Led Zeppelin: Artista de Minas faz releitura de capas do Box Remasters I
Por Geraldo Veneroso
Fonte: Texto de Eduardo Ribeiro
Postado em 01 de outubro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com a chegada dos CD’s e de outras mídias digitais, o conceito de arte das capas e encartes dos discos tiveram que sofrer transformações. Transformações nas quais se perdeu muito em termos visuais. Como era prazeroso ter em mãos um LP, apreciar a sua capa, contra capa e encarte, observar todos os detalhes e ainda imaginar tudo isso estampado em uma camiseta com a sua banda preferida! Quando o álbum era duplo então era a glória! Pensando nisso o artista gráfico de Belo Horizonte, Geraldo Veneroso, que sempre foi um apaixonado pela música e pela artes, decidiu repaginar de forma muito criativa e conceitual as capas de alguns de seus discos preferidos, resultando num elegante universo musical. Os discos da banda Led Zeppelin compõem parte da obra do artista.
Neste projeto o artista fez uma releitura para as capas dos discos que compõem o box com os cinco primeiros registros fonográficos do Led Zeppelin, da coleção intitulada Remasters I (todos em vinil), lançada pela gravadora EMI nos anos 90 (edição nacional). Neste caso, cada capa está representada por um elemento (terra, água, fogo e ar), sendo que a capa para o 5º LP constante da coleção foi denominada de 5º elemento. Todo o conceito partiu da figura central de um dos símbolos do grupo britânico, o personagem mitológico Ícaro. Agregado a diversos outros elementos, existe ainda em cada capa, um trecho de letra de música do Led Zeppelin, remetendo ao elemento que cada capa representa. Da mesma forma foi realizada uma repaginada no livreto original que compunha o box, com uma breve biografia, sendo que o texto neste caso, foi extraído do site da revista Rolling Stone Magazine e posteriormente traduzido. Por fim, a imagem do box que acondiciona os cinco LPs da coleção.
Recentemente parte deste trabalho foi publicado em uma das mais importantes revistas voltada às artes e ao design: a Gráfica Arte Internacional #91/92 de Oswaldo Miran e impressa pela Posigraf. É um trabalho que vale a pena ser conferido por quem é amante da música e da arte das capas dos antigos LP’s.
Texto de Eduardo Ribeiro, músico e baixista da banda Radium Club Rock de BH
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jorn Lande lança "Vi er Norge", música em apoio à seleção norueguesa na Copa do Mundo
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Como uma treta com fãs bêbados deu origem a um dos maiores álbuns da história do Rock
As 10 letras mais vergonhosas da história do rock e metal, segundo a Ultimate Guitar
A honesta visão de Humberto Gessinger sobre saída de Augustinho Licks em 1993


O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
O integrante do Led Zeppelin que se sentiu inseguro na primeira turnê feita pela banda
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achou que todos entenderiam, mas que nada!
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
A banda que Paul Stanley viu ao vivo e mudou sua vida: "obra de Deus"



