Led Zeppelin: Artista de Minas faz releitura de capas do Box Remasters I
Por Geraldo Veneroso
Fonte: Texto de Eduardo Ribeiro
Postado em 01 de outubro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com a chegada dos CD’s e de outras mídias digitais, o conceito de arte das capas e encartes dos discos tiveram que sofrer transformações. Transformações nas quais se perdeu muito em termos visuais. Como era prazeroso ter em mãos um LP, apreciar a sua capa, contra capa e encarte, observar todos os detalhes e ainda imaginar tudo isso estampado em uma camiseta com a sua banda preferida! Quando o álbum era duplo então era a glória! Pensando nisso o artista gráfico de Belo Horizonte, Geraldo Veneroso, que sempre foi um apaixonado pela música e pela artes, decidiu repaginar de forma muito criativa e conceitual as capas de alguns de seus discos preferidos, resultando num elegante universo musical. Os discos da banda Led Zeppelin compõem parte da obra do artista.
Neste projeto o artista fez uma releitura para as capas dos discos que compõem o box com os cinco primeiros registros fonográficos do Led Zeppelin, da coleção intitulada Remasters I (todos em vinil), lançada pela gravadora EMI nos anos 90 (edição nacional). Neste caso, cada capa está representada por um elemento (terra, água, fogo e ar), sendo que a capa para o 5º LP constante da coleção foi denominada de 5º elemento. Todo o conceito partiu da figura central de um dos símbolos do grupo britânico, o personagem mitológico Ícaro. Agregado a diversos outros elementos, existe ainda em cada capa, um trecho de letra de música do Led Zeppelin, remetendo ao elemento que cada capa representa. Da mesma forma foi realizada uma repaginada no livreto original que compunha o box, com uma breve biografia, sendo que o texto neste caso, foi extraído do site da revista Rolling Stone Magazine e posteriormente traduzido. Por fim, a imagem do box que acondiciona os cinco LPs da coleção.
Recentemente parte deste trabalho foi publicado em uma das mais importantes revistas voltada às artes e ao design: a Gráfica Arte Internacional #91/92 de Oswaldo Miran e impressa pela Posigraf. É um trabalho que vale a pena ser conferido por quem é amante da música e da arte das capas dos antigos LP’s.
Texto de Eduardo Ribeiro, músico e baixista da banda Radium Club Rock de BH
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O megahit do Sepultura que conta com membro do Skank na gravação e poucos sabem
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.

O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A banda que para Roger Daltrey estava à frente do Cream e Jimi Hendrix Experience
O álbum que fez Dave Mustaine perder interesse no Led Zeppelin: "Não estão tocando bem"



