Ribeiro, músico e baixista da banda Radium Club Rock de BH
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps