Matérias Mais Lidas

Raimundos: Canisso reforça que Digão surtou pois chama até João Gordo de pela sacoRaimundos
Canisso reforça que Digão surtou pois "chama até João Gordo de pela saco"

Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Iron Maiden: por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metalIron Maiden
Por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metal

Alter Bridge: a postura de Eddie Van Halen ao ir a show da banda, segundo MylesAlter Bridge
A postura de Eddie Van Halen ao ir a show da banda, segundo Myles

Nightwish: Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sairNightwish
Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sair

Kiss: as cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnêsKiss
As cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnês

Black Sabbath: Bill Ward deveria ter feito show final com eles? Tommy Clufetos respondeBlack Sabbath
Bill Ward deveria ter feito show final com eles? Tommy Clufetos responde

Motörhead: Mikkey Dee pensa em Lemmy de uma forma totalmente positivaMotörhead
Mikkey Dee pensa em Lemmy de "uma forma totalmente positiva"

Anthrax: Scott Ian diz que ficou louco de ciúmes quando ouviu Metallica a primeira vezAnthrax
Scott Ian diz que ficou "louco de ciúmes" quando ouviu Metallica a primeira vez

Black Sabbath: as músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela KerrangBlack Sabbath
As músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela Kerrang

Bruce Dickinson: novo filme sobre o show de 1994 durante a guerra em SarajevoBruce Dickinson
Novo filme sobre o show de 1994 durante a guerra em Sarajevo

Eduardo Costa: ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo políticoEduardo Costa
Ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo político

Cannibal Corpse: Corpsegrinder diz que ninguém bate cabeça melhor que ele no mundoCannibal Corpse
Corpsegrinder diz que ninguém "bate cabeça" melhor que ele no mundo

Alice In Chains: para Nancy Wilson era óbvio que Layne perderia a luta contra as drogasAlice In Chains
Para Nancy Wilson era óbvio que Layne perderia a luta contra as drogas

Capital Inicial: comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na webCapital Inicial
Comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na web


Arte Musical
Stamp
Korzus

Vocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal

Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Em 23/02/15

Alguns dizem que o rock já está morto, que o metal nacional não chegará a lugar nenhum por falta de inovação e mais uma caralhada de pessimismo com a cena. Para aqueles que insistem em pensar assim, tenho uma péssima notícia, estão redondamente enganados. Apesar com todas a dificuldades que enfrentamos, ainda não é o fim. Com um pouco de vontade e fidelidade pela música podemos voar mais alto. O metal nacional tem o seu valor, como em qualquer parte do mundo. Uma boa parcela dos fãs se sentem insatisfeitos por não aparecer um salvador para mudar a história e se esquecem daqueles que um dia foram os grandes ídolos do passado e que são criticados hoje. Dentro do heavy metal existem vários prodígios que se tornaram grandes instrumentistas depois de muitas aulas e técnicas aperfeiçoadas e tudo mais, mas quem acaba sendo cobrado na maioria dos casos é o vocalista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com um certo tempo o vocalista de uma banda acaba se limitando por causa de suas condições físicas, e ainda tem gente que não aceita isso. Depois de 20 ou 30 anos de carreira a habilidade vocal de um cantor é afetada devido ao longo esforço que ele precisa fazer em suas cordas vocais, depois de longos anos. Aqui pelo nosso lado temos incríveis cantores que conseguem segurar as pontas, aceitando uma enxurrada de críticas tanto negativas quanto construtivas. Na lista a seguir eu fiz questão de separar alguns vocalistas que poderão ser as novas influências de uma nova geração em um futuro próximo.

Iuri Sanson (HIBRIA)

Começando por alguém que já está na estrada já faz algum tempinho. Seu reconhecimento já começou a surtir um grande efeito em sua carreira devido a ótimas avaliações nos quatro trabalhos do Hibria. Iuri Sanson já bate de frente com qualquer vocalista de renome. O vocalista possui um timbre e voz inigualável, o cara canta com a alma, percebesse isso em qualquer performance vista ao vivo. Iuri Sanson é considerado hoje em dia um dos principais vocalistas do metal, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Iuri tem uma facilidade enorme de lidar com a voz, notas altas são sua marca registrada. Mas não se engane com alguns gritinhos que você está acostumado a ouvir por aí, Iuri tem um fôlego incrível quanto a sua tessitura. Notas desafinadas são praticamente imperceptíveis. Um exemplo podemos ver no video abaixo, durante um workshow do vocalista no Good Music Store, na celebração de 20 anos do local.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alírio Netto (AGE OF ARTEMIS)

Alírio tem uma carreira consolidada dentro da música, o cantor começou desde cedo. Aos 15 anos já estava cantando. Mas aos 18 anos ele seguiu sua linha musical, estudando canto lírico, o que fez ter a voz afinada que tem hoje. Como resultado de seu brilhante trabalho, o músico foi cotado até para entrar no ANGRA, mas isso não foi o grande diferencial em sua trajetória. Foi em bandas como KHALLICE e Age Of Artemis, que Alírio ganhou seu espaço. O vocalista tem uma grande versatilidade em seu canto, ele pode ir do lírico (com melodias suaves) até o agressivo (com uma voz mais potente e direta). Estas características fazem Alírio poder cantar de tudo. Nos palcos Alírio Netto também faz papel de ator, recentemente ele está envolvido com a versão brasileira do musical Jesus Cristo Superstar, na qual ele interpreta Judas. Resposta de seu reconhecimento como artistas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jurandir Júnior (SYMMETRYA)

Podemos dizer que hoje temos uma gama de vocalistas competentes em nosso território. Novamente no sul do país, podemos contar também com a pessoa de Jurandir Júnior, vocalista do Symmetrya. Buscando aquilo que sempre quis fazer, o músico também começou sua carreira ainda na adolescência, aos 16 anos, cantando em bandas de pop e rock. Ao longo de sua caminhada ele passou por diversas bandas locais. Jurandir pode se destacar por sua grande evolução nos dias atuais. Com apenas dois álbuns lançados com o Symmetrya, nota-se o alto nível deste vocalista. Jurandir não se apegou a gênero nenhum, ele apenas canta de acordo com suas influências, que vão desde o heavy melódico ao tradicional. Em todas as resenhas e reviews que tivemos do disco mais recente do Symmetrya, "Last Dawn", o vocalista é citado com elogios devido ao seu modo singular de cantar. Sua influências são notáveis nas músicas, e sua particularidade em cantar é o que o destaca dos outros vocalistas. Jurandir é uma promessa garantida para o nosso metal.


Junior Rodrigues (DESERT DANCE)

Outra jóia rara, assim como sua banda, o Desert Dance. Junior Rodrigues tem tudo pra ir longe, ainda com pouca idade, só 22 anos, o futuro pode lhe reservar ótimas oportunidade, restando apenas o incentivo que toda banda nova necessita. Junior tem ótimas influências, muito hard rock e muito heavy metal. O vocalista mostra ao vivo o que fez com o EP "Open Secrets", do Desert Dance. Além de apresentar um repertório de covers, a banda também executa suas músicas autorais com muita maestria e Junior leva toda esta atmosfera das músicas através de sua voz. Exemplo disso está na música autoral "Louder Faster and Sleeze" que já é um hit avassalador desses caras, ao vivo ela fica ainda melhor. Ouvindo o EP a faixa "Dance" também nos faz imaginar a capacidade que Junior pode entregar em uma boa performance nos palcos. Com este vocalista alimentando nosso hard/heavy na linha de frente, estamos muito bem representados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bruno Sutter

Com a ótima fase que vem vivendo esta revelação do nosso metal nacional, graças ao filho do Deus Metal, Detonator, Bruno Sutter irá usar suas habilidades vocais em um álbum de inéditas, prometido ainda para este ano. Sutter veio se desenvolvendo no meio artístico de forma esplendorosa, apensar de tudo ter começado como uma simples piada, a idéia foi tomando proporções mais sérias. Aliado ao seu personagem Detonator, o vocalista conseguiu um ótimo atalho para mostrar que é um vocalista de verdade e que pode cantar com sua voz natural. Convidado por bandas como o Angra (chegar a subir no palco para fazer dueto com o Fabio Lione) já vale o reconhecimento que veio com os ótimos resultados de seu trabalho. Bruno Sutter foi eleito o melhor vocalista de 2014, tudo devido ao seu talento como performer, sua empatia com o público e sua vontade de mostrar que pode ser um vocalista de verdade. Isso contou muitos pontos e lhe rendeu bons furtos, com certeza ele irá aproveitar essas qualidades daqui pra frente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deixo abaixo uma continuação listando nomes que também merecem todas as qualificações citadas neste texto. Como uma forma de mostrar todo o meu respeito com aqueles que usam sua própria voz como um instrumento de valor no heavy metal.

*Pedro Campos (HANGAR)
*Mario Linhares (DARK AVENGER)
*Dani Nolden (SHADOWNSIDE)
*Isabela Eva (BELLA UTOPIA)
*André "Anheiser" Ferrari (MR. EGO)
*Gui Antonioli (TIERRAMYSTICA)
*Fagner Limam

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
MOPD
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Hibria: Thiago Baumgarten fala em entrevista exclusiva à Revista Freak


Vocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso MetalVocalistas
Alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal

Metal Nacional: Confira bandas que se destacaram em 2015Metal Nacional
Confira bandas que se destacaram em 2015

Power Metal: 20 bandas para quem é fã do estiloPower Metal
20 bandas para quem é fã do estilo


Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.